BMW R 1300 GS ADVENTURE CHEGA AO BRASIL ATÉ MARÇO

Bigtrail com 145 cv e suspensão adaptativa é o próximo modelo a ser feito em Manaus e o primeiro dos sete lançamentos da marca alemã previstos para 2025 no país

BMW R 1300 GS Adventure

BMW R 1300 GS ADVENTURE I Líder no segmento premium, a BMW Motorrad inicia 2025 com a promessa de muitas novidades para o mercado brasileiro ao longo do ano.

Ao todo, sete modelos estão programados para desembarcarem aqui, seis deles produzidos na planta do Grupo BMW em Manaus – a única fora da Alemanha dedicada à fabricação de motos.

BMW R 1300 GS Adventure:
BMW R 1300 GS Adventure

A temporada de lançamentos tem início confirmado já para o primeiro trimestre com a chegada da BMW R 1300 GS Adventure. A bigtrail terá sua produção nacional iniciada poucos meses após sua estreia mundial na planta de Berlim.

O modelo aventureiro vai ocupar a posição de topo da família GS no mercado nacional, junto com a G 310 GS, F 900 GS, F 900 GS Adventure e a irmã R 1300 GS, lançada no Brasil em 2024.

A BMW R 1300 GS Adventure tem visual exclusivo e representa o que há de melhor e mais tecnológico no segmento de motocicletas para viagens de longa distância, resume a fabricante de Munique.

 

Ao mesmo tempo, ela é equipada com nova versão do premiado motor boxer de dois cilindros – a mais potente já produzida, com 145 cv -, que tem como grande diferencial o tamanho reduzido em relação ao bicilindro que equipa aos outros modelos da marca alemã.

PERSONALIDADE DOMINANTE

BMW R 1300 GS Adventure:
BMW R 1300 GS Adventure

O visual robusto da nova R 1300 GS Adventure é completamente novo se a diferencia ainda mais de sua parente mais próxima, a R 1300 GS.

O componente que define a individualidade da nova bigtrail alemã é o ostensivo tanque de combustível de alumínio, com capacidade para 30 litros, que agrega o visual dominador e moderno ao modelo off-road.

Além de oferecer maior autonomia para longas aventuras, o formato bojudo do reservatório permitiu aos desenhistas criar um prático porta-objetos para ser acoplado a ele (por meio de uma presilha na parte de cima do tanque), que inclui um nicho estanque para guardar e recarregar o smartphone.

Faróis Matrix LED ganham companhia de luzes auxiliares na carenagem

Outro item exclusivo é o parabrisa vertical transparente com extensões laterais desvia o ar frontal do piloto e protege o painel da poeira e da chuva.

Chama a atenção, também, o conjunto óptico dianteiro Matrix LED, com assinatura em forma de X, combinado aos faróis auxiliares integrados à carenagem de ambos os lados. Como opcional, a luz alta pode incorporar a tecnologia adaptativa Farol Pro, que aumenta automaticamente a luminosidade ao entrar num túnel, por exemplo, ou baixa o facho de luz com a aproximação de veículos no sentido contrário.

Conjunto de luzes traseiras é minimalista e 100% de LED

A traseira minimalista agrupa junto ao suporte de placa a lanterna e os indicadores de direção em tamanho reduzido, ambos também totalmente de LEDs.

Essenciais para longas viagens – que é o propósito de vida da nova R 1300 GS Adventure e de quem está sobre ela – os novos cases de alumínio (opcionais) são formatados para acomodar as bagagens dos até dois ocupantes de forma prática, segura e livre de água e poeira.

Conjunto de viagem oferece tank bag, top case (não exibido na arte) e cases laterais

Eles contam com suportes de fixação magnéticos, tomadas USB para recarga de aparelhos eletrônicos e luzes de cortesia.

O baú central – que ocupa o lugar do carona – tem capacidade para 37 litros e suporta até 8 kg. Nas laterais, os dois compartimentos somam 73 litros de capacidade total e cada um pode acomodar até 10 kg. Ainda assim, os bagageiros dispõem de extensões de volume.

CICLÍSTICA ADAPTÁVEL

BMW R 1300 GS Adventure
Sistema DSA ajusta automaticamente as suspensões

O chassi completamente redesenhado alia otimização de construção, redução de peso e novos recursos tecnológicos, como o sistema de ajuste da altura da moto.

No lugar da construção tubular de aço, a nova R 1300 GS Adventure possui estrutura traseira de treliça, feita de tubos de alumínio e peças forjadas, resultando num conjunto mais leve, mas sem comprometer a resistência.

No centro da nova suspensão, uma  chapa de aço sustenta a estrutura principal, solução que ocupa menos espaço para instalação e oferece maior rigidez a torções do que o antecessor.

Suspensões trazem as tecnologias patenteadas EVO Telelever (D) e EVO Paralever (T)

A precisão de direção e a estabilidade de condução foram otimizadas, afirma a BMW Motorrad, graças às atualizações das suspensões patenteadas EVO Telelever, na dianteira, e EVO Paralever, na traseira, esta caracterizada pela balança de braço único.

O sistema de Ajuste Eletrônico de Suspensão Dinâmica (DSA), incluído como equipamento opcional, oferece o ajuste automático do amortecimento e da pressão de mola, bem como a compensação do peso de passageiro e/ou de bagagens. Isso garante a altura do veículo de forma ideal e mantém o conforto em qualquer condição de uso.

Freios incluem Full Integral ABS Pro nas duas rodas

O conjunto de freios usa disco duplo, na frente, e disco simples, na traseira. Ambas as rodas são equipadas com o sistema BMW Motorrad Full Integral ABS Pro, aperfeiçoado com o monitoramento do ângulo de inclinação.

As rodas de alumínio fundido têm aros de 19 polegadas (D) e 17” (T), montadas com pneus 120/70 e 170/60, na ordem.

PODER CONCENTRADO

BMW R 1300 GS Adventure
BMW R 1300 GS Adventure

A nova R 1300 GS Adventure é equipada com uma versão inédita do lendário e premiado motor boxer de dois cilindros opostos, que traz como evolução o tamanho mais compacto, em comparação o antecessor.

Isso foi possível graças à realocação do câmbio para debaixo do bloco, bem como ao novo arranjo do sistema BMW ShiftCam (que faz variar o tempo de acionamento e o curso das válvulas de admissão), reposicionado para o lado.

Nova versão do boxer bicilíndrico traz o câmbio sob o bloco

Em relação às valências de força, o novo motor mantém os 145 cv de a potência máxima a 7.750 rpm, e o pico de torque de 15,2 kgf.m aos 6.500 giros.

Segundo a BMW Motorrad, isso propicia respostas consistentes em todas a faixas de rotações do motor, médias de consumo de combustível exemplares e redução dos níveis de emissões locais, tudo combinado com suavidade de funcionamento.

Embreagem automatizada dispensa manete esquerdo

Em seu novo formato e localização, o câmbio mantém a caixa de seis velocidades e a embreagem banhada a óleo, acionada hidraulicamente e com sistema deslizante, que impede o bloqueio da roda traseira em reduções bruscas. A transmissão final é feita por eixo cardã.

O Assistente de Mudança Automatizado (ASA) permite que as trocas de marcha sejam feitas de forma automática e sem o uso da embreagem – eliminando o manete esquerdo -, o que torna a condução mais confortável ou emocionante, conforme o modo de pilotagem selecionado.

MOCHILA EQUIPADA

BMW R 1300 GS Adventure
Suporte adicional transforma smartphone numa segunda tela do painel

Na Europa, a R 1300 GS Adventure traz de série um conteúdo invejável de tecnologias de auxílio à pilotagem. São quatro modos de condução – Eco, Rain, Road e Enduro, cada um com seus ajustes de motor e chassi -, associados aos controles de torque do motor (MSR), de tração (DTC) e de partida em rampa (HSC).

A segurança é reforçada com o Controle de Cruzeiro Dinâmico (DCC) – um tipo de piloto automático com atuação nos freios – e o Controle Dinâmico de Frenagem (DBC), ambos também como itens padrão.

Como opcional, o cliente pode adicionar itens como o Assistente com Controle de Cruzeiro ativo (ACC), que mantém a distância em relação ao veículo da frente, e os sistemas de avisos para colisão frontal (FCW), mudança de faixa e de colisão traseira (Recw).

BMW R 1300 GS Adventure
Luzes de direção são embutidas nos protetores de mãos abrigam as

Pronta para desbravar até os confins do mundo, a BMW R 1300 GS Adventure oferece elevado nível de conforto, algo fundamental para longas jornadas. Logo de saída, piloto dispõe da comodidade do módulo de partida sem chave Keyless Ride e da segurança do monitoramento da pressão dos pneus (RDC).

Mas não só: de fábrica, a bigtrail alemã traz protetores de mão com indicadores de direção (piscas) integrados. Como itens adicionais, é possível equipar a aventureira com assentos aquecidos e guidão ajustável em altura, com 30 mm de curso.

BMW R 1300 GS Adventure
Tela digital TFT tem 6,5 polegadas

O painel de instrumentos multifuncional tem tela colorida de 6,5″ (16,5 cm), com tecnologia TFT (Thin Film Transistor, ou transistor de película fina), que garante maior nitidez das imagens, fácil leitura e operações intuitivas.

O suporte adicional acima do painel transforma o smartphone em um segundo display para acesso ao aplicativo BMW Motorrad Connected. Com isso, o motociclista dispõe de inúmeras funcionalidades de infoentretenimento online, tais como navegador, sistema multimídia e informações de condução. O app também permite conectar a moto, o celular e o capacete por meio de Bluetooth.

BMW R 1300 GS Adventure
BMW R 1300 GS Adventure

Outras informações como início de produção, data de chegada às lojas e preços da nova a BMW R 1300 GS Adventure feita no Brasil devem divulgadas em breve.

Atualmente, as três configurações que compõem a linha GS feita produzida na planta manauara têm valores na etiqueta entre R$ 99.900 e R$ 122.900. ♦ 


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW Motorrad Global  I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

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