EXPOSIÇÃO DE MOTO NO FAROL SANTANDER I Do surgimento da motocicleta e das competições no Brasil até os dias atuais, são mais de 120 anos de memórias, nostalgia e muita evolução.
Toda a história da paixão brasileira pela vida sobre duas rodas é contada na exposição inédita Duas Rodas e Uma Nação, aberta no Farol Santander São Paulo até 9 de março.
A mostra reúne motos antigas, desde as primeiras bicicletas com motor até um modelo de competição atual da categoria das 1000 cilindradas, além de vasta coleção de documentos, retratos de época, lembranças e recortes jornalísticos. Uma parte do acervo também aborda a trajetória de grandes nomes e conquistas da motovelocidade brasileira.
Os visitantes ainda terão a oportunidade de interagir com recursos multimídia e imersivos, como as instalações que simulam a partida de uma motocicleta ou a vista interna de um motor em pleno funcionamento. Há também espaços instagramáveis, exibição de filmes e projeções em 360º.
A curadoria é de Carlos Coachman, autor e coordenador editorial do livro Duas rodas e uma nação e diretor do Centro Cultural Movimento, em Socorro, no interior de São Paulo.
“O brasileiro é um povo afeiçoado às duas rodas e faltava uma mostra dessa magnitude no país. Afinal, temos um grande mercado consumidor, pessoas que carregam muita história em suas motos, relatos que poderiam ser compartilhados e registrados para as futuras gerações”, comenta o organizador.
VIAGEM PELA HISTÓRIA
A ala da exposição “Duas Rodas e Uma Nação” instalada no 20º andar do Farol Santander SP apresenta a evolução da motocicleta ao longo do século passado, alinhando diversos modelos europeus.
Entre eles, o visitante poderá ficar frente a frente com os primórdios das duas rodas na pele da Royal Enfield Origen (1901) e da Alcyon (1908), passando pelo período pré Segunda Guerra, representado pelas Triumph P (1928), BMW R 16 (1930) e Norton M 30 (1936).
A linha do tempo ainda visita era romântica dos anos dourados, onde brilham a Matchless G80 (1948), a Norton Manx (1950) e a Monark Jawa (1957) – e, claro, motonetas como a Lambretta e a Vespa M40, símbolos da época.
A história da relação entre o homem e as máquinas de duas rodas também é contada pela indumentária básica do motociclista. Os visitantes se deparam com alguns capacetes inusitados, como uma touca de algodão do início do século XX e um gorro feito de pelagem animal com óculos de cristal, entre outras peças de coleção.
No mesmo pavimento fica o espaço para as atrações multimídia e imersivas.
MUNDO DAS CORRIDAS
Logo baixo, no 19º andar, a mostra aborda a trajetória do esporte a motor em duas rodas no Brasil. Ali, os visitantes terão a rara oportunidade de ver de perto exemplares cheios de história e muito bem guardados.
O acervo inclui as Yamaha TZ 350, TZ 750, TZ 350, TZ 250 Daytona que preservam décadas de memória da nossa motovelocidade; a MX 250, ícone do motocross, e a off-road YZF 450 Rally Sertões.
A trajetória da Honda é ilustrada pela CB 550 Fórmula G, CB 750 K0 e RCB 1000. E, ainda, a primeira geração da Honda CG 125, que se tornou, ao longo de suas diversas evoluções, o veículo mais vendido do Brasil há décadas.
Contrastando com os modelos clássicos, estão em exposição a Honda CBR 1000 RR-R utilizada atualmente por Eric Granado, além de macacão, capacete e troféu do piloto nas competições FIM MotoE (elétrica) e SuperBike Brasil.
Serão exibidos também: um grande acervo de acessórios pessoais que, lado a lado, oferecem um panorama da evolução da segurança nas pistas e ralis. ♦
SERVIÇO
O que: Exposição “Duas Rodas e Uma Nação”
Quando: Até 9 de março de 2025 I Terça a domingo, das 9h às 20h
Onde: Farol Santander SP I Rua João Brícola, 24 – Centro – Estação São Bento, da Linha 1 Azul do metrô
Quanto: Inteira: R$ 45 I Cliente Santander: R$ 40,50 (Vendas pela plataforma Sympla)
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: VG Com e Farol Santander I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.