YANGWANG U9 XTREME I Nem alemão, nem italiano, nem americano, nem japonês. O carro de produção mais veloz do mundo agora vem da terra onde os dragões são sagrados – mas não queima uma gota de combustível, sequer.
Apenas quatro semanas após registrar a maior velocidade já alcançada por um veículo elétrico, com 472,41 km/h, a Yangwang – marca premium e superesportiva pertencente à BYD, sediada em Shenzen, na China -, reescreve seu nome no livro dos recordes ao cravar uma nova marca mundial. E, desta vez, de forma absoluta: 496,22 km/h!
A nova conquista foi realizada com o mais recente hipercarro da Yangwang, o U9 Xtreme, e outra vez no centro de testes Automotive Testing Papenburg, na Alemanha.
A marca supera não apenas o próprio recorde estabelecido recentemente para a categoria dos elétricos, mas sobretudo, deixa para trás a do Bugatti Chiron Super Sport 300+.
Em 2019, empurrado pelo colossal motor de 16 cilindros em W, com 8 litros de cilindrada e 1.600 cv de potência, majestoso supercarro francês atingiu 490,48 km/h – e, desde então, ocupava o posto de automóvel de série mais veloz do planeta.
Ao mesmo tempo, o U9 Xtreme 100% elétrico representa um ponto de inflexão dentro da história de 140 anos do automóvel, ao se tornar o primeiro veículo não movido a combustão a cravar a maior velocidade máxima para um modelo de produção.

O piloto responsável pelo, agora, recorde absoluto do Yangwang U9 Xtreme foi o alemão Marc Basseng, o mesmo que conquistara a melhor marca para os elétricos, semanas atrás.
“Este recorde só foi possível porque o U9X simplesmente tem um desempenho incrível. Tecnicamente, algo assim não é possível com um motor a combustão. Graças ao motor elétrico, o carro é silencioso, não há mudanças de carga e isso me permite focar ainda mais na pista”, declarou autor da dupla façanha.
DRAGÃO VERMELHO

Originalmente conhecido como U9 Track/Special Edition, e agora confirmado oficialmente como Yangwang U9 Xtreme em sua versão de produção – ou apenas U9X -, o carro mais rápido do globo terrestre aproveita a arquitetura técnica do U9 atualmente à venda na China e potencializa uma série de evoluções-chave.
Esta versão evoluída inclui plataforma atualizada com o sistema elétrico de ultra-alta tensão repotencializada para 1200 V, frente aos 800 V da versão original.

Ele é composto pela bateria Blade de fosfato de ferro e lítio (com incrível taxa de descarga de 30C) e quatro motores de ultra-alta velocidade, que operam a até 30.000 rpm, produzindo o total de mais de 3.000 cv.
Os pneus Giti, com padrão semi-slick de competição, trabalham em conjunto com a suspensão DiSus-X revisada, com calibração específica para lidar com as tensões aumentadas da pilotagem em circuito. Saiba mais detalhes sobre o novo recordista de velocidade totalmente elétrico clicando aqui.

O Yangwang U9 Xtreme já está disponível para clientes, com uma produção em série limitada de apenas 30 unidades. Seu preço na China é de 1,68 milhão de yuans – aproximadamente R$ 1,25 milhão, sem incluir o frete e encargos de importação.
A origem do nome Xtreme vem do termo “extremo”, em inglês, que agrega as ideias de “limite” e “supremo”, com ênfase no “X”, que representa o desconhecido, afirma a Yangwang. E faz todo o sentido. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: BYD Brasil I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor
E saiba antes de seguir nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: / @universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.