RAMPAGE BIG HORN 2025 I Anunciada no lançamento da linha 2025 da Rampage, a inédita versão Big Horn chega para ser a nova porta de acesso ao universo Ram.
Em inglês, big horn significa “chifre grande”, ligando o nome da versão ao símbolo da marca, que é a efígie de um carneiro montanhês com enormes adereços de cabeça.
Equipada exclusivamente com o recém-apresentado motor 2.2 Turbodiesel, a nova picape compacta-média já está disponível em todo o Brasil, com preço inicial de R$ 237.990.
Com isso, a linha Rampage, modelo de entrada da Ram no mercado nacional, passa a ser oferecida em quatro configurações. A partir da Big Horn, vêm a Rebel (a partir de R$ 264.990), a, Laramie (R$ 277.990) e a topo de linha R/T (R$ 295.990).
VISUAL PRÓPRIO
Externamente, a Rampage Big Horn se diferencia das demais versões pela grade desenhada só para ela, com bordas cromadas e aletas em preto brilhante, que destacam o logo da Ram cromado no alto da peça. Também as rodas de liga leve de 17″ são exclusivas, montadas com pneus HT (higway terrain), próprios para asfalto, com medidas 235/65.
Os cromados também estão presentes nas molduras das janelas, nos espelhos retrovisores e no parachoque traseiro, equipado com sensores de estacionamento que trabalham em conjunto com a câmera de ré de alta definição.
O sistema de iluminação é totalmente de LEDs, incluindo os faróis de neblina, que contam com a função cornering para uma iluminação mais precisa em curvas.
A caçamba com capacidade para 980 litros oferece revestimento interno, iluminação interna de LED e capota marítima como itens de série.
A tampa traseira, com trava elétrica e amortecimento, pode ser aberta remotamente por meio do módulo da chave presencial.
COMPACTO E EFICIENTE
A Rampage Big Horn é equipada exclusivamente com o motor 2.2 Turbodiesel, apresentado recentemente durante o lançamento da linha 2025 do modelo de entrada da Ram.
O propulsor, desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades do Brasil, possui a configuração de quatro cilindros em linha, 2.184 cm³ de cilindrada, com 16 válvulas, que fornece 200 cv de potência a 3.500 rpm e impressionantes 45,9 kgf.m de torque já a partir de 1.500 rpm.
Tais números se traduzem em potência e força entregues nos primeiros instantes de aceleração e resultam em mais agilidade no dia a dia e em ultrapassagens seguras nas rodovias. Segundo a fábrica, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em menos de 10 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e 8,0 seg, respectivamente.
Sobre a eficiência, o novo motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de nove marchas, com relação do diferencial 14% mais longa na linha 2025 da Rampage. O resultado pode ser observado no consumo de combustível, que pode chegar a 10,6 km/l no uso urbano e 13,3 km/l em rodovias.
Tais números levaram a Rampage 2.2 Turbodiesel a receber a nota máxima “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (Pbev) do Inmetro. Assim como nas demais versões, a tração 4×4 Auto, que distribui automaticamente a força para os dois eixos e conta com modo reduzida, é item de série.
CARREGADA DE SEGURANÇA
Quando o tema é segurança, a Big Horn também possui uma lista extensa de itens de série. A proteção ativa fica a cargo do piloto automático com limitador de velocidade; controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; freios a disco ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD; e assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control).
Caso não seja possível evitar o impacto do veículo, os ocupantes são protegidos por seis airbags, divididos em pares dianteiros, laterais dianteiros e de cortina, que cobrem toda a lateral da cabine.
INTERIOR CONECTADO
Apesar de ser a opção básica da linha, a Rampage Big Horn não deixa a desejar. Os bancos são revestidos em tecido e forração premium, na cor preta. O painel de instrumentos e os forros de portas apresentam acabamentos com materiais macios ao toque.
De série, a nova configuração também vem com ar-condicionado digital de duas zonas, com saídas de ar para os ocupantes traseiros; freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold (que mantém o veículo parado em rampa até o motorista acionar o acelerador); e chave presencial com partida remota.
O volante multifuncional tem revestimento premium, alavancas para trocas de marcha (shift paddles) e permite navegar entre as informações do quadro de instrumentos, com display de 10,3 polegadas (26,1 cm).
A tela central flutuante do sistema multimídia tem 12,3” (31,2 cm), é sensível ao toque e pode ser conectada simultaneamente com até dois smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay, sem fio. O motorista também conta com o sistema de navegação embarcado.
Os ocupantes dispõem da comodidade de carregar a bateria do smartphone por meio de indução (sem fio) no nicho refrigerado do console ou pelas seis portas USB espalhadas pela cabine, sendo três do tipo C para recarga rápida.
A Rampage Big Horn 2025 também recebe o Ram Connect, plataforma de serviços conectados da marca. Através de um aplicativo no smartphone ou smartwatch é possível consultar remotamente informações sobre a picape, como quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além de enviar comandos remotos, como dar a partida no motor, por exemplo.
O serviço é gratuito no primeiro ano e disponibiliza um pacote de segurança que inclui, entre outros recursos, alerta em caso de tentativa de furto com assistência para recuperação e socorro 24 horas para emergências. O Ram Connect permite ainda que a picape se transforme em um ponto de wi-fi para até oito dispositivos. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Ram Brasil I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: /@universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.