
JEEP COMMANDER GANHA NOVO TURBODIESEL I Lançada em abril passado, a linha 2025 do Jeep Commander traz uma importante atualização neste início de ano com a estreia da motorização 2.2 Turbodiesel na configuração intermediária Overland, de sete lugares.
Ela é única opção para este combustível dentro da gama do SUV médio-grande, que reúne também as opções Longitude (de cinco lugares), Limited e Blackhawk (ambas para sete ocupantes), que combinam motores flex ou gasolina e tração 4×2 ou 4×4.
Segundo a Jeep, marca que é sinônimo de off-road, a nova unidade de quatro cilindros propicia ao Commander Overland 2025 maior agilidade, robustez e desempenho, especialmente em terrenos mais exigentes.
Ao mesmo tempo, a introdução em sua atual linha do pacote de sistemas avançados de assistência à direção (Adas) com nível 2 faz dele o único veículo a diesel de sete lugares no mercado brasileiro – considerando seus concorrentes diretos -, a oferecer este conjunto de tecnologias semiautônomas, destaca a fabricante.
Esses sistemas podem assumir a direção, aceleração e frenagem em cenários específicos, além de manter o veículo centralizado nas faixas de rodagem, o que garante maior segurança aos ocupantes do carro e demais usuários da via.
Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), o Jeep Commander Overland com o novo motor turbodiesel de 200 cv chega com preço sugerido de R$ 309.990. A tabela completa da linha 2025 está disponível no final da matéria.
VISUAL IMPONENTE

O design externo robusto e sofisticado do Commander mantém as tradicionais e marcantes sete fendas verticais na grade frontal – marca registrada dos veículos Jeep. Os faróis totalmente de LEDs refletem assinatura única, reforçando a largura e imponência da personalidade do modelo.
Além disso, os conjuntos ópticos dianteiros incorporam as luzes de direção dinâmicas, outra tendência premium, que funciona como um elemento adicional de elegância.

Na traseira, as lanternas também de LEDs têm desenho inédito, com acabamento em cromo acetinado e quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com as luzes de posição e de freio.
O Commander 2025 também ganha rodas de 19” com novo design, que conferem maior esportividade ao veículo. Os pneus Pirelli Scorpion têm medidas de 235/50 e passam a contar com a tecnologia patenteada Seal Inside, que sela a perfuração causada por pregos ou outros objetos pontiagudos com até 4 mm de diâmetro, evitando que o ar vaze.

A configuração Overland Turbodiesel é oferecida com cinco opções de cores para a carroceria, todas com o teto pintado de preto, a saber: azul jazz, prata billet, cinza granite, slash gold, branco polar e preto carbon.
MAIS FORÇA E ECONOMIA

O estreante motor 2.2 Turbodiesel foi desenvolvido globalmente e preparado de acordo com as necessidades da América do Sul. Ele reúne o que há de melhor em tecnologia, resultando em maior desempenho e aproveitamento do combustível, afirma a Jeep.
A unidade de quatro cilindros em linha, com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, é dotado de coletor de admissão variável; injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar); turbocompressor com geometria variável e válvula wastegate elétrica (para alívio da pressão interna da turbina); intercooler ar-líquido e duplo circuito de refrigeração do motor.

Com isso, ele gera a potência máxima de 200 cv, com pico de torque de 45,8 kgf.m de torque, enquanto no motor anterior essas valências eram de 170 cv e 38,7 kgf.m. Fazendo as contas, os ganhos são de 17,6% e 18,3%, respectivamente.
Para reduzir as emissões de poluentes, o sistema de escape conta com dupla recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica — simplificação que só foi possível graças à adoção de processadores mais rápidos e eficientes.
DESEMPENHO ACELERADO

Na prática, o motor TD 2.2 permite ao Commander Overland acelerar de zero a 100 km/h em 9,7 segundos, quase 2s mais rápido em relação à versão anterior, graças à excelente relação de peso-potência proporcionada pela nova unidade de força.
As retomadas também ficaram mais espertas, considerando de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h feitas em 6s2 e 7s8, respectivamente, resultando em ultrapassagens mais seguras.
Além disso, a nova motorização também melhora a autonomia do modelo m relação a versão anterior, segundo a fabricante, mas os números não foram divulgados.
CAPACIDADE OFF-ROAD

O sistema de transmissão do Commander Overland conta com câmbio automático de nove velocidades, tração 4×4 com reduzida, seletor de terrenos com três modos – Sand (areia) Mud (lama), Snow (neve) e Auto – e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
A fim de garantir maior estabilidade e conforto de rodagem – seja no asfalto, estradas de terra ou trilhas -, a suspensão é independente nas quatro rodas. Além disso, o SUV de sete lugares da Jeep tem vão livre do solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°.
ESPAÇO E REQUINTE

O interior do Jeep Commander 2025 oferece acabamento refinado, com bancos revestidos em couro sintético e suede marrom exclusivo. O banco do motorista ganha ajuste elétrico e memória, comodidade estendida ao banco do acompanhante na configuração Overland.
Os ocupantes da versão intermediária usufruem, ainda, da sensação de liberdade proporcionada pelo teto solar panorâmico.

O espaço interno do SUV médio da Jeep é bastante versátil. A cabine pode abrigar de maneira confortável até sete ocupantes.
Com a terceira fileira de bancos rebatida, o assoalho completamente plano permite acomodar até 661 litros de bagagens – mesma capacidade da versão de cinco lugares. E quando for necessário ainda mais espaço, com todos os bancos traseiros rebatidos o volume útil expande para 1.760 l.
Toda a família Commander conta com abertura e fechamento elétrico do porta-malas, por meio de um simples toque no botão. Para as opões Overland e Blackahwk há sensor de presença, que permite a abertura sem o uso das mãos.

O painel interno conta com mais de 20” de telas. Bem à frente do motorista, o quadro de instrumentos totalmente digital e de alta definição mede 10,25 polegadas (26 cm), enquanto no centro do painel a central multimídia tem display de 10,1” (25,4 cm). Graças ao wi-fi nativo, o cliente pode incluir o assistente virtual Alexa, da Amazon, com funções comandadas por voz.
Fornecido pela Harman Kardon, o sistema de som premium tem potência de 450w, distribuída através de nove alto-falantes e subwoofer, que oferece qualidade de áudio superior em todas as configurações do Commander.
A experiência sonora fica ainda mais extraordinária com a exclusiva tecnologia Fresh Air (ar fresco), que dispensa a caixa do subwoofer e faz uso do próprio espaço da cabine para propiciar sons mais graves e de maior fidelidade.
CONDUÇÃO SEMIAUTÔNOMA

O conteúdo de segurança do Jeep Commander também traz atualizações na linha 2025. A principal delas é a introdução do pacote de sistemas avançados de assistência à direção (Adas) de nível 2, cujas funcionalidades têm como objetivo evitar acidentes.
Ele compreende alertas de colisão com frenagem automática, de detecção de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa; frenagem de emergência para pedestres, ciclistas e motociclistas; detector de fadiga do motorista; reconhecimento de placas de velocidade; comutação automática de faróis (ao se aproximar de outros veículos) e assistente de estacionamento (park assist).
Mas no caso da colisão ser inevitável, seis airbags protegem os ocupantes de lesões graves.

Por fim, para oferecer ainda mais tranquilidade ao cliente, o modelo agora conta com cinco anos de garantia e assistência 24 horas em todo território nacional.
Confira os preços da linha completa do Jeep Commander 2025:
- Longitude Turbo Flex AT6 (5 lugares): R$ 227.990
- Limited Turbo Flex AT6 (7 lugares): R$ 253.990
- Overland Turbo Flex AT6 (7 lugares): R$ 276.990
- Overland Turbo Diesel 4×4 AT9 (7 lugares): R$ 309.990
- Overland Hurricane 2.0T gasolina 4×4 AT9 (7 lugares): R$ 318.990
- Blackhawk 2.0T gasolina 4×4 AT9 (7 lugares): R$ 335.990 ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Jeep Brasil I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UMotor
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: /@universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.