MERCEDES CLASSE G PAPAMÓVEL ELÉTRICOI Nos últimos anos, o papa Francisco manifestou em várias ocasiões sua preocupação com o meio ambiente, apelando para o “cuidado da casa comum”, uma forma bem particular de se referir ao nosso planeta.
“É urgente reduzir o consumo não só de combustíveis fósseis. Também em algumas áreas do mundo seria conveniente consumir menos carne: isso também pode contribuir para salvar o meio ambiente”, afirmou o chefe da Igreja Católica na Conferência da Juventude da União Europeia, em meados de 2022, conforme matéria publicada no site da CNN Brasil.
Responsável por fornecer os carros para o Vaticano há 94 anos, a Mercedes-Benz ouviu as preces do Santo Padre. No início deste mês, poucos dias antes do papa Francisco completar 88 anos, a montadora alemã entregou em uma cerimônia no Vaticano o primeiro “papamóvel” 100% elétrico da história.
O veículo contribui para a realização da encíclica Laudato Si, na qual o papa Francisco descreve a necessidade de desenvolvimento sustentável.
Assim como nos últimos 45 anos, o veículo especialmente desenvolvido para os deslocamentos do sumo pontífice em suas visitas ao redor do mundo é baseado no Classe G, modelo do catálogo de SUVs médios da Mercedes-Benz. O veículo atende a altos requisitos de segurança e conforto e foi desenvolvido em estreita cooperação com a Santa Sé.
O veículo ficou pronto a tempo de o papa se deslocar sem emissões locais durante o Jubileu de 2025 – evento que só acontece a cada 25 anos -, realizado na noite de Natal deste ano, com a presença de milhões de pessoas em Roma.
TRABALHO ARTESANAL
Uma equipe de especialistas de Graz, na Áustria, de Sindelfingen, na Alemanha, e de Roma, capital italiana, trabalhou em conjunto por cerca de um ano para construir o primeiro Mercedes-Benz Classe G “Papamóvel” totalmente elétrico.
O projeto foi gerenciado pela equipe romana, enquanto o trem de força elétrico foi adaptado pela equipe austríaca. Os especialistas do time alemão produziram manualmente, de forma artesanal, a carroceria, os acessórios internos e os equipamentos personalizados.
O trem de força elétrico foi recalibrado para atender às velocidades particularmente baixas exigidas para aparições públicas do papa.
A transmissão elétrica do novo Classe G 580, com a tecnologia EQ – que equipa os novos projetos totalmente movidos a bateria da Mercedes-Benz -, foi adaptada para utilizar plenamente as vantagens dos quatro motores instalados perto de cada roda.
Na parte traseira do veículo, o banco inteiriço para três ocupantes foi substituído por um “trono” papal, posicionado bem ao centro da carroceria e ajustável em altura. Este assento principal giratório permite seu ocupante bastante popular mover-se com flexibilidade e dirigir-se ao público por diferentes ângulos.
Atrás da poltrona principal, dois assentos individuais foram integrados, à esquerda e à direita, para passageiros adicionais, sejam religiosos ou agentes de segurança.
O teto foi removido a partir do pilar B para trás, incluindo a própria segunda coluna, que foi harmoniosamente transferida para a parede lateral, criando um perfil inconfundível para o veículo especial.
Em caso de chuva ou condições meteorológicas impróprias, uma capota rígida retrátil é implementada em poucos minutos, oferecendo proteção para todos os ocupantes.
A porta traseira esquerda do Classe G original foi removida e remanufaturada pelos especialistas – no estilo tradicional de construção de carrocerias – a partir de uma única peça e perfeitamente soldada na carroceria do veículo especial.
No lado direito, as dobradiças da porta traseira foram realocadas para o lado oposto, como nos papamóveis anteriores. Também conforme a tradição, o Mercedes-Benz Classe G Papamóvel 100% elétrico é inteiramente pintado no clássico branco pérola.
AUDIÊNCIA DE ENTREGA
A entrega do Mercedes-Benz Classe G Papamóvel foi seguida por uma audiência privada com o sumo pontífice nos arredores da Basílica de São Pedro, com a presença de altos executivos da Mercedes-Benz e funcionários responsáveis diretamente pelo projeto e construção do veículo.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Ola Källenius, agradeceu o clérigo máximo e todos os envolvidos, também enfatizando a estratégia de negócios sustentáveis da marca da estrela de três pontas.
“Com o novo papamóvel, o papa Francisco será o primeiro no cargo a viajar em um Mercedes-Benz totalmente elétrico durante suas aparições públicas. Esta é uma honra especial para nossa empresa, e gostaria de agradecer a Sua Santidade por sua confiança”, afirmou o executivo.
TRADIÇÃO QUASE SECULAR
A Mercedes-Benz fabrica veículos para o chefe da Igreja Católica e suas viagens e aparições públicas há quase 100 anos. O primeiro veículo desse tipo foi um Nürburg 460 Pullman Sedan para o Papa Pio XI de 1930. Na época, a fabricante de carros de luxo recebeu o contrato de entrega devido a um pacote geral harmonioso de construção e acabamento.
E, também, porque a equipe de manufatura da época adicionou uma característica importante ao veículo, que é a capacidade de acomodar dois dignitários e outros funcionários usando assentos dobráveis.
Na década de 1960, João XXIII recebeu um modelo 300 Landaulet com transmissão automática e distância entreeixos estendida. Landaulet é uma carroceria do tipo limusine, cuja metade traseira do teto é conversível.
Seu sucessor, Paulo VI, inicialmente usou um Pullman Landaulet 600, passando posteriormente para SEL 300, também Landaulet.
Na década de 1980, João Paulo II usou o primeiro veículo oficialmente chamado de “papamóvel” para eventos na Praça de São Pedro, um modelo modificado da série 460 Classe G. A partir de 2002, ele usou um 463 da série G 500, que também foi usado por seus sucessores Bento XVI e Francisco.
Eventualmentepapamóveis baseados Mercedes-Benz Classe M e no GLE, ambos SUVs médios, também foram usados. Após a aposentadoria do serviço, alguns dos papamóveis foram colocados para exibição nos museus do Vaticano e da Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha.
Privilégio que daqui a alguns anos também será o destino do primeiro Mercedes-Benz Classe G “papamóvel” totalmente elétrico da história. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Mercedes-Benz Global I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: /@universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.