Ícone do site UNIVERSO MOTOR

KAWASAKI EXIBE SUPERBIKE A HIDROGÊNIO QUE RONCA FORTE

A Kawasaki Motors escolheu o lendário autódromo de Suzuka, no Japão, para revelar ao mundo o protótipo de sua motocicleta movida a hidrogênio (H).

O modelo foi equipado com o mesmo motor de combustão interna (ICE, na sigla em inglês) da superbike Kawasaki Ninja H2 – de quatro cilindros em linha, 998 cm³ de deslocamento, sobrealimentado com turbo -, porém adaptado para permitir a injeção direta do combustível gasoso nas câmaras de combustão.

Protótipo Kawasaki a hidrogênio

A Kawasaki Motors faz parte da HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology), uma associação de pesquisa focada em tecnologia que está conduzindo de forma acelerada o desenvolvimento básico de motores movidos por este combustível limpo e renovável.

O objetivo da marca nipônica (reconhecida pela cor verde vibrante) é lançar no início da década de 2030 uma motocicleta de combustão interna movida a hidrogênio como opção neutra em carbono.

 

Os engenheiros da Kawasaki também se dedicam a criar sistemas de abastecimento e de alimentação de hidrogênio para veículos de pequena mobilidade, incluindo as motos.


POR DENTRO DO HIDROGÊNIO

Protótipo Kawasaki a hidrogênio

O motor de combustão interna a hidrogênio tem funcionamento semelhante ao da gasolina, produzindo o ronco e a sensação pulsante que os motociclistas apreciam ao buscar o acelerador, com a vantagem ambiental de emitir água água em forma de vapor pela saída do escapamento.

Para explicar a tecnologia que está desenvolvendo, a Kawasaki produziu um vídeo, gravado no circuito Autopolis, também no Japão, no qual um dos responsáveis pelo projeto explica (em japonês, com legenda em inglês) o funcionamento da moto. A tradução para o português pode ser acionada clicando no ícone em forma de teclado, na parte de baixo da tela. Veja:


CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Suzuki Burgman Fuel-Cell Scooter

Outra tecnologia que vem sendo desenvolvida em paralelo para empregar o hidrogênio nos sistemas de propulsão veiculares é bem mais silenciosa. Ela usa o gás natural como matéria-prima para gerar eletricidade a partir de uma reação química dentro das chamadas células de combustível, adicionadas aos veículos.

Essa energia é direcionada para alimentar os motores elétricos de tração ou armazenada em baterias para uso posterior. A alternativa está sendo desenvolvida por fabricantes de motocicletas, automóveis e veículos pesados de transporte.

Célula de combustível da Suzuki Burgman

Seja qual for o conceito tecnológico, a eficiência e as emissões reduzidas dos motores a hidrogênio – juntamente com a possibilidade de produzir o gás a partir de fontes renováveis, como usinas abastecidas com energia solar ou eólica (ou ambas) – tornam esse combustível limpo e potencialmente abundante um componente estratégico para o futuro da mobilidade sustentável.


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fontes: Kawasaki europa I Imagens: Divulgação

Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.

E saiba antes seguindo nossas redes sociais:

Instagram: @universomotor.com.br

Facebook: /universomotor

Linkedin: /universomotor

Youtube: @universomotor1 

Sair da versão mobile