AUDI RS Q8 PERFORMANCE I A linha reestilizada do Audi RS Q8 acaba de ter seu desembarque confirmado no Brasil.
A marca alemã dos quatro anéis anunciou que o utilitário esportivo de alto luxo chegará às concessionárias do País no último trimestre deste ano, na versão única Performance, a mais extrema em equipamentos e desempenho.

O novo Audi RSQ8 ostenta visual esportivo e marcante, enfatizado pelo estilo cupê das colunas traseiras, e linha de cintura alta, que traz imponência ao modelo.
O parachoque dianteiro redesenhado se destaca pelas grandes entradas de ar laterais. Elas trazem a mesma trama em favo de mel finalizada em preto brilhante que compõe a ampla grade dianteira singleframe.
Cada célula individual dos elementos vazados agora é tridimensional. Também escurecido, o logotipo central em 2D integra a nova linguagem visual da Audi globalmente.
Na traseira, são várias as primeiras características distintivas de um modelo RS. A sigla vem de RennSport – termo em alemão que significa “Esporte de Corrida” – e identifica os veículos e acessórios de desempenho extremo da fabricante de Ingolstadt.
Destacam-se as duas saídas de escape ovais. No novo Audi RS Q8, a Audi Sport colocou um difusor entre elas, que é dividido ao meio por um defletor, tornando a traseira ainda mais dinâmica e harmoniosa.

As opções de cores disponíveis são branco carrara (sólida); azul ascari, azul waitomo, branco geleira, bege gold sakhir, prata satélite, preto mito, vermelho chili (metálicas); e cinza daytona (perolizada). Há ainda a opção de pintura Audi Exclusive em cores sólidas, metálicas, perolizadas ou cristalizadas.
Também estão disponíveis ao cliente diversas opções de rodas de liga leve com aro de 23 polegadas, com acabamento em preto, cinza e neodymio.

Externamente, as dimensões do Audi RS Q8 são de 5.022 mm no comprimento, 1.699 mm de altura, 2.190 mm na largura e 2.998 mm de distância entreeixos.
O volume útil do porta-malas oferece generosos 605 litros, enquanto a capacidade do tanque de combustível é de 85 l. Em ordem de marcha, o peso total do SUV de luxo é de 2.515 kg.
O MAIS POTENTE

A versão Performance do Audi RS Q8 traz sob o capô o V-8 4.0 biturbo, de 640 cavalos a 6.000 rpm. Trata-se do motor a combustão mais potente já saído das bancadas da Audi Sport.
E tão impressionante quanto é o torque máximo, que alcança 86,6 kgf.m já a partir de 2.300 rpm, até 4.500 giros. Atrelada a ele, trabalha o câmbio automático Tiptronic de oito marchas.
A tração integral quattro, tecnologia patenteada pela Audi, permite ao SUV médio passar com facilidade por pisos com pouca aderência em ambientes off-road, bem como oferecer maior estabilidade no asfalto, especialmente no molhado.

Este incontestável conjunto mecânico credencia o SUV alemão a acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 280 km/h, limitada eletronicamente – ou até 305 km/h, se o cliente optar pelo pacote mais extremo de equipamentos.
Por outro lado, para aplacar todo este ímpeto, a partir de agora o modelo passa a contar, de série, com discos de freios de cerâmica. Sua principal vantagem é que eles não superaquecem e mantêm a eficiência mesmo sob uso severo em atividades de pista, por exemplo, nos chamados track days.

Além disso, o novo sistema de escape recém-desenvolvido é mais leve cria um som mais encorpado e envolvente, proporcionando uma experiência sonora apaixonante.
O modelo conta com o Audi Drive Select, que permite selecionar entre diferentes modos de condução, desde a opção com pegada mais arisca e esportiva, com trocas de marchas em intervalos mais curtos, até os que oferecem a dirigibilidade mais direcionada ao conforto e à economia de combustível.
INTERIOR LUXUOSO

A cabine para até cinco ocupantes do RS Q8 Performance oferece luxo, elegância e sofisticação. Os revestimentos mesclam materiais nobres como couro e alcântara – este também um tipo de couro, mas com textura acamurçada.
O cliente pode escolher entre as combinações de cores marrom com costuras em cinza, ou preto com opções de costuras em preto, cinza, vermelho ou azul.

