VW ID.BUZZ GTX ENTREGA 340 CV DE POTÊNCIA COMBINADA!

Equipada com dois motores, nova versão da Kombi 100% elétrica oferece opção de entreeixos longo, tem tração 4x4 e acelera a 100 km/h em 6s1

A Volkswagen continua expandindo globalmente a linha ID. Buzz, substituta 100% elétrica da Kombi. Depois das versões Pro e Cargo, lançadas em 2022 – chegando ao Brasil no ano seguinte =, a montadora alemã revela, agora, a esportiva ID.BUZZ GTX.

A pré-venda da nova configuração acaba de ser aberta na Europa e o lançamento mundial acontecerá neste segundo semestre, mas ainda sem data divulgada pela marca alemã.

Volkswagen ID.Buzz GTX

O que torna a ID.Buzz GTX a Kombi mais apimentada de todos os tempos é o seu inédito e poderoso trem de força 100% elétrico de dois motores, um em cada eixo. Eles entregam a potência combinada de 340 cv e o torque máximo associado de 57 kgf.m, disponível imediatamente.

Ao mesmo tempo, o ID. Buzz GTX será lançado em duas versões de distância entre os eixos, normal (standard) e alongada, essa última designada como LWB, que é a sigla de long wheelbase, ou “entreeixos longo”, em inglês.

A versão comum virá equipada com uma nova bateria de 79 kWh – ou seja, 2 kWh do que as disponíveis até o momento – e conteúdo bruto de energia de 84 kWh. Já a LWB terá capacidade energética de 86 kWh, com 91 kWh brutos.

 

Em todas as configurações da família ID. , a plataforma MQB, exclusiva para os modelos 100% elétricos do grupo Volkswagen – que inclui a Audi e a Porsche, entre outras – distribui as baterias no assoalho do veículo, fazendo com que o centro de gravidade fique o mais próximo possível do solo.

Na prática, isso resulta em maior estabilidade, por contribuir para que a carroceria se incline menos nas curvas.

Volkswagen ID.Buzz GTX

Os motores unem forças por meio do sistema de transmissão 4Motion – encontrado em outros modelos da família VW ID. 100% elétrica ou que utilizam a plataforma MQB (como os SUVs Tiguan e T-Roc) –, responsável por distribuir de forma adaptativa a tração entre as quatro rodas, conforme as condições de piso e de trânsito.

Entre as vantagens, o sistema proporciona maior aderência e estabilidade em curvas, bem como a melhor tração em superfícies molhadas ou soltas.

Volkswagen ID.Buzz GTX

Com isso, a ID.Buzz GTX pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 6,1 segundos, na versão standard, e em 6s5, na LWB. Em ambas, a velocidade final é de 160 km/h.

Também graças ao desempenho superior do sistema de propulsão, o peso máximo para tração foi aumentado para 1.800 kg, na versão normal, e para 1.600 kg, na alongada.


5, 6 OU 7 LUGARES

VW ID.Buzz GTX

Na configuração normal, o ID.Buzz GTX mantém o entreeixos de 2.989 mm e todas as demais medidas já conhecidas do modelo, com 4.712 mm de comprimento total, 1.985 mm de largura (ou 2.212 mm com retrovisores) e 1.936 mm de altura.

A novidade é a opção de seis lugares, com dois assentos individuais na segunda e na terceira filas (2+2+2), ampliando as possibilidades de convivência a bordo da van 100% elétrica.

Volkswagen ID.Buzz GTX (LWB)

Por sua vez, o ID. O Buzz LWB tem o comprimento espichado para 4.962 mm, por conta do aumento de 250 mm da distância entreeixos, totalizando 3.239 mm. As demais medidas externas não tiveram alterações.

A versão alongada também oferece as configurações para cinco ou seis lugares, porém amplia o leque de capacidades com a opção para sete passageiros, adicionando o assento central na segunda fileira (2+3+2).


