NOVA YAMAHA TÉNÉRÉ 700 ATERRISSA EM SOLO BRASILEIRO ESTE ANO

Versão renovada da rainha do deserto já tem data e preço de chegada aqui - e com produção nacional! Bigtrail terá motor de quase 70 cv e painel vertical TFT de 6,3”

Nova Yamaha Ténéré 700

NOVA YAMAHA TÉNÉRÉ 700 – Ao longo da década de 1990, a Yamaha dominou os cenários inóspitos do Rally Paris-Dakar – considerado até hoje a competição off-road mais desafiadora do mundo – com os modelos XTZ 750 Super Ténéré e a Yamaha XTZ 660 Ténéré.

Por isso, o modelo que leva o nome de um dos desertos cortados pela prova em seus roteiros originais, localizado no nordeste do Níger, na África, será sempre lembrado como uma lenda dos ralis. Em 2018, a família de bigtrails ganhou a versão Ténéré 700, que honrou o legado das antecessoras.

Recentemente, a marca dos três diapasões estreou globalmente no Salão de Milão (Eicma 2024) a nova Yamaha Ténéré 700, apresentando uma significativa evolução, com especificação superior e seu ousado visual de rali renovado, como pode ser visto no vídeo acima.

 

Agora, menos de seis meses depois, os ventos do deserto trazem uma ótima notícia para os brasileiros, especialmente os órfãos das Ténéré XT600Z produzidas aqui, entre 1988 e 1993, e XTZ 750 Super Ténéré, importada do Japão até 2018.

A novidade é que a Yamaha do Brasil acaba de anunciar a chegada da novíssima Ténéré 700 à sua rede de concessionárias em setembro. E, mais do que isso, produzida em Manaus! É ou não é algo pra comemorarmos em pé sobre as pedaleiras?

Nova Yamaha Ténéré 700
Yamaha Ténéré 700 2025

Segundo a subsidiária da marca japonesa, a nova Yamaha Ténéré 700 terá sua produção nacional iniciada em agosto e oferecida ao consumidor com preço sugerido de R$ 72.990,00 (além de frete e seguro). Ainda de acordo com a fabricante, ela será a única da categoria no mercado brasileiro a dispor de quatro anos de garantia e revisão com preço fixo.

O primeiro lote promocional da moto, com 150 unidades, disponibilizado pelo site da marca, foi esgotado em menos de 25 minutos, com entregas previstas junto à chegada nas lojas.

GRANDE, MAS ÁGIL

Nova Yamaha Ténéré 700
Apesar do porte ostensivo, bigtrail é dócil em movimento

Testado no programa de Rali-Raid da Yamaha, o quadro da Tenéré 700, feito em aço tubular e com arquitetura de berço duplo, combina força e leveza. De uma extremidade do pneu à outra, a bigrail mede 2.370 mm de comprimento, 935 mm de largura e 1.455 mm de altura.

Para quem teve a oportunidade de acelerar as antigas Ténéré vendidas aqui no Brasil, uma das características que mais impressionavam era a facilidade de condução: apesar do porte grande, elas eram tão dóceis e ágeis de se pilotar quanto uma moto bem menor.

Nova Yamaha Ténéré 700
Entreeixos curto e rodas grandes facilitam pilotagem

E, segundo a Yamaha, a linha 2025 da Ténéré 700 mantém este traço de personalidade. A curta distância entreeixos, de 1.595 mm, e a altura mínima do solo de 240 mm facilitam a transposição de obstáculos e de trechos alagados, seja em cenários urbanos ou na terra.

Completando as dimensões, a nova Tenéré 700 tem peso seco de 208 kg, ou seja, sem contar a gasolina no tanque com capacidade de 16,2 litros, que entra na reserva ao baixar para um quarto do nível máximo.

VISUAL DOMINANTE

Nova Yamaha Ténéré 700
Nova Yamaha Ténéré 700

A inspiração para o design  veio do legado vitorioso da Yamaha Tenéré nos ralis. A clássica silhueta vertical e aerodinâmica, com a frente alta e a traseira compacta, garante desempenho e conforto, destaca a marca japonesa.

O design frontal oferece excelente visibilidade e proteção para o piloto, em grande parte graças ao parabrisa feito em uma só peça.

Conjunto do farol reúne quatro projetores de LED

Vista de frente, a Ténéré 700 ostenta o visual clássico de “torre de rali”. A nova composição do grupo óptico agrupa quatro projetores individuais de LED, alinhados em pares numa estrutura de alumínio, bem ao estilo dos atuais modelos de rali da Yamaha.

Nova Yamaha Ténéré 700
Modelo chegará com três opções de pintura

A nova Ténéré 700 chega com três opções de cores que, traduzem o espírito de aventura: racing blue, frozen titanium e a sky blue, esta última inspirada nas lendárias motos de fábrica do rali Dakar dos anos 80.

 TAMANHO NÃO É PROBLEMA

Yamaha Ténéré 700 2025
Yamaha Ténéré 700 2025

A nova Ténéré 700 se destaca pelo chassi estreito e carenagem compacta, que garantem agilidade no manuseio, seja nas trilhas ou na cidade. A ótima ergonomia oferecida pela bigtrail da Yamaha também resulta do assento plano e de sua altura de 875 mm até o solo.

O tanque de combustível foi movido para a frente, a fim de equalizar o tamanho da peça e a posição ideal de pilotagem. Além disso, a parte superior do reservatório foi rebaixada, contribuindo para a distribuição de peso mais equilibrada.

