Muito mais do que pela segunda vitória disparada de Max Verstappen, da Red Bull Racing, nas duas etapas disputadas até o momento do Mundial de Fórmula 1 de 2024, o Grande Prêmio da Arábia Saudita de 2024, realizado excepcionalmente no sábado (09) – por motivo religioso local – ficará marcado por duas estreias brilhantes.
A primeira foi a do britânico Oliver Bearman, de apenas 18 anos, convocado às pressas para substituir o espanhol Carlos Sainz – encaminhado para uma cirurgia de emergência no apêndice -, que classificou a SF-24 na 11ª posição do grid e concluiu as 50 voltas da corrida na excelente sétima posição.
O segundo debutante da noite (outra particularidade da corrida árabe) foi o Aston Martin Vantage como Safety Car, ou carro de segurança, o qual vamos conhecer em detalhes aqui.
Revelado há apenas três semanas – junto com seus “irmãos de velocidade”, o Vantage GT3 e o AMR24 F1 -, o novo Vantage Safety Car é uma versão adaptada do supercarro da Aston Martin, que reflete perfeitamente os 111 anos de história da marca em termos de desempenho puro e de total envolvimento no universo das corridas.
“Este novo carro já é o Vantage mais rápido e mais focado no piloto (produzido) até agora, o que o torna perfeito para este trabalho único”, afirmou Roberto Fedeli, Diretor de Tecnologia do Grupo Aston Martin.
MAIS RÁPIDO E VELOZ
O Aston Martin Vantage é empurrado por um potente motor de oito cilindros em V, de 4 litros de deslocamento, biturbo, construído à mão, que despeja a potência truculenta de 665 cv e colossais 81,5 kgf.m de torque. Esses números de desempenho representam um extremo salto de força em comparação ao modelo anterior, com aumentos de 155 cv e 11,7 kgf.m, equivalentes a ganhos de 30% e 15%, respetivamente.
Acoplado à transmissão automática ZF de oito velocidades, o conjunto é capaz de lançar o carro esportivo de dois lugares da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e à velocidade máxima de 325 km/h – o mais veloz de sua categoria, afirma a Aston Martin.
Mesmo no modelo de rua, a aceleração de partida permanente do Vantage 2024 foi aperfeiçoada com a introdução de um novo sistema launch control (controle de largada).
Totalmente integrado ao trem de força e ao Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), ao ser acionado pelo motorista o recurso faz com que o carro despeje todo o torque que as condições permitirem, usando o controle de patinagem E-Diff. Isso garante que o Vantage Safety Car largue rapidamente atrás do grid, sempre.
Para não comprometer o desempenho do safety car durante as voltas em bandeira amarela – quando ele determina o ritmo do pelotão de monopostos supervelozes logo atrás de si -, o Vantage é calçado com pneus Pirelli P Zero 275/35 ZR21 de resfriamento rápido, capaz de manter a máxima eficiência por mais tempo.
Ainda segundo a fabricante britânica, o desempenho do novo supercarro de rua é tão extremo que não foram necessárias quaisquer atualizações no propulsor, no sistema de refrigeração ou no conjunto de freios para adaptá-lo ao seu papel como Safety Car da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Parece, mesmo, que o Vantage nasceu para isso!
AERODINÂMICA DE PONTA
O modelo mais esportivo do portfólio da Aston Martin passou por um rigoroso processo para se tornar o carro de segurança da Fórmula 1 – junto com o Mercedes-Benz AMG GT Black Series. Para manter o Vantage Safety Car grudado no asfalto, seja em linha reta ou nas curvas, o supercarro incorpora recursos aerodinâmicos adicionais.
Na dianteira, logo abaixo da grade de ventilação do motor, a lâmina do spoiler foi estendida e está mais delgada, para gerar maior downforce – a pressão de cima para baixo exercida pelo atrito com o ar de forma progressiva, conforme o aumento da velocidade do veículo – sobre as rodas direcionais.
Na parte posterior do cupê, o extrator de fibra de carbono visto na parte final do assoalho acelera a passagem do ar sob a carroceria, criando um efeito de sucção do carro contra a pista. Ao mesmo tempo, para reforçar a geração de downforce, o novo aerofólio sobre a tampa traseira foi instalado em posição personalizada, ganhando também um gurney, que é uma aleta vertical fixada ao longo da borda traseira da asa.
Até mesmo a barra de luzes coloridas sobre o teto, padronizada pela FIA, traz novo perfil aerodinâmico, já que cada milissegundo de vantagem é vital para o carro de segurança.
APERTE OS CINTOS
Dentro do habitáculo do Vantage Safety Car, o alemão Bernd Mayländer – desde 2000, piloto oficial do carro de segurança em todos os GPs da F1 -, conta com uma infinidade de sistemas para auxiliar o seu trabalho e do comissário de pista que o acompanha a bordo.
Logo à primeira vista, nota-se que os bancos de série foram substituídos por assentos Pole Position, com estrutura de fibra de carbono (mais leve e resistente) e formato em concha, para manter os ocupantes firmemente apoiados enquanto percorrem a pista em alta velocidade.
Outra mudança visível está no console central, que adiciona interruptores para operar os sistemas de segurança da FIA, juntamente com telas que mostram os tempos de volta ao vivo, as posições de todos os carros na pista e a imagem captada pela câmera retrovisora.
Embora o interior do carro de segurança deva ser mais funcional do que luxuoso, o Vantage Safety Car ainda é um Aston Martin. Por isso, a fabricante britânica criou um acabamento exclusivo na tonalidade lime essence (verde escuro), em homenagem à cor oficial da própria marca nas pistas de corrida.
Para Mayländer, “É um prazer conduzir o Aston Martin Vantage. O carro vem de uma linhagem incrível e esta versão mais recente é a mais rápida até agora”, elogiou o ex-piloto do DTM (campeonato de turismo alemão), após as primeiras voltas no veloz e desafiador circuito montado pelas ruas de Jedah, na Arábia Saudita.
“Precisamos de um carro que seja rápido e focado, para que possamos responder com rapidez e segurança quando recebermos a chamada para intercedermos na pista. E o Vantage fornece isso”, concluiu.
Assim como nos últimos três anos, a partir do retorno oficial da Aston Martin à F1, o Vantage Safety Car e o SUV DBX707 Medical Car (que conduz o médico oficial da FIA até o local dos eventuais acidentes), também da marca britânica, foram pintados nas mesmas cores dos monopostos da equipe.
Contudo, “corridas são corridas”, já dizia o pentacampeão Juan Manuel Fangio. Por ironia do destino, a primeira entrada em serviço do novo Vantage Safety Car aconteceu em razão da bandeira amarela causada pela batida de Lance Stroll, da própria escuderia da Aston Martin, ainda no início do GP saudita.
Felizmente, o piloto canadense saiu ileso e o Vantage voltou para o box poucos minutos depois, depois liderar algumas voltas em bandeira amarela (até que o AMR24 F1 fosse retirado da área de escape), na sua primeira missão oficial. E pronto para a próxima.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Aston Martin Global I Imagens: Divulgação