MERCEDES-AMG GLC 63 S E PERFORMANCE COUPÉ I A marca da estrela de três pontas acaba de lançar no mercado brasileiro uma versão ainda mais potente e equipada do seu SUV cupê com assinatura da divisão esportiva AMG.
Com sede em Affalterbach, na Alemanha, a sigla é responsável pelos projetos de desempenho extremo da fabricante de luxo alemã, desde os carros de série (entre hatches, sedãs e SUVs), até a execução total do programa de Fórmula 1 da empresa, que arrebatou oito títulos consecutivos no campeonato de construtores (2014-2021).
A novidade que acaba de desembarcar em solo nacional é o Mercedes-AMG GLC 63 S E Performance Coupé, equipado com a tecnologia de propulsão hibrida plug-in criada para os monopostos da categoria máxima do automobilismo.
Com potência combinada de 680 cavalos, ele assume o topo da hierarquia de força entre os modelos AMG disponíveis aqui no nosso mercado.
Paralelamente, a arquitetura de eletrificação chamada AMG Performance Hybrid passa a ser oferecida para o consumidor brasileiro em cinco diferentes especificações – e a segunda entre os AMG GLC Coupé.
ESPAÇO À VONTADE
De um parachoque a outro, o GLC 63 S E Performance Coupé mede 4.792 mm, com 2.076 mm de largura e 1.603 mm de altura total. A distância entreeixos é de 2.875 mm, o que garante um generoso espaço interno na cabine para os seus cinco ocupantes. O porta-malas oferece bons 390 litros de espaço útil, podendo mais do que triplicar com o banco traseiro rebatido, quando chega aos 1.335 l.
O tanque de combustível tem capacidade para 65 litros, sendo 10 l de reserva. Pronto para rodar, o SUV híbrido – o que significa dizer, dois motores e a bateria de lítio a tira colo – tem peso total de 2.310 kg.
VISUAL OUSADO
O visual externo do modelo traz pacote Night AMG, que incorpora elementos funcionais com desenhos exclusivos. Entre eles, se destacam a grade do radiador de aletas verticais com frisos cromados e o parachoque dianteiro, que adiciona entradas de ar esportivas e um defletor finalizado na cor prata.
Os grupos ópticos 100% de LEDs incluem faróis altos adaptativos, que reduzem a luminosidade ao se aproximarem de um veículo à frente ou em sentido contrário.
Também contribuem com a aparência invocada do utilitário esportivo os painéis laterais integrados de forma harmoniosa, o parachoque traseiro com difusor adicional (que otimiza o fluxo de ar que passa por baixo do carro) e as saídas de escape duplas, com formatos trapezoidais.
As rodas com aro de 21” têm desenho sete raios em Y e vêm calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 265/40 ZR na dianteira e 295/35 ZR na traseira.
POR DENTRO DA NAVE
Os bancos AMG revestidos em couro nappa e o opcional couro nappa AMG, com o brasão da preparadora em relevo nos apoios de cabeça dianteiros, refletem o caráter esportivo do carro no interior da cabine. Os assentos dianteiros oferecem ajustes elétricos (inclusive lombar) e função de memória.
O ambiente luxuoso é complementado por pedais esportivos, tapetes e soleiras das portas iluminadas com a inscrição AMG.
O sistema de infoentretenimento Mercedes-Benz User Experience (Mbux) inclui duas telas grandes. A primeira delas com 12,3 polegadas (31,2 cm), que compõe o quadro de instrumentos totalmente digital, bem à frente do condutor.
No centro do painel, realçando o estilo exclusivo Supersport da AMG, o outro monitor com 11,9” (30,2 cm) é instalado em posição vertical. Ali, são exibidos conteúdos como o menu de configurações, onde podem ser feitos ajustes de suspensão ou transmissão por meio de simples toques dos dedos. Também é possível visualizar o mapa de navegação ou dados de consumo de energia.
Opcionalmente, o motorista pode contar com o head-up display, que projeta informações como a velocidade do veículo diretamente no parabrisa, dentro do seu campo de visão.
A conectividade a bordo é feita por meio da integração com smartphones (Apple e Android), complementada pelo sistema de recarga por indução (sem fio).
Além do conforto elevado, os ocupantes do GLC 63 S E Performance Coupé podem desfrutar de requintes como a iluminação ambiente com 64 cores a escolher e o teto solar panorâmico. O sistema de áudio Burmester Surround Sound System, com qualidade de som Dolby Atmos, pode bombar a cabine com até 710W de potência.
DA F1 PARA AS RUAS
O trem de força plug-in híbrido do Mercedes-AMG GLC 63 S E Performance Coupé combina o motor turbo de quatro cilindros com uma Unidade de Propulsão Elétrica (EDU) no eixo traseiro. A potência combinada do sistema (combustão+elétrica) é de 680 cv, com um torque máximo de 104 kgf.m, proporcionando uma experiência de condução emocionante e com alta eficiência, segundo a fabricante.
O coração do novo modelo é o engenho a gasolina AMG M139l, de quatro cilindros e 2.0 litros, instalado longitudinalmente, que gera 476 cv a 6.725 rpm, tornando-se o mais potente já produzido em série no mundo nesta configuração.
