MERCEDES-AMG CONCEPT GT XX: A REVOLUÇÃO ELÉTRICA SOB O CAPÔ

Envelopado numa aerodinâmica excepcional, hipercarro alemão é equipado com três motores movidos por baterias ultrarrápidas inspiradas na F1 e chega a quase 1.400 cv

Mercedes-AMG Concept GT XX: supercarro elétrico de 1.360 cv redefine performance

MERCEDES-AMG CONCEPT GT XX I A Mercedes-AMG apresentou ao mundo o Concept GT XX, um superesportivo elétrico de quatro portas que promete redefinir os limites da mobilidade de alta performance.

O carro também reforça a herança da marca, ao ser apresentado como sucessor espiritual de ícones como o 300 SL, o C111, os Silver Arrows e o AMG ONE.

Mercedes-AMG CONCEPT AMG GT XX

Equipado com três motores de fluxo axial e mais de 1.360 cv de potência, o modelo é o primeiro criado sobre a inédita plataforma AMG.EA, dedicada a esportivos 100% elétricos.

Visualmente, o Concept GT XX adota linhas fastback com pintura exclusiva Sunset Beam Orange, que brilha sob a luz como metal líquido.

O coeficiente aerodinâmico de apenas 0,198 mostra que não se trata apenas de estilo: a carroceria foi moldada para maximizar a eficiência em alta velocidade.

 

Entre os destaques estão o difusor traseiro inspirado no AMG ONE, entradas de ar funcionais no capô e sistema Airpanel ativo, que abre e fecha aletas de acordo com a necessidade de refrigeração.

Futuro elétrico da AMG: Concept GT XX estreia com potência e inovação inéditas
Lapidado para o vento: modelo tem coeficiente de apenas 0,198 Cx

As rodas de 21 polegadas trazem um sistema aeroativo patenteado, com lâminas móveis que se ajustam para reduzir arrasto ou resfriar os freios.

INTERIOR MINIMALISTA 

Mercedes-AMG Concept GT XX tem cockpit futurista
Luxo futurista: painel alia duas grandes telas com luzes de ambiente em laranja

Por dentro, o GT XX combina a essência de um cockpit de competição com luxo futurista. O painel é quase todo preto, com detalhes em alumínio usinado e iluminação laranja que remetem a cabos de alta voltagem.

Dois displays de alta resolução com 10,25’’ e 14’’ (26 e 35,5 cm) reúnem informações do veículo e do sistema multimídia Mbux, que exibe animações da bateria e do fluxo de energia.

Mercedes-AMG Concept GT XX Labfiber
Acabamento interno usa alimínio e couro sintético Labfiber

Os bancos de fibra de carbono têm almofadas ergonômicas produzidas em impressoras 3D, que podem ser personalizadas de acordo com o corpo de cada condutor.

O acabamento utiliza materiais inovadores, como o couro alternativo Labfiber, feito a partir de pneus de competição reciclados, e uma seda biotecnológica, desenvolvida com proteínas produzidas por bactérias modificadas.

INOVAÇÕES GERAIS

Mercedes-AMG Concept GT XX inovação
Alto-falantes integrados aos faróis emitem sons artificiais de motor

O GT XX também é um laboratório de experimentações. A pintura externa incorpora pigmentos eletroluminescentes, que brilham no escuro e piscam durante o processo de recarga.

Outra inovação é a integração de alto-falantes nos faróis, que funcionam tanto para emitir sons artificiais de condução quanto para reforçar a segurança de pedestres.

Mercedes-AMG Concept GT XX tem pinel traseiro MBUX Fluid Light Panel do
Painel traseiro MBUX Fluid Light Panel emite animações e mensagens

Na traseira, um painel de LEDs chamado Mbux Fluid Light Panel permite exibir animações e mensagens, como o logotipo AMG ou o status de carregamento.

REVOLUÇÃO ELÉTRICA

Mercedes-AMG Concept GT XX motor de fluxo axial
Motor de fluxo axial pode gerar até três vezes mais potência

O coração do GT XX é formado por três motores de fluxo axial, tecnologia originalmente desenvolvida pela britânica Yasa e refinada pela AMG. Diferentes dos motores radiais convencionais, os fluxos axiais são mais compactos, leves e capazes de entregar até três vezes mais densidade de potência.

No caso do AMG, são dois motores traseiros e um dianteiro, capazes de gerar potência combinada acima de 1.000 kW (1.360 cv). O resultado é velocidade máxima superior a 360 km/h, colocando o conceito na mesma liga dos hipercarros mais extremos do mundo.

RECARGA ULTRARRÁPIDA

Mercedes-AMG Concept GT XX bateria ultrarrápida
Ultrarrápida: em 5 min, bateria ganha carga para mais 400 km

A performance elétrica do GT XX só é possível graças a uma bateria inédita, inspirada na Fórmula 1 e no hipercarro AMG ONE. O conjunto utiliza células cilíndricas resfriadas individualmente por óleo isolante, mantendo temperatura estável mesmo em condições de uso intenso.

O sistema opera em mais de 800 volts e permite recargas ultrarrápidas: em cinco minutos, a bateria recupera energia suficiente para rodar 400 km, seguindo as normas Wltp (sigla, em inglês, de Procedimento Mundial de Ensaio Harmonizado para Veículos Leves).

Para suportar esse nível de potência, a AMG desenvolveu, em parceria com a Alpitronic, um protótipo de carregador capaz de entregar 850 kW a 1.000 amperes – algo inédito em estações de recarga.

O FUTURO DA AMG

Mercedes-AMG logo
Concept GT XX antecipa as tecnologias dos novos modelos

Para a AMG, o Concept GT XX é mais do que um protótipo: ele representa um marco na transição da marca para o futuro elétrico, revelando as soluções que chegarão aos modelos de produção a partir de 2026.

 Ao mesmo tempo, ao unir design ousado, soluções de Fórmula 1, materiais sustentáveis e potência de hipercarro, o modelo prova que a eletrificação não é sinônimo de menos emoção – e sim de novas possibilidades.

“O coração de um AMG sempre foi o motor – e isso continuará sendo verdade na era elétrica.” – Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG

E o Concept GT XX mostra que a empresa estabelecida em Größaspach, na Alemanha, trabalha de forma incessante e inovadora para continuar sendo referência em desempenho, inovação e desejo automotivo.  


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fontes: Mercedes-AMG Global I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor

E saiba antes de seguir nossas redes sociais:

Instagram: @universomotor.com.br

Facebook: /universomotor

Linkedin: /universomotor

Youtube: / @universomotor1

Sobre Universo Motor 1151 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário