Pela 19ª vez, a Porsche largará da posição de honra da 24 Horas de Le Mans, a mais tradicional e prestigiada prova de longa duração do automobilismo mundial, realizada desde 1923. Este ano, em sua 92ª edição, a corrida é válida como a quarta etapa do World Endurance Championship (WEC) de 2024 – o Campeonato Mundial de Resistência – e será disputada neste fim de semana, no lendário circuito de La Sarthe, na França, com 13.626 m de extensão.
A largada está prevista para a manhã deste sábado (15), às 11h no horário de Brasília. A corrida será transmitida ao vivo, de forma intermitente, na TV por assinatura BandSports, e na íntegra pelo canal Esporte na Band no Youtube (clique aqui) e no aplicativo Bandplay, a partir das 10h.
Na sessão de classificação chamada de Hyperpole, realizada na quinta-feira (13), o francês Kévin Estre estabeleceu a volta mais rápida com 3min24s634, ao volante do Porsche 963 nº 6, da equipe de fábrica Porsche Penske Motorsport.
O piloto da casa dividirá o cockpit do protótipo híbrido com o belga Laurens Vanthoor e o tricampeão de Le Mans André Lotterer, da Alemanha.
Atualmente, esses três lideram a classificação de pilotos no Mundial de Endurance da FIA (Federação Internacional do Automóvel). E, claro, estão entre os favoritos para conquistar a vitória, marcando o 20º triunfo da Casa de Stuttgart na mítica corrida francesa.
A segunda posição no grid ficou para o Cadillac V-Series.R, da equipe oficial da marca estado-unidense, inscrito com o nº 3 e conduzido pelo trio Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL).
Os campeões de Le Mans em 2023 Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) partirão da terceira posição com a Ferrari 499P, com o nº 51, da equipe oficial Ferrari AF Corse.
Ao seu lado, na segunda fila, eles terão a companhia da outra Ferrari 499P, com nº 50, também representando a Casa de Maranello, tripulada por Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN), que no ano passado largaram da pole position.
Na classe LMP2, a primeira posição coube ao protótipo Oreca Dragon nº 14, da equipe AO by TF, pilotado por PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR).
Entre os carros da categoria LMGT3, o mais rápido na tomada de tempos foi o McLaren 720S LMGT3 Evo, com o nº 70, inscrito pela equipe Inception Racing, e que será conduzido pelo trio Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN).
BRASILEIROS NO PÁREO
Este ano, o Brasil será representado por seis pilotos no grid de Le Mans. Uma vez que não conseguiram uma posição entre os oito primeiros colocados na sessão classificatória da última quarta-feira (12), os brazucas já tinham suas posições no grid definidas.
Os xarás Felipe “Pipo” Derani e Felipe Drugovich compõem a tripulação do Cadillac V-Series.R da Whelen Cadillac Racing que vai abrir a prova deste fim de semana na 18ª posição, uma à frente do Porsche 963 guiado por outro brasileiro, Felipe Nasr, um dos pilotos do carro #4 da Porsche Penske Motorsport na classe Hypercar.
O carioca Nicolas Costa, um dos integrantes do trio da United Autosports a bordo do McLaren 720S, verá o carro largar em 11º na categoria GT3, enquanto a BMW M4 guiada por Augusto Farfus vai começar a mais famosa prova de resistência do mundo em 15º lugar.
Depois de ter enfrentado problemas na classificação, a Ferrari 296 preta e dourada da GR Racing, que tem em Daniel Serra — duas vezes vencedor em Le Mans na antiga categoria LMGTE-Pro — fecha o grid, partindo da 23ª colocação.
OS 5 MAIS RÁPIDOS POR CLASSE
HYPECARS
1º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min24s634
2º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, 3min24s816
3º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min25s156
4º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min25s598
5º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 3min25s713
LMP2
1º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, 3min33s217
2º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min33s827
3º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, 3min34s053
4º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min34s221
5º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) – United Autosports #22, 3min34s270
LMGT3
1º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 3min58s120
2º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 3min58s928
3º – Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) – Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, 3min58s938
4º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 3min59s443
5º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min59s655
Depois de Le Mans, o Mundial de Endurance arruma as malas em direção ao Brasil, onde no dia 14 de julho será disputada a Rolex 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada, no circuito de Interlagos.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: FIA WEC São Paulo, Porsche Global I Imagens: Divulgação