O Mini Cooper S 2025 acaba de desembarcar no Brasil carregado de novidades de design e tecnológicas, mas sem alterar o desenho carismático do modelo original.
A quinta geração do hatch premium produzido em Oxford, na Inglaterra, estreia no mercado nacional na versão de três portas, em duas configurações de acabamento: S Exclusive e S Top.
Ambas são equipadas com o motor 2.0 turbo, de 204 cv, o que garante a “sensação de kart” que a Mini faz questão de manter e destacar em seu modelo mais emblemático.
As proporções típicas do hatch compacto – com capô curto e distâncias mínimas entre as rodas e os parachoques, em contraste com o longo entreeixos – evocam a tradição de design da marca britânica.
A novidade está no desenho da grade dianteira, com formato hexagonal e dominante, que agrega ao Mini Cooper 2025 a sua face distinta.
O interior foca no estilo minimalista, típico do modelo inglês, e em novos materiais. Inovações técnicas como o sistema multimídia Operating System 9, as possibilidades de personalização da cabine trazidas pelo Mini Experience Modes e a ampla gama de funções digitais criam uma experiência imersiva para todos os ocupantes.
DESIGN RENOVADO
Mini Cooper S 2025
O minimalismo contemporâneo do novo design do Mini Cooper caracteriza as formas suaves da carroceria, com linhas limpas e fluidas. Na frente, a nova grade octogonal agrega um traço de personalidade a esta quinta geração do carismático carrinho inglês.
As luzes diurnas de LED horizontais também se sobressaem na nova aparência do modelo. Elas dispõem de três opções de assinaturas de luz, selecionáveis a partir da tela central, que começam e terminam com uma animação de boas-vindas ou de despedida.
Nas laterais, as rodas de alumínio com aros de 16 a 18 polegadas trazem os novos desenhos aerodinamicamente otimizados e esteticamente atraentes.
As lanternas traseiras abandonam o desenho ovalado do modelo anterior do Mini Cooper e ganham o formato de trapézio. Mas mantém a assinatura luminosa no padrão da Union Jack, a bandeira do Reino Unido.
As diversas possibilidades de personalização incluem 11 opções de cor para a carroceria e outras quatro para o teto, além das faixas decorativas contrastantes.
KART COM TETO
Mini Cooper S 2025
Debaixo do capô, o Mini Cooper S 2025 mantém o motor turbo TwinPower de 2 litros da versão anterior, que rende 204 cv de potência e 30,6 kgf.m de torque – números excepcionais para um veículo compacto. A transmissão automática Steptronic conta com sete velocidades e, para trocas mais ágeis e esportivas, é equipada com dupla embreagem.
Com esse conjunto, o hatch acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,6 segundos, chegando à velocidade máxima de 240 km/h.
Perfeitamente ajustado a este trem de força bem esperto, o conjunto de suspensões reduz ao mínimo as oscilações da carroceria, contribuindo diretamente para a sensação de kart proposta pela fabricante.
A condução ágil e divertida também é reflexo da direção com assistência elétrica, que oferece movimentos rápidos e precisos, e do sistema de freios a disco nas quatro rodas, com respostas imediatas e seguras, garantindo altas doses de prazer e confiabilidade ao volante.
INTERIOR INSPIRADO
O design interno do novo Cooper, com linhas limpas e painel têxtil de dois tons – inspirado no modelo clássico da Mini – proporciona a sensação de amplitude do cockpit. O teto panorâmico de vidro complementa a atmosfera brilhante e acolhedora dentro da cabine.
O espaço generoso para os quatro ocupantes é outra característica trazida do modelo original. Em contrapartida, o porta-malas continua reduzido, com apenas 210 litros, mas pode ser expandido para até 725 l, bastando rebater o banco traseiro, bipartido na porporção de 60:40.
O Mini Cooper S 2025 traz novo volante de direção multifuncional. O aro revestido de couro tem apoios ergonômicos maiores, assim como raios no sentido horizontal, onde os comandos de várias funções do carro também foram redesenhados.
A cobertura central, que aloja o air bag, mantém o formato arredondado, mas apresenta acabamento mais discreto. O botão da buzina agora está limitado à parte baixa da peça.
CONECTIVIDADE CIRCULAR
Fazendo uma releitura do icônico mostrador redondo que dominava a área central do painel do Mini Cooper original, a nova tela digital flutuante Mini Interaction Unit, sensível ao toque, mede 240 mm de diâmetro e foi deslocada para mais perto do volante, para facilitar o acesso pelo motorista.
