
VOLKSWAGEN TERA ESTREIA NA SAPUCAÍ I Em uma ação inédita realizada em pleno domingo de carnaval no sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, a Volkswagen do Brasil revelou o seu mais novo SUV: o Tera.
Assim como o próprio samba, o modelo compacto é um projeto 100% brasileiro, desenhado, desenvolvido e produzido por aqui.

O Tera chega com a missão de democratizar o segmento de utilitários esportivos urbanos, afirma a VW, e ficará colocado entre o hatchback Polo e o sedã Nivus dentro da gama.
Com isso, ele passa a ser a nova opção de entrada entre os utilitários esportivos de entrada da marca alemã – posição hoje ocupada pelo T-Cross.
A previsão é de que o modelo esteja disponível aos consumidores brasileiros ainda neste primeiro semestre, desembarcando em outros países da América Latina ao longo da segunda metade de 2025.
De acordo com as informações preliminares, o Tera será oferecido em diferentes configurações de acabamento, atendendo a diversas necessidades e preferências do consumidor. Contudo, a VW ainda não divulgou muitos detalhes de seu novo produto nacional – como a motorização, por exemplo -, o que deve acontecer nas próximas semanas ou meses.
Por enquanto, a fabricante se limitou a adiantar apenas que o modelo virá equipado com painel de instrumentos de dez polegadas (25,4 cm), central multimídia VW Play Connect, carregamento de celular por indução e customização da iluminação interna (Ambient Light).

Além disso, o conteúdo de segurança incluirá o pacote Adas – sigla, em inglês, de sistemas avançados de assistência à direção – que reúne, como padrão, uma série de tecnologias semiautônomas voltadas à segurança dos ocupantes e demais usuários da via.
São eles o controle de cruzeiro adaptativo (ACC); assistente de manutenção na faixa de rolamento (LKS); assistente de frenagem de emergência (BAS); assistente de estacionamento (Park assist); alertas de ponto cego (Blis); alerta de tráfego cruzado ao sair de vagas (RCA); e até leitura de placas de trânsito.
DESIGN COM NOVO ENREDO

O VW Tera estreia uma identidade de estilo dos modelos da marca alemã no Brasil, caracterizada por traços fluidos e escultura com referências retroativas.
Na comissão de frente, as linhas da carroceria, que evoluem desde os paralamas, criam a sensação de altura e presença. De acordo com a fabricante, esse jogo de proporções cria a sensação visual de que o veículo é mais alto do que realmente é, assim como reforça a robustez de sua estrutura, especialmente na dianteira.
Os faróis totalmente de LEDs trazem assinatura de iluminação fracionada, o que torna a identidade do veículo realmente única.

Visto de perfil, o teto ainda tem caimento esportivo sem perder a característica marcante de um SUV. As rodas, por sua vez, são dimensionadas de maneira exata a preencher os seus nichos, criando uma harmonia entre o volume da carroceria e a postura dinâmica do veículo, detalha a VW.
Na versão de topo de linha – chamada Outfit, como pode ser observado nas imagens de divulgação do modelo no sambódromo carioca – elas terão acabamento diamantado.

Na ala traseira, o alargamento da coluna “C” segue o mesmo princípio, conferindo um equilíbrio perfeito entre fluidez e força.
As lanternas também são inovadoras, com efeito luminoso denominado click-clack, presente em modelos como Passat e Tiguan.
ALEGORIAS INÉDITAS

Uma das grandes surpresas do VW Tera são os chamados easter eggs (ovos de páscoa). Pela primeira vez, a VW brasileira traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores.
No vidro traseiro, próximo aos limpadores do parabrisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no país, Fusca e Gol, formando fila com o próprio Tera. Espalhados pela carroceria estão algumas escritas e outras figurinhas, como Trip mode on, no porta-malas.
DA TERRA DO SAMBA PARA O MUNDO

O Tera faz parte integrante da ofensiva de 16 lançamentos que a Volkswagen do Brasil prepara até 2028, sendo o quarto modelo desta lista. A marca aposta no compacto como um carro de volume e seu lançamento tem como objetivo reforçar e ampliar sua presença no segmento de SUVs. Seus principais concorrentes nacionais serão o Fiat Pulse e o Nissan Kicks.
O modelo será produzido na planta de Taubaté (SP) e comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados latino-americanos, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de ser exportado para o continente africano.
MISTURA DE RITMOS

O VW Tera foi apresentado ao público oficialmente em setembro de 2024, ainda com camuflagem especial, durante o Rock in Rio, no Rio de Janeiro.
Depois da presença especial no festival de música, a marca alemã contorno com a interação do público para a revelação do nome do modelo. A ação no perfil da Volkswagen no Instagram alcançou mais de 700 milhões de visualizações, segundo a marca, com sugestões do público para descobrir o nome do Tera, revelado finalmente em novembro, com mais duas fotos dos emblemas da carroceria.

No ambiente digital, “tera” é uma redução do termo em inglês terabyte (TB), capacidade extraordinária de armazenamento de dados que equivale a mil gigabytes (GB).
A letra inicial “T” é uma tradição da Volkswagen em todo o mundo para nomear seus SUVs, que teve início em 2002 com o lançamento do Touareg, o primeiro utilitário esportivo da marca. Fazem parte da lista o Taigun, Tiguan, T-Cross e Taos. Para 2026, está prevista a chegada da picape médio-compacta Tarok, derivada do T-Cross. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: VW do Brasil, Canaltech e Wikipedia I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: /@universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.