VISUAL APIMENTADO

Volkswagen ID.Buzz GTX

Externamente, o ID. Buzz GTX se diferencia pela aparência com pegada esportiva. Logo abaixo do parabrisa, os faróis de LED com tecnologia IQ.Light oferecem maior alcance e luzes frontais adaptativas.

O parachoque com desenho exclusivo concentra no centro da peça a grade frontal, também remodelada com tela de ventilação em colmeia e acabamento na cor preta com alto brilho (black piano). Nas extremidades, as novas entradas de ar têm formato de ponta de flecha, com molduras também escurecidas. Além de proporcionarem a refrigeração para os freios, elas incorporam as luzes de rodagem diurna (DLR), realçando o visual dinâmico e personalizado da van elétrica.

Lista de opcionais inclui dois novos desenhos de rodas de 21″

Outros elementos da carroceria também receberam finalização em black piano, como a identificação GTX e as capas dos espelhos externos.

Além disso, a nova roda de liga de 19 polegadas é equipamento da série do ID. Buzz GTX. Opcionalmente, são oferecidas duas novas opções de 21”, com as denominações Caracas (pretas) e Townsville (pretas com superfície diamantada), montadas com pneus 235/45.

Teto solar é exclusivo para a versão LWB

Outra particularidade do ID. Buzz com entreeixos longo é o teto solar panorâmico inteligente. Uma película de cristal líquido é integrada ao vidro multicamadas e pode ser acionada eletronicamente para torná-lo transparente ou opaco, oferecendo maior privacidade e proteção luminosa e térmica. 

Volkswagen ID.Buzz GTX (LWB)

Uma nova pintura sólida em vermelho cherry (cereja) é oferecida com exclusividade para o ID. Buzz GTX. Essa tonalidade também poderá ser combinada, opcionalmente, com a cor prata mono metálica, formando a configuração conhecida como “saia e blusa”.

No entanto, o cliente ainda pode escolher entre outras seis cores sólidas e quatro combinações em dois tons.


ESPAÇO E FLEXIBILIDADE

Volkswagen ID.Buzz GTX

 A customização interna em tons escuros reforça o caráter esportivo do ID. Buzz mais potente. Como exemplo, é a única configuração da linha oferecida a forração do teto em preto.

Os bancos dianteiros são confortáveis ​​e oferecem ajustes elétricos e função de memória. A forração em microfibra preta “ArtVelours Eco” traz um novo padrão com desenhos de diamante em relevo, assim como costuras e arremates contrastantes na cor vermelha.

O volante multifuncional também ganha refinamento com costuras em ponto de cruz na cor vermelha, mesma tonalidade vista no friso e no logotipo GTX no centro da peça.

Segunda fileira de bancos possui ajuste de distância

Tanto na versão standard quanto na LWB, os bancos da segunda fila podem ser movimentados para frente e para trás (em 150 e 200 mm, na mesma ordem), permitindo a distância ideal para acomodar as pernas em ambas as fileiras traseiras.

Fora isso, elas trazem, de série, os pontos de fixação Isofix para assentos infantis, disponíveis nos bancos do passageiro dianteiro e laterais da segunda fileira – bem como os da terceira, no caso da LWB.

Espaço útil varia de 1.121 a 2.123 litros na versão standard

Honrando a tradição de mil e uma utilidades da “Velha Senhora”, o espaço interno do ID.Buzz oferece cabine ampla, onde também pode se acomodar com muita facilidade objetos e mercadorias de tamanhos variados. Só que ainda mais versátil, graças ao assoalho plano até a tampa traseira e, sobretudo, à inédita versão LWB.

 Na prática, o ID.Buzz com entreeixo standard oferece capacidade de 1.121 litros no porta-malas atrás da segunda fileira de bancos (até a borda superior dos encostos), que pode ser ampliada para 2.123 l com todos os bancos de trás rebatidos.