Seu display de alta resolução é composto de Oled (sigla, em inglês, de Diodo Emissor de Luz Orgânico), que se traduz em imagens de altíssima definição. A central multimídia incorporada a ele passa a utilizar a plataforma Mini Operating System 9, que permite acessar todas as funções do carro por meio de toques na tela ou de comandos de voz. Há também animações divertidas para entreter os ocupantes.
As principais informações relacionadas ao veículo – como velocidade e consumo de combustível, por exemplo -, são exibidas na área superior da tela.
Na área inferior do display fica o menu principal, que dá acesso aos sistemas de Navegação, Mídia, Telefone e Climatização. Dispostas horizontalmente, as funções podem ser selecionadas por deslizamento e toque.
Logo abaixo da tela de Oled, a barra de comandos – também remanescente do Mini original – agrupa os botões físicos que acionam os comandos mais importantes do veículo, como o freio de estacionamento, partida, modos de condução. Ali estão, ainda, os controles do sistema de áudio – que na configuração S Top é assinado pela Harman-Kardon.
A partir desta nova geração do Cooper S, a barra de interruptores também passa a alojar, na extremidade direita, o seletor de marchas. Com isso, o antigo espaço ocupado pelo dispositivo no console central dá lugar ao inédito Wireless Charging Shelf 2.0, um nicho onde o smartphone podem ser armazenado e recarregado por indução (sem uso de cabo).
Outra novidade do Mini Cooper S 2025 é a tecnologia Mini Experience, que abre a possibilidade de personalizar o interior da cabine de acordo com cada momento. Os modos de interação entre design visual, iluminação interna e apelo sonoro mudam a aparência do cockpit e abrem novas possibilidades de ambientação a bordo, propiciando maior bem-estar aos ocupantes.
CONVENIÊNCIAS DIGITAIS
No novo Mini Cooper S, inúmeras funções podem ser controladas por comandos de voz, graças ao inédito Assistente Pessoal Inteligente Mini. Ele pode ser ativado com a saudação “Olá Mini” ou usando o botão no volante.
Assim, é possível controlar a navegação, a telefonia, o entretenimento e inúmeras outras funções do veículo simplesmente pronunciando a frase de comando. A interação por reconhecimento de voz também é refletida no display redondo, na forma de gráficos animados, mensagens e avatares (representações pessoais em formato digital).
O Mini Cooper 2025 também tem compatibilidade com o Mini App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação da cabine.
O aplicativo também permite verificar se há alguma porta ou janela aberta; obter dados como quilometragem, autonomia, manutenções e serviços necessários; localizar e fazer contato com concessionários; receber mensagens de check control, como nível de fluído de freio; e, ainda, notificações a cada atualização remota de software.
Fora isso, o Mini App passa a incorporar a inovadora função Mini Digital Key Plus, desenvolvida para todas as marcas do Grupo BMW, transforma o smartphone na chave do carro. A animação de boas-vindas das luzes dianteiras e traseiras do veículo começa assim que o telefone celular estiver a menos de três metros de distância. As portas são destrancadas quando o aparelho se aproximar a menos de um metro e meio.
Essa experiência de conveniência do Mini Cooper S 2025 pode ser transferida digitalmente para os smartphones de diferentes usuários, incluindo as configurações pessoais do veículo.
ASSISTENTES PARA TUDO VER
A lista de equipamentos de série do novo Mini Cooper S adiciona sistemas de assistência para o motorista, que visam aumentar a proteção ativa aos ocupantes do veículo e demais usuários da via. Entre eles, o Driving Assistant, que inclui funções como assistente de manutenção de faixa; detecção de ponto cego; e prevenção de colisões.
Outro auxiliar semiautônomo adicionado é o Parking Assistant, reunindo o monitoramento de entrada e saída de vagas; assistente de reversão (que percorre de ré os últimos metros rodados, para sair de espaços sem área de manobras, por exemplo) e câmera traseira.
Na versão S Top, são adicionados o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que agregam ainda mais funções de assistência como controle de cruzeiro ativo e visualização em 360° do carro, entre outras.
O Mini Cooper S 2025 já está disponível na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil, com preços sugeridos de R$ 239.990, para a configuração de entrada S Exclusive, e de R$ 269.990 para a S Top, mais equipada.•
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Mini Brasil e Global I Imagens: Divulgação
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: @universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.