Os bancos superesportivos RS são forrados especificamente em couro valcona. Para os ocupantes dianteiros eles oferecem ajustes elétricos (incluindo para o apoio lombar nos encostos), memória, aquecimento e ventilação.
O acabamento interno também recebe arremates em alumínio escurecido escovado. As soleiras de portas apresentam o logotipo RS, também visto na luz de cortesia sobre o chão, quando as portas estão abertas.
COCKPIT VIRTUAL

O novo Audi RS Q8 incorpora ampla lista de equipamentos de série, como o painel Audi Virtual Cockpit Plus, com três telas digitais e grafismo exclusivo RS. O conteúdo de infoentretenimento traz, também, o sistema de navegação MMI Plus, com comandos táteis na tela multimídia, e conjunto de som Bang & Olufsen, com 730W de potência e áudio 3D para os bancos dianteiros.
Entre os principais itens de conforto e conveniência estão ar-condicionado automático de quatro zonas; pacote de luzes internas customizáveis com 30 opções de cores; fechamento das portas servoassistido; porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; e teto solar elétrico panorâmico Open Sky.

O motorista ainda dispõe de privilégios tecnológicos como faróis Full LED Matrix; assistente de partida em rampa (auto hold); espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática; sistema head-up display, que projeta informações diretamente no parabrisa; destravamento de portas sem chave (keyless entry); e câmera 360°.
Na questão de segurança, o Audi RS q8 Performance não deixa por menos e conta com recursos semiautônomos como o controle de velocidade adaptativo (ACC) e outros quatro assistentes: de manutenção na faixa (Lkas) com auxílio de emergência; de mudança de faixa; de tráfego traseiro; e de saída de vaga. Há, ainda, o auxílio de estacionamento Park assist plus, com sensores estacionamento dianteiros e traseiros.

Também está incluído no conteúdo de proteção o Audi Pre Sense, cuja função é travar os cintos de segurança antes de uma colisão iminente, evitando o efeito chicote para os ocupantes, o que resulta na redução do impacto a bordo.
CUSTOMIZAÇÃO DE FÁBRICA

Reforçando a estratégia de livre customização sem custos adicionais para o cliente, diversos pacotes são oferecidos para tornar o carro ainda mais exclusivo.
Em comum, eles incluem o volante em alcântara e tapetes com o logo RS, diferenciando-se pelas costuras contrastantes em cinza, vermelho ou azul, com as bordas dos cintos de segurança na mesma tonalidade.

Há também um pacote externo em preto brilhante, que traz o logo Audi Rings e a capa do retrovisor na cor preta. O cliente poderá escolher, ainda, entre as pinças de freio na cor azul ou vermelha, bem como as capas dos retrovisores externos na cor do veículo ou em alumínio.
Contudo, se o comprador não se der por satisfeito e puder desembolsar um pouco mais, poderá incrementar seu RS Q8 Performance com pintura Audi Exclusive; assistente de visão noturna; faróis Digital MATRIX HD com Audi Laser Light; e acabamento do painel e das capas dos retrovisores em fibra de carbono. Veja mais detalhes:
Por fim, claro, no caso de ser um aficionado pelos track days, poderá extrair o desempenho mais extremo do modelo nos autódromos com o pacote 305 km/h, que dispensa o limitador de velocidade e adiciona os pneus Pirelli P Zero Performance. Aí, o SUV familiar amplia sua versatilidade se transformando num supercarro. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Audi Brasil e global I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: /@universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.