Nova Yamaha Ténéré 700
Ergonomia permite liberdade de movimentos

As pedaleiras amplas facilitam o apoio e a condução da moto em pé, técnica utilizada para dividir de forma mais equilibrada o peso do corpo entre as rodas, especialmente em situações off-road. A lista de acessórios de série inclui componentes robustos de proteção para as mãos e o motor – itens fundamentais para aventuras além do asfalto.

PAINEL VERTICAL 2 EM 1

Nova Yamaha Ténéré 700
Display vertical de 6,3″ tem modos de exibição Explorer e Street

A nova Yamaha Ténéré 700 estreia o painel TFT colorido, com excelente resolução das imagens, ampliado para 6,3 polegadas (16 cm), agregando ainda mais estilo e facilidade. de leitura O display permite que o piloto verifique rapidamente todas as informações básicas de condução, como velocidade, rotações do motor  nível do tanque, consumo médio, temperatura ambiente e marcha engatada, bem como mapas de navegação.

Dependendo do roteiro, é possível escolher entre dois temas disponíveis para visualização dos instrumentos na tela: Explorer e Street. O primeiro foi concebido para elevar a experiência de condução para todo tipo de terreno, assegurando que as principais informações sejam interpretadas num simples olhar. Já o outro tema segue o padrão dos primeiros modelos Ténéré, com design de estilo analógico e mais tradicional.

Joystick no punho esquerdo dá acesso à tela TFT

Instalada verticalmente, como os roadbooks (planilhas de leitura do roteiro) dos ralis, a tela oferece conectividade com smartphone, o que permite acessar vários recursos, tais como chamadas telefônicas, mensagens e música, bem como o sistema de navegação curva a curva por meio do aplicativo Y-Connect. Estas funcionalidades podem ser controladas usando o joystick de cinco direções junto ao punho esquerdo, proporcionando total controle sem tirar as mãos do guidão.

A dinâmica das luzes indicadoras de direção também foi atualizada, podendo ser configuradas para piscar três vezes e apagar ou sinalizar por mais tempo e desligar automaticamente. Para facilitar a integração perfeita com o celular, a moto oferece tomada USB do tipo C.

POTÊNCIA IMEDIATA

Bicilíndrico de 68,9 cv tem acelerador eletrônico YCC-T

A força para encarar qualquer desafio pelo caminho vem do lendário motor CP2 (crossplane de dois cilindros), de 689 cm³ de deslocamento, com taxa de compressão de 11,5:1 e refrigeração líquida, capaz de gerar 68,9 cv de potência a 9.000 rpm e 6,6 kgf.m de torque a 6.500 rpm.

Para proporcionar respostas rápidas e precisas, a Yamaha equipou a nova Ténéré 700 com o acelerador eletrônico YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), que ajusta automaticamente a entrada da mistura de ar e combustível nos cilindros, proporcionando torque constante em todas as rotações. O bicilíndrico é acoplado ao câmbio manual de seis marchas, com embreagem multi-disco banhada em óleo e transmissão final por corrente.

SUSPENSÕES AJUSTÁVEIS

Nova Yamaha Ténéré 700

A nova Ténéré 700 traz o conjunto de amortecimento desenvolvido para competição pelo programa de Rally Raid da Yamaha. Na frente, o novo garfo invertido foi projetado para encarar até os terrenos mais hostis, com tubos de 43 mm de diâmetro, resistentes à torção. Eles possibilitam o curso 210 mm da roda e contribuem para a privilegiada distância do solo.

Totalmente ajustáveis, os amortecedores dianteiros com depósito de pressão do tipo piggyback têm regulagens de compressão e retorno, feitas de maneira precisa apenas girando parafusos nas extremidades do garfo. Da mesma forma, o novo ajuste de pré-carga pode ser facilmente acessado na parte superior dos amortecedores.

Traseira oferece curso de 200 mm para a roda

A suspensão traseira também vem com novidades. O sistema de amortecedor único progressivo foi redesenhado e oferece o mesmo curso da roda dianteira (200 mm), resultando na melhoria de absorção das irregularidades do piso. Também revisado, o amortecedor tem ajustes fáceis  de pré-carga, compressão e retorno.

Todas estas evoluções se apoiam em rodas raiadas de alumínio, com aros de 21 polegadas na dianteira e de 18 na traseira. Elas são montadas com pneus Michelin Anakee Adventure, com medidas de 90/90-21 M/C 54V e 150/70 R18 M/C 70V, respectivamente.

CONTROLE TOTAL ON-OFF

Conjunto usa disco duplo de 282 mm

O sistema hidráulico de freios fornecido pela italiana Brembo usa disco duplo com 282 mm de diâmetro, na dianteira, e disco simples com 245 mm, na traseira. O ABS da nova Ténéré 700 possui três modos de atuação: desativado só na traseira, nas duas rodas ou ligado em ambas.

Para o domínio total da situação em qualquer tipo de terreno, o piloto tem a seu favor o controle de tração (TCS), que pode ser até desligado e tem suas configurações selecionáveis na tela TFT. Na lateral do painel, outro botão grande permite selecionar o modo do ABS.

Nova Yamaha Ténéré 700
Os mais ousados pode desligar o ABS e o controle de tração

Além disso, para quem preferir um nível de dificuldade maior na condução, especialmente em terrenos mais desafiadores, é possível desligar de uma só vez o sistema antibloqueio e o TCS com apenas um toque longo no botão dedicado ao ABS.

A partir daí, as doses de adrenalina lançadas na corrente sanguínea do piloto ficam por conta da sua habilidade e ousadia. Como nos velhos tempos do Paris-Dakar.  


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Yamaha Brasil I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

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