Poucos modelos conseguem reunir com tanta intensidade os atributos de elegância, charme e esportividade como um conversível. E, a partir de agora, o público brasileiro ganha uma opção de extrema sofisticação no segmento premium com a chegada do BMW 420i Cabrio M Sport.
Produzido na Alemanha, o mais novo lançamento a céu aberto da marca bávara em nosso país tropical estreia o design ainda mais atraente da nova geração da Série 4 – que também conta com a versão cupê -, combinado à capota rebatível, confeccionada em tecido e com acionamento automático, mesmo com o carro em movimento.
O conversível compacto para quatro ocupantes também sai de fábrica com um invejável conteúdo de tecnologias, onde se inclui diversos recursos de assistência semiautônoma.
Como é de se esperar, toda esta excelência tem lá o seu (alto) valor de etiqueta. O BMW 420i Cabrio M Sport 2025 chega ao País com preço básico sugerido de R$ 479.950 (somente para pintura sólida e pagamento à vista).
Além da garantia de fábrica, o cliente pode contar com o programa BMW Service Inclusive (BSI) pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro).
Esta cobertura extra prevê serviços de manutenção com abrangência mundial, por meio da rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional para os itens incluídos no contrato.
ELEGÂNCIA ESPORTIVA
Os acabamentos M Sport dão ainda mais dinamismo e personalidade ao 420i Cabrio. A nova edição apresenta uma grade em forma de duplo aro da BMW com contornos em preto brilhante e barras dispostas horizontalmente adornadas por um logotipo M.
Ao mesmo tempo, os faróis trazem a nova identidade do Série 4 com luzes em LED verticais, realçando a aparência sedutora do modelo.
As rodas de liga leve com aro de 19 polegadas mantêm o desenho de raios duplos (double-spoke), mas foram reestilizadas e ganharam o acabamento em Midnight Grey em dois tons.
Na traseira, as lanternas também trazem nova assinatura em LED, agregando toque mais tecnológico ao visual externo. Além disso, as ponteiras de escape, integrados à esquerda e à direita do parachoque, cresceram de 90 para 100 mm de diâmetro.
O BMW 420i Cabrio M Sport chega ao país disponível nas cores sólidas branco alpino, branco mineral, preto safira, cinza brooklyn, junto das metálicas azul portimao, azul arctic racing blue, verde cape york e vermelho fire.
A capota em tecido do novo BMW Série 4 Cabrio apresenta acabamento de padrão premium, que além de adicionar mais elegância ao design, reduz o ruído interno e isola todos os ocupantes contra o frio.
A cobertura pode ser aberta e fechada de forma totalmente automática, por meio de um comando no painel. Toda a operação leva 18 segundos, no máximo, e pode ser feita mesmo com o carro em movimento, a velocidades de até 50 km/h.
CONFORTO AO AR LIVRE
E esse interior, hein? A cabine sofisticada do BMW 420i Cabrio M Sport acomoda seus até quatro ocupantes em bancos esportivos, de série. O cliente pode escolher entre quatro opções de tonalidades para o revestimento em couro vernasca: monocromática em preto ou combinações bicolores em preto/tamora (vermelho), preto/mocha (marrom) e preto/oyster (creme).
Para dar espaço ao compartimento onde a capota é recolhida, o porta-malas do Série 4 Cabrio é reduzido para 300 litros (140 litros a menos do que na versão cupê), ou 385 litros com o banco traseiro rebatido.
O pacote M Sport adiciona itens exclusivos que enfatizam o dinamismo da Série 4, como as faixas de acabamento escurecido em alumínio antracite. Porém, o destaque fica para o novo volante M Sport, que se diferencia pela estrutura de três raios, forração em couro exclusivo M e, como em carros de corrida, aro de base reta e marcação central no alto da peça.
Fora isso, ele conta com botões multifuncionais iluminados e passa a vir equipado, de série, com as alavancas para troca de marchas (paddles shifts), que propiciam intervenções manuais mais rápidas, reforçando o caráter esportivo do M4 cabriolet.
VISÃO EM CURVA
A nova Série 4 sai de fábrica equipada com o BMW Curved Display, um incrível telão curvo, formado por dois monitores digitais côncavos e contínuos. O menor, com 12,3 polegadas (31,2 cm), posicionado atrás do volante, exibe informações do quadro de instrumentos e pode ser personalizado tanto na aparência quanto nos itens de controle do veículo.
A outro, ampliado para 14,9” (37,8 cm), dá acesso ao sistema de infoentretenimento e inclui as plataformas Apple Car Play e Android Auto para conexão sem fio ao smartphone e à internet.
Fora isso, os sistemas de ventilação e de controle climático automático com comando digital estreiam um conceito operacional que aumenta o charme premium do cockpit.
Há ainda o sistema de áudio Harman Kardon, capaz de proporcionar sonorização de altíssima fidelidade mesmo com a capota aberta, e o BMW Comfort Access 2.0, que destrava as portas e acende luzes de boas-vindas, automaticamente, ao se se aproximar do carro portando o módulo de acesso, além de possibilitar a abertura do porta-malas.
ASSISTENTES PARA TUDO
Diante de todo este conteúdo voltado ao conforto e conectividade dos novos Série 4, a lista de assistentes semiautônomos não deixa por menos. O BMW 420i Cabrio M Sport (bem como a versão cupê) vem equipado com os sistemas Parking Assistant Plus (que auxilia o motorista a estacionar), e Driving Assistant Professional, o qual, em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, emite alertas visuais e sonoros ao motorista em caso de mudanças involuntárias de faixa de rolamento ou de aproximação frontal – e até aciona os freios, se necessário -, entre outras funções.
Ainda no campo da tecnologia, o novo M4 conversível fica ainda mais interessante com o BMW Intelligent Personal Assistant (IPA). Ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou outra expressão qualquer que for programada, este assistente pode executar diversas funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, por exemplo.
Ao mesmo tempo, o IPA é capaz de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções, tais como ligar automaticamente o ar-condicionado na temperatura de sua preferência.
Fora isso, ele é compatível com o assistente virtual Alexa, da Amazon, possibilitando melhorar a experiência de condução usando comandos vocais.
Paralelamente, o aplicativo My BMW App permite diversas interações à distância com o carro, como conferir sua localização, trancar e destrancar as portas, acender os faróis e acionar a ventilação interna, tudo pelo smartphone.
E não só. O recurso também permite obter diversas informações sobre o carro, tais como se há alguma porta ou janela aberta, bem como conferir a quilometragem e o nível de combustível.
O motorista também recebe pelo aparelho celular os alertas sobre manutenções e serviços necessários (como troca do fluído de freio), além de localizar e contatar concessionários e ainda receber notificações a cada atualização remota dos softwares embarcados.
DESEMPENHO M SPORT
E, enfim, o coração da máquina. Debaixo do capô, o BMW 420i Cabrio M Sport traz o motor 2.0 TwinPower Turbo, que gera empolgantes 184 cv de potência, entre 5.000 rpm e 6.500 rpm, e torque de 30,6 kgf.m, entre 1.350 rpm e 4.000 rpm.
O engenho de quatro cilindros é combinado a uma transmissão automática de oito velocidades, com modo de trocas manuais. E seguindo a linhagem dos roadsters, a tração é direcionada somente para as rodas traseiras.
A esportividade dinâmica do 420i Cabrio é complementada com o pacote M Sport, que adiciona suspensões mais rígidas – para maior estabilidade da carroceria em curvas, acelerações e reduções bruscas de velocidade -, e sistema de freios com pinças e discos maiores e mais eficientes.
Com todo este aparato mecânico, o BMW 420i Cabrio M Sport é capaz de acelerar da imobilidade até os a 100 km/h em 8,2 segundos e alcançar a máxima de 236 km/h.
Contudo, para quem tem a sorte de pegar a estrada num dia de sol, baixar o teto e sentir o vento no rosto, quanto mais longa a viagem, melhor. Sem pressa de chegar. •UM
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: BMW Brasil e Global I Imagens: Divulgação