KAWASAKI NINJA ZX-4RR BRASIL I A Kawasaki do Brasil está estreando no País a aguardada Ninja ZX-4RR, versão mais completa da nova família ZX-4. Segundo a marca da terra do sol nascente, o modelo que inaugura uma era entre as motocicletas esportivas de média cilindrada no mercado nacional.
Equipada com motor de quatro cilindros em linha, a Ninja ZX-4RR 2026 entrega desempenho surpreendente na categoria de 400 cm³, afirma a Kawasaki, e incorpora tecnologias derivadas da linha Ninja ZX-10R, referência mundial em competições de superbike na classe 1.000 cm³.

A ZX-4RR chega ao Brasil na versão KRT, na inconfundível tonalidade verde limão que caracteriza as motocicletas da Kawasaki.
O estilo agressivo evidencia sua alma esportiva: carenagens angulosas, faróis duplos e iluminação completa em LED, além de lanterna traseira inspirada na Ninja ZX-10R.
Posicionada no centro da carenagem frontal, a entrada aerodinâmica Ram Air é funcional e serve como sobrealimentador para o motor, atuando como um “turbo sem turbina”.
Ela capta e pressuriza o fluxo de oxigênio enviado para as câmaras de combustão, o que resulta no aumento do poder de explosão e, consequentemente, em maior rendimento.
É uma solução semelhante àquele “periscópio” visto acima da cabeça do piloto nos monopostos de Fórmula 1.
CONTROLE E CONFORTO

A posição de pilotagem naturalmente agressiva – mais inclinada para a frente do que a Ninja 400, mas ainda um pouco relaxada, detalha a Kawasaki – permite explorar ao máximo a dinâmica ágil da Ninja ZX-4R. O desenho esguio do tanque de combustível propicia bom encaixe das pernas do piloto, beneficiando o conforto e reduzindo o arrasto com o ar.
A altura de 800 mm do banco até o chão facilita o manuseio da moto em manobras ou apoio dos pés ao parar. Além disso, o formato e a densidade firme do assento agilizam as mudanças de posição (e de peso) do piloto, contribuindo para tornar a pilotagem esportiva mais confortável, mesmo em passeios longos.
ALMA DE SUPERBIKE

O chassi da Ninja ZX-4RR é construído em estrutura tipo treliça em aço de alta resistência, projetada com análise de rigidez dinâmica para assegurar o equilíbrio ideal entre agilidade e estabilidade.
De uma extremidade à outra, o modelo médio tem 1.990 mm, com 765 mm de largura total e 1.110 mm de altura. A distância entreeixos mede 1.380 mm. E como convém legítima esportiva, a distância mínima do solo é reduzida, com apenas 135 mm. Para finalizar as dimensões, o peso em ordem de marcha é de 189 kg, incluindo o tanque cheio, com capacidade para 15 l.

A ciclística aprimorada da “ninjinha” também emprega sistema de suspensão premium. Na frente, o garfo invertido SFF-BP emparelha tubos de 37 mm de diâmetro com ajuste de pré-carga da mola, proporcionando controle refinado em todas as condições de pilotagem.
Na traseira, o sistema de braço único usa dois amortecedores Showa Bfrc lite, com reservatório de pressão do tipo piggyback – tecnologia também trazida da Ninja mil. O conjunto amplia as possibilidades de ajuste fino da suspensão, com regulagens para pré-carga da mola, compressão e retorno de amortecimento.

O sistema de freios usa par de discos semiflutuantes com 290 mm de diâmetro, na dianteira, acionados por pinças radiais monobloco de quatro pistões. Atrás, o disco simples tem 220 mm, com pinça de pistão único. O sistema ABS evita o bloqueio das rodas em frenagens abruptas.
Complementam o conjunto dinâmico as rodas leves com desenho de cinco raios, ambas com aros de 17 polegadas. Elas vêm calçadas com pneus radiais de alta performance Dunlop Sportmax GPR-300, com medidas de 120/70 ZR17 M/C (58W), na frente, e 160/60 ZR17 M/C (69W), na traseira, assegurando aderência e comportamento previsível em curvas, afirma a Kawasaki.
ACELERADOR ELETRÔNICO

Projetada para oferecer a combinação perfeita entre uso esportivo em pista e prazer na pilotagem urbana, a Ninja ZX-4RR impressiona com seu propulsor de quatro cilindros em linha, com exatos 399 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote (Dohc) e refrigerado a líquido.
Ele é capaz de atingir rotações superiores a 15.000 rpm e gerar 77 cavalos de potência, alcançando até 80 cv quando a moto é equipada com Ram Air, conforme as medições realizadas sob condições ideais no Japão, informa a Kawasaki. O pico de torque é de 4 kgf.m a 13.000 rpm.

As respostas suaves e na potência ideal do motor são propiciadas pelo sistema de acionamento do acelerador totalmente eletrônico da Kawasaki. Ele permite que a unidade de controle (ECU) otimize a mistura de ar-combustível enviada ao motor, por meio de injetores e válvulas de aceleração.
O gerenciamento comutadorizado também contribui significativamente para a redução das emissões, já que as válvulas eletrônicas do acelerador permitem o controle mais preciso dos sistemas de entrega de potência, como o controle de tração KTRC e o S-KTRC, desenvolvido em competições. Eles incorporam três níveis de intervenção, quatro modos de pilotagem integrados – Sport, Road, Rain e Rider manual -, e duas opções de entrega de potência, Full e Low.
Além disso, essa tecnologia abre a possibilidade de implementação de sistemas eletrônicos como o Kawasaki Launch Control Mode (controle de largada); Kawasaki Engine Brake Control (freio-motor) e Electronic Cruise Control (piloto automático).

O câmbio sequencial de seis velocidades tem transmissão final por corrente. Entre os equipamentos adicionais incluídos na versão RR destacam-se a embreagem multidisco banhada a óleo com sistema assistido e deslizante – que evita o bloqueio da roda traseira em reduções bruscas de marcha, típicas da pilotagem esportiva -, e o sistema Kawasaki Quick Shifter (KQS) bidirecional, de série, que permite trocas sem uso da embreagem.
PAINEL CONECTADO

O painel totalmente digital tem tela colorida de 4,3” (11 cm), com tecnologia TFT, que resulta em imagens mais nítidas. Os modos de exibição selecionáveis, Normal e Circuito, exibem claramente as informações mais pertinentes, seja na rua ou na pista. O modo de circuito mostra qual a marcha engrenada, os tempos de volta e os giros do motor acima de 10.000 rpm com mais destaque.
Usando o aplicativo Rideology é possível conectar a moto à internet por meio do smartphone, via Bluetooth (sem fio), o que permite o acesso a várias funções e informações do veículo – hodômetro, nível de combustível, cronograma de manutenção etc.), tudo visível na tela do celular. Também os registros de pilotagem podem ser vistos no smartphone – como rota GPS, posição da marcha, rpm e outras informações.

Ao mesmo tempo, podem ser conferidos no quadro de instrumentos os avisos telefônicos (chamadas e mensagens). O piloto ainda pode alterar as configurações do visor do painel de instrumentos usando o smartphone. Para completar, é até possível verificar e ajustar as configurações do veículo (como o modo de pilotagem, recursos eletrônicos de suporte à condução e configurações de carga útil) usando o celular.
JÁ NAS LOJAS

A Kawasaki Ninja ZX-4RR já está disponível nas concessionárias autorizadas Kawasaki em território nacional, com preço público sugerido de R$ 60.390.00, incluindo o frete. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Kawasaki Brasil I Imagens: Divulgação e reproduções da internet
Conteúdo produzido com ajuda do Google
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