AIRBUS HELICOPTERS H140 I A divisão de helicópteros da gigante aeronáutica Airbus apresentou recentemente seu mais novo veículo multimissão, o H140. O modelo de três toneladas chega para complementar, dentro da fabricante, a gama voltada aos segmentos de serviços médicos de emergência, transporte de passageiros e de aviação privada e executiva.
Segundo a empresa, que possui centros de montagem distribuídos pela Europa, a aeronave eleva os padrões de desempenho, custo-benefício e conforto para passageiros e tripulação na categoria de bimotores leves.

O desenvolvimento do H140 foi feito em conjunto com os operadores do H135, os quais integraram suas necessidades adicionais ao design eficiente do novo modelo.
Como resultado, ele permite que os clientes se beneficiem da cabine maior e mais acessível, otimizando as missões em qualquer segmento de aplicação, ao mesmo tempo em que podem explorar o maior desempenho dos também estreantes motores Safran Arrius 2E, fornecendo a melhor carga útil e alcance da categoria.
O Airbus H140 foi revelado na edição deste ano da Verticon, a maior feira e convenção de aviação vertical do mundo, realizada anualmente em Dallas, nos Estados Unidos.
O modelo em escala real usado na apresentação foi configurado para serviços médicos de emergência – ou Hems, na sigla em inglês –, segmentos que marcarão a entrada no serviço do presidente, prevista para 2028.
INOVAÇÕES TÉCNICAS

O Airbus H140 incorpora uma ampla gama de inovações, incluindo rotor principal de cinco pás sem mancais, novos motores potentes e a inédita cauda em forma de T, com o Fenestron aerodinamicamente otimizado para reduzir os níveis de ruído.
Para quem não tem familiaridade com o assunto, Fenestron é uma marca comercial da Airbus Helicopters para o seu projeto patenteado de rotor de cauda. O nome vem do termo em latim fenestra , que significa janela.
Sua principal característica é a carenagem feita de plástico reforçado com fibra de carbono (Crfp) que envolve a hélice – a qual, a depender do porte da aeronave, tem de sete a 18 pás.
MAIS ESPAÇO E ACESSIBILIDADE

O H140 conta com cabine mais espaçosa, janelas amplas e layout otimizado, que pode acomodar confortavelmente até seis passageiros.
Projetado com foco na acessibilidade, o modelo dispõe de grandes portas traseiras, do tipo concha, e cauda alta, o que torna mais ágil a movimentação de equipamentos e o uso de diferentes tipos de maca, incluindo terapia intensiva e incubadoras de transporte. Já as grandes portas laterais deslizantes proporcionam fácil acesso à cabine para passageiros e tripulantes.
SEGURANÇA APRIMORADA

O cockpit do H140 é equipado com o Helionix, sistema aviônico da própria Airbus Helicopters, que conta com piloto automático de quatro eixos e já equipa os modelos H135, H145, H160 e H175.
Além disso, o Helionix oferece layout de cabine inovador para aprimorar a consciência situacional, reduzindo a carga de trabalho do piloto e aumentando a segurança durante a missão, afirma a empresa.
DESEMPENHO PODEROSO

O conjunto de propulsão agrupa dois motores Safran Arrius 2E, que fazem sua estreia no novo modelo leve da Airbus, cada um com potência de 700 cavalos no rotor (shp). Com isso, o H140 passa a oferecer a melhor relação de carga útil-autonomia de sua classe, destaca a Airbus.
Ambos os propulsores são gerenciados por sistema de controle digital de motor de canal duplo, conhecido como Fadec. Ainda segundo a fabricante, o equipamento garante nível de desempenho sem precedentes em operações com todos os motores em operação (AEO), bem como reservas de potência consideráveis em cenários com um dos motores inoperantes (OEI).

O Airbus H140 também apresenta o mesmo sistema de rotor principal de cinco pás introduzido no H145, em 2019. O projeto do eixo central sem mancais simplifica a manutenção, aumenta a confiabilidade e proporciona o mais alto nível de conforto aos passageiros e tripulação, assegura a empresa aeronáutica.
CUSTOS MENORES

Por fim, a Airbus afirma que os operadores do H140 se beneficiarão do plano de manutenção otimizado, que harmoniza os cronogramas de revisões da fuselagem e do motor, além de permitir intervalos maiores entre as inspeções, reduzindo os custos operacionais e de oficina do helicóptero.
No total, a empresa terá quatro protótipos projetados, com a primeira aeronave já em testes de voo nas instalações da Airbus em Donauwörth, no sudeste da Alemanha. Veja:
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Airbus Helicopters I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: /@universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.