Em 2018, a Lexus – marca de automóveis premium da Toyota – se lançou ao mar apresentando o LY 650, o primeiro iate de sua história a entrar em produção. Feito em parceria com o estaleiro estado-unidense Marquis-Larson Boat Group, a embarcação de 65 pés deu início a uma nova era de luxuosidade para a fabricante da terra do sol nascente.
Passados seis anos, a Lexus dá um novo passo sobre as águas ao revelar o LY 680, construído a quatro mãos com o fabricante Horizon Group, líder de iates de luxo na Ásia.
O LY 680 expressa a filosofia de design L-finesse da Lexus, que dedica atenção minuciosa a cada detalhe, para superar as expectativas e criar uma experiência única que estimule todos os sentidos.
O propósito da marca de topo com este novo iate de luxo é oferecer um refúgio no meio do mar, propiciando um espaço onde os clientes mais exigentes possam se sentir livres e à vontade.
A combinação de estilo elegante da montadora japonesa com as capacidades de produção do estaleiro sediado em Taiwan aproveita os pontos fortes de ambas as marcas para criar uma embarcação verdadeiramente espetacular.
Especializado em barcos personalizados, o Horizon utiliza tecnologia avançada e métodos de manufatura de alto padrão, baseados no Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês).
O LY 680 mede 20,66 m de proa a popa e 5,76 m de largura total. A capacidade do tanque de combustível é de 4.012 litros, enquanto o reservatório de água doce comporta até 852 l.
Em relação ao modelo anterior (LY 650), as principais evoluções são vistas no flybridge e na plataforma de natação, que oferece mais espaço para diversão e relaxamento.
A ponte de comando foi ampliada em 1.400 mm e possui um espaçoso sofá lounge e uma churrasqueira, permitindo aos convidados relaxarem e sentirem da brisa fresca do oceano. Já a área de lazer na popa foi ampliada para uma plataforma de 700 mm, o que permite desfrutar de ampla gama de atividades off-shore, incluindo embarcações pessoais (motoaquáticas).
Internamente, o novo super iate da Lexus foi meticulosamente trabalhado nos menores detalhes para proporcionar um espaço confortável e aconchegante.
A embarcação pode receber até 15 pessoas e as acomodações para pernoite são distribuídas por três cabines para duas pessoas, cada, com destaque para a espaçosa suíte master, com cama de casal king size.
Em termos de navegação, a Lexus visa um desempenho de cruzeiro que inspire confiança, oferecendo manobrabilidade estável, excelente conforto de condução e baixo nível de ruído.
Para isso, são oferecidas duas opções de motorização dupla Volvo Penta D13-IPS, a diesel, de seis cilindros em linha e 128 litros de cilindrada, com especificações 1050 ou 1350, que geram a potência de 800 ou 1.000 cv, respectivamente – totalizando 1.600 ou 2.000 cv.
Trata-se de um motor marítimo projetado para fornecer potência, facilidade de manobra, conforto a bordo e maior alcance com menor consumo de combustível e emissões.
De acordo com a fabricante sueca, este trem de força tem como principal característica o seu sistema totalmente integrado, do leme à hélice, incluindo o conjunto de exaustão.
Fora isso, apresenta também design de motor sólido e robusto, hélice dupla contrarrotativa (virada para a frente), suspensão dupla de borracha e anéis de vedação, além de suspensão macia para o propulsor.
Segundo a Lexus, além do leste asiático, as vendas em outros países serão consideradas no futuro, com base na demanda do mercado internacional. Mas antes disso, o UNIVERSO MOTOR traz mais detalhes do LY 680:
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Lexus I Imagens: Divulgação