Ícone do site UNIVERSO MOTOR

FIA WEC: PORSCHE 963 LARGA NA FRENTE EM LE MANS

Pela 19ª vez, a Porsche largará da posição de honra da 24 Horas de Le Mans, a mais tradicional e prestigiada prova de longa duração do automobilismo mundial, realizada desde 1923. Este ano, em sua 92ª edição, a corrida é válida como a quarta etapa do World Endurance Championship (WEC) de 2024 – o Campeonato Mundial de Resistência – e será disputada neste fim de semana, no lendário circuito de La Sarthe, na França, com 13.626 m de extensão.

A largada está prevista para a manhã deste sábado (15), às 11h no horário de Brasília. A corrida será transmitida ao vivo, de forma intermitente, na TV por assinatura BandSports, e na íntegra pelo canal Esporte na Band no Youtube (clique aqui) e no aplicativo Bandplay, a partir das 10h.

Kévin Estre, Laurens Vanthoor e André Lotterer buscarão a 20ª vitória para a Porsche em Le Mans

Na sessão de classificação chamada de Hyperpole, realizada na quinta-feira (13), o francês Kévin Estre estabeleceu a volta mais rápida com 3min24s634, ao volante do Porsche 963 nº 6, da equipe de fábrica Porsche Penske Motorsport.

O piloto da casa dividirá o cockpit do protótipo híbrido com o belga Laurens Vanthoor e o tricampeão de Le Mans André Lotterer, da Alemanha.

Atualmente, esses três lideram a classificação de pilotos no Mundial de Endurance da FIA (Federação Internacional do Automóvel). E, claro, estão entre os favoritos para conquistar a vitória, marcando o 20º triunfo da Casa de Stuttgart na mítica corrida francesa.

 

A segunda posição no grid ficou para o Cadillac V-Series.R, da equipe oficial da marca estado-unidense, inscrito com o nº 3 e conduzido pelo trio Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL).

Cadillac V-Series.R largará da segunda posição

Os campeões de Le Mans em 2023 Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) partirão da terceira posição com a Ferrari 499P, com o nº 51, da equipe oficial Ferrari AF Corse.

Ao seu lado, na segunda fila, eles terão a companhia da outra Ferrari 499P, com nº 50, também representando a Casa de Maranello, tripulada por Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN), que no ano passado largaram da pole position.

Atual campeã de Le Mans, Ferrari 499P partirá em terceiro

Na classe LMP2, a primeira posição coube ao protótipo Oreca Dragon nº 14, da equipe AO by TF, pilotado por PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR).

Entre os carros da categoria LMGT3, o mais rápido na tomada de tempos foi o  McLaren 720S LMGT3 Evo, com o nº 70,  inscrito pela equipe Inception Racing, e que será conduzido pelo trio Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN).

BRASILEIROS NO PÁREO

Cadillac V-Series.R dos brasileiros Pipo Derani e Felipe Drugovich, da categoria LMP2

Este ano, o Brasil será representado por seis pilotos no grid de Le Mans. Uma vez que não conseguiram uma posição entre os oito primeiros colocados na sessão classificatória da última quarta-feira (12), os brazucas já tinham suas posições no grid definidas.

Os xarás Felipe “Pipo” Derani e Felipe Drugovich compõem a tripulação do Cadillac V-Series.R da Whelen Cadillac Racing que vai abrir a prova deste fim de semana na 18ª posição, uma à frente do Porsche 963 guiado por outro brasileiro, Felipe Nasr, um dos pilotos do carro #4 da Porsche Penske Motorsport na classe Hypercar.

Augusto Farfus dividirá o volante do BMW M4 na classe LMGT3

O carioca Nicolas Costa, um dos integrantes do trio da United Autosports a bordo do McLaren 720S, verá o carro largar em 11º na categoria GT3, enquanto a BMW M4 guiada por Augusto Farfus vai começar a mais famosa prova de resistência do mundo em 15º lugar.

Depois de ter enfrentado problemas na classificação, a Ferrari 296 preta e dourada da GR Racing, que tem em Daniel Serra — duas vezes vencedor em Le Mans na antiga categoria LMGTE-Pro — fecha o grid, partindo da 23ª colocação.

OS 5 MAIS RÁPIDOS POR CLASSE

Hypercar Porsche 963

HYPECARS

1º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min24s634

2º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, 3min24s816

3º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min25s156

4º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min25s598

5º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 3min25s713

LMP2

Oreca Dragon LMP2

1º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, 3min33s217

2º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min33s827

3º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, 3min34s053

4º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min34s221

5º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) – United Autosports #22, 3min34s270

LMGT3

McLaren 720S LMGT3 Evo

1º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 3min58s120

2º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 3min58s928

3º – Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) – Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, 3min58s938

4º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 3min59s443

5º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min59s655

Le Mans 2024

Depois de Le Mans, o Mundial de Endurance arruma as malas em direção ao Brasil, onde no dia 14 de julho será disputada a Rolex 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada, no circuito de Interlagos.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: FIA WEC São Paulo, Porsche Global I Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile