ABRAM ALAS: VOLKSWAGEN TERA FAZ ESTREIA GLOBAL NA SAPUCAÍ!

Revelado em pleno carnaval carioca, modelo compacto 100% brasileiro chega para ser o novo SUV de entrada da marca no mercado nacional e exportado para 25 países

Volkswagen Tera

VOLKSWAGEN TERA ESTREIA NA SAPUCAÍ I Em uma ação inédita realizada em pleno domingo de carnaval no sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, a Volkswagen do Brasil revelou o seu mais novo SUV: o Tera.

Assim como o próprio samba, o modelo compacto é um projeto 100% brasileiro, desenhado, desenvolvido e produzido por aqui.

“Made in terra do samba”: modelo foi totalmente desenhado e desenvolvido no Brasil

O Tera chega com a missão de democratizar o segmento de utilitários esportivos urbanos, afirma a VW, e ficará colocado entre o hatchback Polo e o sedã Nivus dentro da gama.

Com isso, ele passa a ser a nova opção de entrada entre os utilitários esportivos de entrada da marca alemã – posição hoje ocupada pelo T-Cross.

A previsão é de que o modelo esteja disponível aos consumidores brasileiros ainda neste primeiro semestre, desembarcando em outros países da América Latina ao longo da segunda metade de 2025.

 

De acordo com as informações preliminares, o Tera será oferecido em diferentes configurações de acabamento, atendendo a diversas necessidades e preferências do consumidor. Contudo, a VW ainda não divulgou muitos detalhes de seu novo produto nacional – como a motorização, por exemplo -, o que deve acontecer nas próximas semanas ou meses.

Por enquanto, a fabricante se limitou a adiantar apenas que o modelo virá equipado com painel de instrumentos de dez polegadas (25,4 cm), central multimídia VW Play Connect, carregamento de celular por indução e customização da iluminação interna (Ambient Light).

Lista de equipamentos inclui tela central de 10″ e pacote Adas de assistentes semiautônomos

Além disso, o conteúdo de segurança incluirá o pacote Adas – sigla, em inglês, de sistemas avançados de assistência à direção – que reúne, como padrão, uma série de tecnologias semiautônomas voltadas à segurança dos ocupantes e demais usuários da via.

São eles o controle de cruzeiro adaptativo (ACC); assistente de manutenção na faixa de rolamento (LKS); assistente de frenagem de emergência (BAS); assistente de estacionamento (Park assist); alertas de ponto cego (Blis); alerta de tráfego cruzado ao sair de vagas (RCA); e até leitura de placas de trânsito.

DESIGN COM NOVO ENREDO

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera

O VW Tera estreia uma identidade de estilo dos modelos da marca alemã no Brasil, caracterizada por traços fluidos e escultura com referências retroativas.

Na comissão de frente, as linhas da carroceria, que evoluem desde os paralamas, criam a sensação de altura e presença. De acordo com a fabricante, esse jogo de proporções cria a sensação visual de que o veículo é mais alto do que realmente é, assim como reforça a robustez de sua estrutura, especialmente na dianteira.

Os faróis totalmente de LEDs trazem assinatura de iluminação fracionada, o que torna a identidade do veículo realmente única.

Brilho nos pés: rodas terão visual diamantado na versão de topo

Visto de perfil, o teto ainda tem caimento esportivo sem perder a característica marcante de um SUV. As rodas, por sua vez, são dimensionadas de maneira exata a preencher os seus nichos, criando uma harmonia entre o volume da carroceria e a postura dinâmica do veículo, detalha a VW.

Na versão de topo de linha – chamada Outfit, como pode ser observado nas imagens de divulgação do modelo no sambódromo carioca – elas terão acabamento diamantado.

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera

Na ala traseira, o alargamento da coluna “C” segue o mesmo princípio, conferindo um equilíbrio perfeito entre fluidez e força.

As lanternas também são inovadoras, com efeito luminoso denominado click-clack, presente em modelos como Passat e Tiguan.

ALEGORIAS INÉDITAS

Volkswagen Tera
Modelo traz desenho de ícones da VW escondidos na carroceria

Uma das grandes surpresas do VW Tera são os chamados easter eggs (ovos de páscoa). Pela primeira vez, a VW brasileira traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores.

No vidro traseiro, próximo aos limpadores do parabrisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no país, Fusca e Gol, formando fila com o próprio Tera. Espalhados pela carroceria estão algumas escritas e outras figurinhas, como Trip mode on, no porta-malas.

DA TERRA DO SAMBA PARA O MUNDO

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera

O Tera faz parte integrante da ofensiva de 16 lançamentos que a Volkswagen do Brasil prepara até 2028, sendo o quarto modelo desta lista. A marca aposta no compacto como um carro de volume e seu lançamento tem como objetivo reforçar e ampliar sua presença no segmento de SUVs. Seus principais concorrentes nacionais serão o Fiat Pulse e o Nissan Kicks.

O modelo será produzido na planta de Taubaté (SP) e comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados latino-americanos, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de ser exportado para o continente africano.

MISTURA DE RITMOS

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera

O VW Tera foi apresentado ao público oficialmente em setembro de 2024, ainda com camuflagem especial, durante o Rock in Rio, no Rio de Janeiro.

Depois da presença especial no festival de música, a marca alemã contorno com a interação do público para a revelação do nome do modelo. A ação no perfil da Volkswagen no Instagram alcançou mais de 700 milhões de visualizações, segundo a marca, com sugestões do público para descobrir o nome do Tera, revelado finalmente em novembro, com mais duas fotos dos emblemas da carroceria.

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera

No ambiente digital, “tera” é uma redução do termo em inglês terabyte (TB), capacidade extraordinária de armazenamento de dados que equivale a mil gigabytes (GB).

A letra inicial “T” é uma tradição da Volkswagen em todo o mundo para nomear seus SUVs, que teve início em 2002 com o lançamento do Touareg, o primeiro utilitário esportivo da marca. Fazem parte da lista o Taigun, Tiguan, T-Cross e Taos. Para 2026, está prevista a chegada da picape médio-compacta Tarok, derivada do T-Cross.  


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: VW do Brasil, Canaltech e Wikipedia I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor

E saiba antes seguindo nossas redes sociais:

Instagram: @universomotor.com.br

Facebook: /universomotor

Linkedin: /universomotor

Youtube: /@universomotor1

Sobre Universo Motor 1099 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário