CARRO VOADOR APOIADO PELA TOYOTA AVANÇA NOS EUA

Startup Joby Aviation, dona do projeto, anuncia que seu eVTOL passou à fase final de certificação da agência de aviação civil do país. Vídeo mostra primeiro voo, no Japão

CARRO VOADOR DA TOYOTA I A Joby Aviation, empresa de transporte fundada em 2009, anunciou a entrada na fase final de certificação de sua aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, o eVTOLtipo de veículo futuristas também chamado de carro voador, juntamente com a agência federal de aviação dos Estados Unidos, a FAA.

O modelo com fuselagem de fibra de carbono e impulsionado por seis hélices com motores 100% elétricos foi projetado para transportar piloto e até quatro passageiros a uma velocidade máxima de 320 km/h – equivalente à de um supercarro.

eVtol Joby Aviation e Toyota
eVtol fez seu primeiro voo de exibição em novembro, no Japão 

A meta da Joby é introduzir o veículo como parte de um serviço rápido, silencioso e conveniente em cidades ao redor do mundo, oferecendo mobilidade de alta velocidade com baixo nível de ruído e zero emissões operacionais.

A empresa do Vale do Silício realizou seus primeiros testes sob a Autorização de Inspeção de Tipo (TIA) com a participação de pilotos da agência para avaliar os fatores humanos relacionados à segurança de voo.

Neste estágio, pilotos de teste da FAA validam o desempenho e a segurança da aeronave conforme os planos de teste de certificação previamente aprovados.

 

Os testes ocorreram em um simulador equipado com um cockpit em conformidade com os padrões exigidos pelo órgão, segundo a matéria publicada na página online do Instituto Brasileiro de Aviação.

A fase de testes TIA é considerada a etapa final do processo de certificação de tipo, essencial para autorizar uma aeronave a operar comercialmente no transporte de passageiros.

“Este marco demonstra a liderança contínua da Joby no setor e reflete a maturidade do nosso programa de testes e os rigorosos testes internos que já concluímos”, disse JoeBen Bevirt, CEO e fundador da Joby Aviation.

Simulador eVtol Joby Aviation e Toyota
Fase final de certificação pela FAA inclui testes em simulador

Além dos testes para certificação de componentes, aeroestruturas e sistemas, a empresa também anunciou que prevê iniciar os voos de teste de TIA em 2025 com a primeira aeronave em conformidade com a FAA, atualmente em construção em sua planta na Califórnia.

TOYOTA APOSTA ALTO

Tetsuo Ogawa, diretor da Toyota, e JoeBen Bevirt, CEO da Joby Aviaton

O passo importante para a homologação do projeto nos Estados Unidos acontece dois meses após a Toyota Motor Corporation (TMC), maior fabricante de automóveis do mundo, anunciar investimento de US$ 500 milhões adicionais para dar suporte à certificação e à produção comercial do táxi aéreo elétrico da Joby, com o objetivo de concretizar a visão compartilhada das duas empresas sobre mobilidade do futuro.

O relacionamento entre a TMC e a startup estadounidense começou a partir do aporte inicial feito pela Toyota Ventures, o braço de capital de risco da montadora japonesa, que identifica e explora oportunidades de investimento em tecnologias e empresas disruptivas. Em seguida, a montadora concluiu investimentos totalizando US$ 394 milhões.

PRIMEIRO VOO

Voo de exibição passou pelo Monte Fuji

No início de novembro de 2024, o eVtol da Joby concluiu seu primeiro voo de exibição internacional, realizado no Centro Técnico Higashi-Fuji da Toyota em Shizuoka, Japão.

O percurso de poucos minutos, concluído aos pés do Monte Fuji, marcou uma oportunidade de demonstrar a baixa pegada acústica da aeronave livre de emissões. Veja:

Os engenheiros da Toyota agora trabalham lado a lado com a equipe da Joby na Califórnia. O contrato de longo prazo prevê que a Toyota fornecerá os principais componentes de powertrain e atuação para a produção da aeronave da Joby.

Novos voos de testes estão previstos para este ano

Assim como o Volocopter e o Airspacex, o projeto da Joby e Toyota é um dos principais concorrentes do modelo da Eve Air Mobility, startup de mobilidade aérea subordinada à EmbraerX, que é a divisão de tecnologias disruptivas da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

As montadoras Audi, Porsche e Hyundai também participam de projetos semelhantes, respectivamente associadas com Airbus, Boeing e Uber.  ♦ 


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Instituto de Aviação, Joby Aviation e Toyota Global  I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

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