GULFSTREAM ENTREGA PRIMEIRO G800 I A Gulfstream Aerospace Corp. anunciou a primeira entrega ao cliente do novo G800, a aeronave executiva de maior alcance do mundo, segundo a própria fabricante sediada em Savannah, no estado da Geórgia (EUA).
Projetado para acomodar até 19 passageiros, o Gulfstream G800 pode viajar 8.200 milhas náuticas (15.186 km) em sua velocidade de cruzeiro de longo alcance, que é de Mach 0,85 (1.051 km/h). Ou seja, a aeronave pode ir de São Paulo a Sidney, na Austrália (13.400 km), por exemplo, sem precisar de escala para reabastecimento.

Já em velocidade de cruzeiro, mantida a Mach 0,90 (1.112 km/h), o G800 pode voar até 7.000 milhas náuticas (12.964 km) sem abastecer, permitindo o voo direto entre Rio de Janeiro e Dubai, nos Emirados Árabes (11.894 km).
A aeronave de alcance ultralongo também pode percorrer a distância de 8.000 mn (14.816 km) sem escalas, voando a Mach 0,87 (1.075 km/h) – mais do que suficiente para viajar de Brasília a Nova Delhi, na Índia, distantes 13.788 km.
Além disso, a velocidade máxima de operação do G800 aumentou de Mach 0,925 (1.143,5 km/h), no início do desenvolvimento, para 0,935 (1.155,8 km/h).
Ao mesmo tempo, o G800 foi certificado para operar em pista de decolagem com o comprimento mínimo de 5.812 pés (1.771 m) e distância de pouso de 3.105 pés (946 m), pelo menos, em operações diurnas padrão ISA, ao nível do mar.

De acordo com a Gulfstream, ambas as dimensões operacionais são mais curtas do que as anunciadas inicialmente, o que, na prática, proporciona aos clientes o acesso a um leque mais amplo de aeroportos.
A fabricante também assegura que a entrada em serviço do G800 segue as certificações exigidas pela Federal Aviation Administration (FAA) e European Union Aviation Safety Agency (EASA) e confirmaram as capacidades de desempenho aprimoradas do novo modelo.
MOTORES DE ÚLTIMA GERAÇÃO

O Gulfstream G800 é equipado com dois motores Rolls-Royce Pearl 700, que geram, individualmente, 18.250 lbf (81,2 kN) – ou 8.262 kgf – de empuxo de decolagem. Além da potência impresionante, eles oferecem intervalo entre as revisões (ou TBO, na sigla em inglês) de dez mil horas de uso.
O propulsor a jato desenvolvido para a aviação executiva possui núcleo Advance2 com hélices do tipo blisked (que une o disco do rotor e as pás numa única peça), compressor de alta pressão de dez estágios, além de uma turbina de alta pressão de dois estágios e outra de baixa pressão, aprimorada para quatro estágios.
Segundo a fabricante britânica Rolls-Royce, o motor Pearl 700 emprega tecnologia de emissão ultrabaixa, com monitoramento avançado, resultando nos menores níveis de ruído e de dispersão de poluentes nesta classe de aeronaves.

Na avaliação da Gulfstream, o alcance ultralongo, o desempenho de alta velocidade e a eficiência de combustível aprimorada do G800 podem ser atribuídos à combinação desses motores com o desenho aerodinâmico das asas e winglets. Para quem não associa o nome à pessoa, winglets são aquelas aletas voltadas para cima nas extremidades das asas principais dos aviões, cuja função é reduzir o arrasto do ar, visando a economia de combustível.
Durante a fase de testes, o modelo estreante voou da sede da Gulfstream, em Savannah, com uma mistura 30% de combustível de aviação sustentável (SAF), o que marca uma nova fase na rota do G800 para a certificação e benefícios aos clientes, prevê a empresa.
LUXO E CONFORTO A BORDO

O interior do Gulfstream G800 pode ser configurado com até quatro áreas para os passageiros, incluindo uma pequena cozinha (galley), ou três áreas de estar, mais um compartimento dedicado à tripulação.
As oito janelas ovais panorâmicasde de cada lado da fuselagem – exclusividade da Gulfstream -, oferecem visibilidade privilegiada aos ocupantes.

Recentemente laureado com o Prêmio Internacional de Iates e Aviação de 2025, na categoria de design para jatos particulares, o G800 dispõe de sistema de purificação de ar por ionização de plasma que mantém 100% de ar fresco na cabine.
Fora isso, o novo Gulfstream apresenta a menor altitude de cabine do setor, com 2.840 pés, ao voar a 41.000 pés. Em outras palavras, mesmo quando o G800 viaja à altitude de 12.487 m em relação ao nível do mar, a pressão atmosférica dentro de sua cabine equivale à de 866 m – praticamente a mesma encontrada na cidade de São Paulo, por exemplo.
AVIÔNICA DE PONTA

No cockpit, comandante e co-piloto têm à disposição o premiado Symmetry Flight Deck, sistema aviônico desenvolvido pela própria Gulfstream, responsável por trazer para a aviação executiva melhorias consideráveis em termos de segurança e eficiência de voo.
Os sidesticks de controle ativo – que são alavancas de comando semelhantes às dos games, localizadas nas laterais do painel, uma novidade no setor – aumentam a comunicação não verbal entre os pilotos por meio de sinais táteis. Dez telas sensíveis ao toque – a maior disponibilidade delas na aviação executiva, destaca a Gulfstream – funcionam em sincronia com a inteligência da fase de voo, solução que reduz o tempo de inicialização da aeronave e, dessa forma, também a carga de trabalho do piloto.
Ainda segundo a fabricante estado-unidense, as semelhanças do cockpit do G800 aos de aeronaves de cabine grande simplificam a certificação de pilotos e o gerenciamento de frota.

E para facilitar ainda mais pilotagem, o head-up display duplo – que projeta dados de voo em telas transparentes na altura dos parabrisas da aeronave, diretamente no campo de visão dos pilotos -, apresenta o novo Sistema de Visão Combinada (CVS) da Gulfstream.
A tecnologia agrega os sistemas de Visão de Voo Aprimorado (EFVS) e o de Visão Sintética (SVS) numa só imagem, o que ajuda a aumentar a consciência situacional do piloto e o acesso a mais aeroportos.
VALOR NAS ALTURAS

Assim como os demais modelos produzidos pela Gulfstream, o G800 recebe os acabamentos na planta da empresa localizada em Appleton, no estado de Wisconsin, que pode acomodar até 48 aeronaves por ano. As instalações reúnem a área de conclusão de cabines grandes, hangar de pintura personalizado e área modernizada do Suporte ao Cliente da Gulfstream, para manutenção, reparo e revisão de todas as aeronaves comercializadas pela fabricante.
A identidade do primeiro cliente a receber o G800 não foi revelada, muito menos o valor da negociação. Porém, de acordo com as estimativas da imprensa especializada internacional, o preço básico do Gilfstream G800 alcança os US$ 72,5 milhões – equivalentes a R$ 387 milhões, sem contar transporte e encargos -, cifra que faz dele um dos jatos particulares mais caros e luxuosos de sua classe.

Caso o leitor tenha se interessado pelo modelo, as encomendas já podem ser feitas pelo site da Gulfstream. Mas vamos logo avisando: tem fila. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Gulfstream Aerospace I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor
E saiba antes de seguir nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: / @universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.