Mais uma vez, a Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace) terá entre seus principais expositores a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que vai apresentar o Phenom 100EX, a mais recente evolução de seu jato compacto de entrada.
A edição de 2024 da maior feira de aviação executiva na região latino-americana abre as portas nesta terça-feira (6) no espaço anexo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o primeiro dos três dias consecutivos de exposição aberta ao público em geral, entre empresários do setor, usuários dos serviços de aviação executiva e aficionados por aviões, helicópteros e temas relacionados.
O Embraer Phenom 100EX pode ser configurado para até sete passageiros e, segundo a fabricante, apresenta o nível mais alto de conforto, versatilidade operacional e tecnologia amigável para piloto único.
Os ocupantes têm acesso facilitado pela escada mais ergonômica desta classe de aeronaves e maior porta de entrada, além de contarem com o prático e amplo compartimento de bagagem, com 1,8 m³ de capacidade.
A bordo, o espaço de cabine dispõe da seção transversal mais alta e larga desta classe de aeronaves, combinado ao acabamento artesanal e luz natural abundante, que atravessa as grandes janelas.
O interior 100EX oferece assentos ergonômicos, acabamento luxuoso assinado pela Embraer Design DNA, mesas niveladas com a parede e banheiro equipado com cinto.
O cockpit é igualmente confortável, com mais espaço para as pernas do piloto e comunicação mais fácil com a cabine de passageiros.
Esta terceira versão do Phenom 100 traz melhorias consistentes na aviônica Prodigy Touch, com base no painel Garmin 3000. Entre elas, destaques para a tecnologia de conectividade FlightStream 510 (que permite ao piloto fazer a transferência sem fio das planilhas de voo diretamente do celular para o sistema de navegação da aeronave, por exemplo); aproximação estabilizada; cisalhamento de vento preditivo; varredura volumétrica 3D automática com previsão de raios e granizo; e muito mais.
A segurança a bordo também foi aprimorada no Phenom 100EX, a primeira aeronave em sua classe a dispor da tecnologia Runway Overrun Awareness and Alerting System (Roaas) – em inglês, sistema de alerta e conscientização de ultrapassagem de pista.
Na prática, durante a aproximação com a cabeceira da pista de aterrissagem, o dispositivo alerta a tripulação de forma precisa sobre um eventual risco de a aeronave estar mais rápido do que deveria e ultrapassar o limite de desaceleração; isso permite ao piloto um tempo de reação suficiente e vital para que ele tome uma decisão preventiva, como arremeter o pouso e reiniciar o procedimento com segurança.
O Embraer Phenom 100EX que estará em exibição na Labace 2024 é uma aeronave versátil, construída para oferecer o mais alto nível de flexibilidade operacional e um dos jatos bimotores mais ecológicos do mercado, detalha a fabricante.
O modelo é equipado com duas turbinas Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1.730 libras de empuxo, cada – o que equivale a 3.145 cv, individualmente. Elas proporcionam ao jato compacto a velocidade de cruzeiro de 406 nós (752 km/h), mas com capacidade para alcançar até Mach 0,70 – ou seja, 70% da velocidade do som (1.224 km/h), o que representa 856 km/h.
Fora isso, o Phenom 100EX pode voar à altitude de 41.000 pés (12.497 m) acima do nível do mar e está homologado para a autonomia de 1.178 milhas náuticas (2.182 km), com quatro ocupantes e reserva de combustível exigida pela norma internacional Nbaa IFR.
Ainda segundo a Embraer, a série Phenom 100 – lançada em 2008 e atualizada em 2017 com o Phenom 100EV – possui presença significativa no Brasil, com 115 aeronaves atualmente em operação no território nacional.
JATOS MÉDIOS
Além da versão inédita do seu modelo de entrada, a Embraer também aterrissará em seu estande o Phenom 300E – o jato leve mais vendido do mundo por 12 anos consecutivos -, e o Praetor 600, o jato supermédio mais inovador e tecnologicamente avançado da categoria. Ambos foram exibidos na Labace 2023.
O Phenom 300E é o jato leve monopiloto mais rápido em produção, com velocidade de cruzeiro 464 nós (859 km/h) e autonomia de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reserva de combustível.
O modelo é impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1, com 3.478 libras de empuxo cada (6.323 cv), o que lhe permite voar a 45.000 pés (13.716 m) de altitude. Segundo a Embraer, o modelo apresenta o melhor desempenho de subida e custos mais baixos de operação e de manutenção do que seus concorrentes diretos.
O jato supermédio Praetor 600 é a aeronave tecnologicamente mais avançada em sua categoria (junto com o irmão Praetor 500) e pode ser configurado para até 12 passageiros, além de piloto e copiloto.
Equipado com dois motores Honeywell HTF7500E, com 7.528 libras de empuxo de cada (13.687 cv), o aparelho tem velocidade de cruzeiro de 863 km/h e máxima de 1.016 km/h (Match 0,83).
Ao mesmo tempo, Praetor 600 oferece o maior alcance do mundo, com distância intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km), considerando quatro passageiros e reservas de combustível. Essa autonomia é suficiente para voar, por exemplo, de Paris a Nova Iorque ou de São Paulo a Miami, sem escalas para reabastecimento.
SALÃO DO AVIÃO
A 19ª edição da Labace exibirá 44 aeronaves, entre aviões e helicópteros, e abrirá espaço para 144 expositores, entre empresas nacionais e globais.
Durante os três dias do evendo, a expectativa da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora do evento, é de que cerca de 20 mil pessoas circulem pelo evento, entre profissionais do setor, empresários e entusiastas da aviação. •
SERVIÇO
LABACE 2024
Quando: 06 a 08 de agosto de 2024
Onde: Aeroporto de Congonhas – São Paulo I Entrada pela rua Tamoios, 361
Horário: das 12h às 20h. Dia 8, das 12h às 19h
Quanto: R$ 660 (visitantes, válido para os três dias); R$ 140 (profissionais do setor). Entrada vetada a menores de 12 anos
Informações: https://labace.com.br/
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Embraer executive, Labace e Abag I Imagens: Divulgação
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: @universomotor1