Ele também é o único motor de produção no globo equipado com turbo elétrico movido pelos gases de escape. A tecnologia é diretamente derivada das soluções aplicadas pela equipe Mercedes-AMG Petronas F1 em seus carros. No GLC 63 S, a turbina é consideravelmente maior em comparação à do GLC 43, resultando em maior potência.
O sistema de propulsão elétrica e a bateria de alto desempenho com 400 volts são desenvolvimentos exclusivos da AMG. O motor a eletricidade de 204 cv está posicionado no eixo traseiro, onde é integrado com a transmissão de duas velocidades eletricamente controlada e ao diferencial traseiro de escorregamento limitado, formando um conjunto compacto.
A bateria leve e de alto desempenho do AMG GLC 63 S E Performance também fica localizada sobre o eixo traseiro, melhorando a distribuição de peso. Ela tem capacidade de 6,1 kWh, potência contínua de 80 kW e pico de força de 150 kW por dez segundos. O carregamento é feito por meio de recuperação de energia das frenagens ou pelo sistema plug-in, que usa tomada conectada a estações específicas ou na rede doméstica.
Assim como na Fórmula 1, a bateria AMG foi projetada para oferecer rápida entrega e recuperação de energia, não para o maior alcance possível. No entanto, a autonomia elétrica de 12 km do GLC 63 S E permite um raio de atividade prático, por exemplo, para condução silenciosa e sem emissões de casa para o trabalho ou até a rodovia.
A base para o alto desempenho de fornecimento de energia é seu inovador sistema de resfriamento direto. Pela primeira vez, um fluido de alta tecnologia e não condutor de eletricidade circula ao redor das 560 células da bateria, resfriando-as individualmente. Dessa forma, o conjunto está sempre dentro de uma faixa de temperatura ideal de funcionamento, ao redor de 45ºC.
OFF-ROAD BOM DE ASFALTO
A transmissão automatizada de duas marchas no eixo traseiro, com relações especialmente calibradas, garante distribuição ideal de torque para partidas ágeis e potência contínua em altas velocidades, detalha a Mercedes. Quando o cupê off-road atinge perto de 140 km/h (que corresponde à velocidade máxima do motor elétrico, em cerca de 13.500 rpm) um atuador automático engata a segunda marcha.
Tudo integrado, o trem de força do AMG GLC 63 S E é capaz de fazer o modelo disparar de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e alcançar a máxima de 280 km/h (!!!) – desempenho que deixa muitos modelos apresentados como esportivos comendo poeira.
TUDO SOB CONTROLE
Com tantas tecnologias de assistência a bordo, como descrito mais adiante, é muito difícil ocorrer a perda de aderência nas rodas traseiras. Mas se acontecer, a potência do motor elétrico é transferida para o eixo dianteiro, conforme necessário, para garantir maior tração possível. A conexão mecânica entre os eixos é feita através de cardã.
O GLC 63 S oferece oito programas de condução incluídas no sistema de gerenciamento AMG Dynamic Select, que ajustam diversas características do veículo – como conforto, trem de força e estabilidade -, precisamente adaptadas às diferentes condições de viagem.
Ao mesmo tempo, o sistema integrado de controle dinâmico de condução, chamado AMG Dynamics, aprimora as funções do controle de estabilidade (ESP) com intervenções que tornam mais ágeis as características de direção.
Por exemplo, ao fazer curvas em alta velocidade, uma breve “beliscada” no freio da roda traseira interna resulta em tangências mais precisas e responsivas. Paralelamente a isso, as rodas traseiras podem ser esterçadas em até 2,5°, reforçando a estabilidade nas curvas.
O sistema de freios AMG com discos de compósito cerâmico de alta performance reduz drasticamente o risco de fadiga por superaquecimento, garantindo a melhor performance e uma dosagem precisa mesmo em uso severo, seja em descidas de serra com seu peso máximo de deslocamento (2,8 ton) ou em track days.
MUITO, MUITO EQUIPADO
Tão sofisticada quanto o design e o trem de força, a lista de equipamentos semiautônomos do AMG GLC 63 S E Performance traz uma série de recursos de auxílio ao motorista, que garantem a condução segura em qualquer situação. São eles:
- Sistemas de direção semiautônoma;
- Assistentes Ativos de Distância Distronic, de Frenagem, de Manutenção de Faixa e de Ponto Cego;
- Pre-Safe Impulse Side (que empurra o tronco dos ocupantes para o centro do veículo ao detectar uma iminente colisão lateral)
- Proteção de Pedestres;
- Suporte para manobras evasivas;
- Assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera 360°;
A proteção contra “amigos do alheio” inclui o alarme antifurto e Proteção Urban Guard, além do módulo eletônico Keyless-go, que permite a abertura de porta, fechamento da tampa do porta-malas e partida sem chaves.
E para ajudar o motorista-piloto a aprimorar suas habilidades ao volante, o SUV cupê inclui o AMG Track Pace para uso em autódromos, que analisa e registra os tempos de volta, setores de pista e aceleração.
JÁ À VENDA
O novo Mercedes-AMG GLC 63 S E Performance Coupé pode ser encomendado em todos os concessionários da marca no país ao preço público sugerido a partir de R$ 934.900. A configuração de entrada GLC 43 4MATIC Coupé segue disponível com preço de R$ 700.900. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Mercedes-Benz Brasil I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
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