MERCEDES-AMG CONCEPT GT XX I A Mercedes-AMG apresentou ao mundo o Concept GT XX, um superesportivo elétrico de quatro portas que promete redefinir os limites da mobilidade de alta performance.
O carro também reforça a herança da marca, ao ser apresentado como sucessor espiritual de ícones como o 300 SL, o C111, os Silver Arrows e o AMG ONE.

Equipado com três motores de fluxo axial e mais de 1.360 cv de potência, o modelo é o primeiro criado sobre a inédita plataforma AMG.EA, dedicada a esportivos 100% elétricos.
Visualmente, o Concept GT XX adota linhas fastback com pintura exclusiva Sunset Beam Orange, que brilha sob a luz como metal líquido.
O coeficiente aerodinâmico de apenas 0,198 mostra que não se trata apenas de estilo: a carroceria foi moldada para maximizar a eficiência em alta velocidade.
Entre os destaques estão o difusor traseiro inspirado no AMG ONE, entradas de ar funcionais no capô e sistema Airpanel ativo, que abre e fecha aletas de acordo com a necessidade de refrigeração.

As rodas de 21 polegadas trazem um sistema aeroativo patenteado, com lâminas móveis que se ajustam para reduzir arrasto ou resfriar os freios.
INTERIOR MINIMALISTA

Por dentro, o GT XX combina a essência de um cockpit de competição com luxo futurista. O painel é quase todo preto, com detalhes em alumínio usinado e iluminação laranja que remetem a cabos de alta voltagem.
Dois displays de alta resolução com 10,25’’ e 14’’ (26 e 35,5 cm) reúnem informações do veículo e do sistema multimídia Mbux, que exibe animações da bateria e do fluxo de energia.

Os bancos de fibra de carbono têm almofadas ergonômicas produzidas em impressoras 3D, que podem ser personalizadas de acordo com o corpo de cada condutor.
O acabamento utiliza materiais inovadores, como o couro alternativo Labfiber, feito a partir de pneus de competição reciclados, e uma seda biotecnológica, desenvolvida com proteínas produzidas por bactérias modificadas.
INOVAÇÕES GERAIS

O GT XX também é um laboratório de experimentações. A pintura externa incorpora pigmentos eletroluminescentes, que brilham no escuro e piscam durante o processo de recarga.
Outra inovação é a integração de alto-falantes nos faróis, que funcionam tanto para emitir sons artificiais de condução quanto para reforçar a segurança de pedestres.

Na traseira, um painel de LEDs chamado Mbux Fluid Light Panel permite exibir animações e mensagens, como o logotipo AMG ou o status de carregamento.
REVOLUÇÃO ELÉTRICA

O coração do GT XX é formado por três motores de fluxo axial, tecnologia originalmente desenvolvida pela britânica Yasa e refinada pela AMG. Diferentes dos motores radiais convencionais, os fluxos axiais são mais compactos, leves e capazes de entregar até três vezes mais densidade de potência.
No caso do AMG, são dois motores traseiros e um dianteiro, capazes de gerar potência combinada acima de 1.000 kW (1.360 cv). O resultado é velocidade máxima superior a 360 km/h, colocando o conceito na mesma liga dos hipercarros mais extremos do mundo.
RECARGA ULTRARRÁPIDA

A performance elétrica do GT XX só é possível graças a uma bateria inédita, inspirada na Fórmula 1 e no hipercarro AMG ONE. O conjunto utiliza células cilíndricas resfriadas individualmente por óleo isolante, mantendo temperatura estável mesmo em condições de uso intenso.
O sistema opera em mais de 800 volts e permite recargas ultrarrápidas: em cinco minutos, a bateria recupera energia suficiente para rodar 400 km, seguindo as normas Wltp (sigla, em inglês, de Procedimento Mundial de Ensaio Harmonizado para Veículos Leves).
Para suportar esse nível de potência, a AMG desenvolveu, em parceria com a Alpitronic, um protótipo de carregador capaz de entregar 850 kW a 1.000 amperes – algo inédito em estações de recarga.
O FUTURO DA AMG

Para a AMG, o Concept GT XX é mais do que um protótipo: ele representa um marco na transição da marca para o futuro elétrico, revelando as soluções que chegarão aos modelos de produção a partir de 2026.
Ao mesmo tempo, ao unir design ousado, soluções de Fórmula 1, materiais sustentáveis e potência de hipercarro, o modelo prova que a eletrificação não é sinônimo de menos emoção – e sim de novas possibilidades.
“O coração de um AMG sempre foi o motor – e isso continuará sendo verdade na era elétrica.” – Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG
E o Concept GT XX mostra que a empresa estabelecida em Größaspach, na Alemanha, trabalha de forma incessante e inovadora para continuar sendo referência em desempenho, inovação e desejo automotivo. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Mercedes-AMG Global I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor
E saiba antes de seguir nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: / @universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.