Rebatimento dos bancos propicia muita versatilidade

Obviamente, no ID. O Buzz GTX alongado o espaço útil é ainda mais generoso. Mesmo com sete pessoas a bordo, atrás da terceira fileira de assentos é possível acomodar até 306 l de bagagens.

Rebatendo esses dois últimos bancos, o volume disponível aumenta para 1.340 l, carregado até a borda superior dos encostos da segunda fileira. E com todos os bancos traseiros completamente abaixados, a capacidade salta para 2.469 l, limitada até o alto dos encostos dianteiros.

Plataforma Multiflex cria um subcompartimento de carga

Opcionalmente, seja qual for a versão de entreeixos, o ID.Buzz GTX pode vir equipado com a plataforma Multiflex, que proporciona um subcompartimento de carga debaixo do assoalho do porta-malas, quando os bancos traseiros são rebatidos.


NOVAS TECNOLOGIAS

Volkswagen ID.Buzz GTX

 Acompanhando a evolução em forma e conteúdo do ID.Buzz, o pacote de tecnologias do modelo recebe várias atualizações na nova configuração GTX. As novidades incluem o head-up display, que projeta informações do veículo diretamente no parabrisa, disponível como item opcional.

Em relação à conectividade, a configuração esportiva da Kombi elétrica traz, de série, a última geração do sistema multimídia ID.Cockpit, agora com tela tátil ampliada para 12,9” (32,7 cm) e processador mais rápido, além do menu de navegação e gráficos inéditos. Também é nova a barra de toque iluminada para controle de temperatura e volume.

Painel ID.Cockpit tem nova tela central de 12,9” (32,7 cm)

O novo assistente IDA possibilita controlar inúmeras funções do veículo por meio de comandos de voz. A tecnologia também permite consultar o banco de dados do portal Wikipedia, na internet, e a partir de agora também inclui integração com a plataforma de inteligência artificial ChatGPT.

Outra novidade é o aplicativo Wellness, que utiliza programas pré-configurados para ajustar diversas funções voltadas ao bem-estar a bordo.

Volkswagen ID.Buzz GTX (LWB)

Por fim, a lista de sistemas de assistência ao motorista passa a incluir o sistema Park Assist Plus mais evoluído, que permite até o estacionamento à distância, usando o smartphone.

Outro item inédito é o sistema de aviso de saída, que tem a função de alertar sobre a aproximação de veículos e bicicletas pela traseira quando o ID.Buzz GTX está estacionado, e evita temporariamente que a porta seja aberta em caso de perigo.


NO BRASIL

Volkswagen ID.Buzz

O ID.buzz é disponível no mercado nacional na configuração Pro, de cinco lugares, motor traseiro de 204 cv e duas opções de pintura: inteiramente na cor azul starlight, ou na tradicional combinação de “saia e blusa”, nas tonalidades branco candy com amarelo pomelo.

Por enquanto, o modelo é oferecido exclusivamente por meio do Sign & Drive, o serviço de assinatura da VW, disponível em concessionárias credenciadas. com planos de 24, 36 ou 48 meses. O valor da mensalidade mais em conta é de 12.990, encontrado no contrato de quatro anos, com franquia mensal de 1.500 km. Vale lembrar que ao final do plano o veículo é devolvido para a montadora.

Volkswagen ID.Buzz

À parte, o cliente precisa adquirir a estação de carregamento doméstico, com potência de 7,4kW AC. É possível optar entre a locação ou a compra do equipamento. No primeiro caso, o tempo de contrato é de 24 meses, com mensalidades de R$ 599, totalizando R$ 14.376. Na opção de compra, o aparelho é oferecido com 59% de desconto, com preço final de R$ 7.649.

Todas as informações sobre os planos e os respectivos valores do VW.Buzz no Brasil podem ser consultados clicando aquiUM


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fontes: Volkswagen Brasil, Global e Reino Unido  I Imagens: Divulgação 

Sobre Universo Motor 1041 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário