Longe da mais importante categoria do mundo desde 2009, a japonesa Toyota Motor Corporation – maior fabricante de carros do mundo e marca mais valiosa do setor – retorna à Fórmula 1 como “Parceira Técnica Oficial” da MoneyGram Haas F1 Team.
Atualmente, a escuderia defendida por Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen é a única sediada nos Estados Unidos a competir no Mundial de Pilotos e de Construtores da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Conforme os comunicados divulgados por ambas as partes, a montadora japonesa fornecerá serviços de design, técnicos e de fabricação, por meio da Toyota Gazoo Racing (TGR), sua divisão de pesquisa e desenvolvimento voltada para competições.
Especificamente, o acordo envolve a participação de pilotos, engenheiros e mecânicos de treinamento da TGR em test drives da Haas F1, bem como no desenvolvimento aerodinâmico dos monopostos, já a partir dos atuais VF-24.
Segundo a montadora (que pode estar ensaiando voos mais altos para os próximos anos na categoria), isso permitirá que os pilotos ganhem experiência de direção na F1, assim como o acesso por parte de engenheiros e mecânicos sobre grandes volumes de informações.
Em contrapartida, a MoneyGram Haas F1 Team – que mantém contrato com a Scuderia Ferrari para o fornecimento de motores – oferecerá experiência técnica e vantagens comerciais à marca da terra do sol nascente.
O início oficial das atividades conjuntas acontece já a partir do próximo final de semana (18 a 20 de outubro), quando a Haas estará “em casa” para a disputa da 19ª etapa da temporada, o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, no estado do Texas.
HISTÓRIA NAS PISTAS
Ao longo de mais de seis décadas, a Toyota percorreu uma longa e vitoriosa trajetória no esporte a motor internacional. Um dos capítulos mais marcantes se desenrolou entre as temporadas de 2002 a 2009, quando a fabricante japonesa se lançou no Mundial de Pilotos e de Construtores de Fórmula 1 da FIA, atuando como equipe de fábrica e fornecedora de motores para outras escuderias.
Entre os seus pilotos titulares, a Panasonic Toyota Racing teve os brasileiros Cristiano da Matta e Ricardo Zonta, além de nomes bem rodados na Categoria como Olivier Panis, Jarno Trulli e Raph Schumacher.
Desde então, a maior montadora do mundo concentra seus esforços em outras categorias de topo como a Nascar (turismo) e Imsa (protótipos), nos Estados Unidos.
Também representada pela Gazoo Racing, a marca tem participações de ponta nos campeonatos mundiais de Rally (WRC) e de Endurance (WEC), ambos homologados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), assim como a F1. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Toyota Gazoo Racing, MoneyGram Haas F1 Team e Wikipedia I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor