O segmento nacional de picapes acaba de ganhar uma concorrente inédita: a Chevrolet Montana 2023. Apesar do nome já bem conhecido no nosso mercado há duas décadas, o modelo que desembarcará nas concessionárias em fevereiro em quatro configurações – Premier e LTZ, com transmissão automática, LT e LS, ambas manuais – , é completamente novo e vai muito além de uma completa repaginação.
A principal mudança – a qual traz quase todas as outras a reboque -, é que, a partir de agora, a Montana passa a ser produzida sobre a mesma plataforma dos compactos globais da Chevrolet, o Onix (hatch e sedã) e o Tracker (utilitário esportivo), emprestando desse último boa parte da carroceria e a maioria dos componentes. A proposta, diz a fabricante, é unir o conforto e a dirigibilidade dos SUVs (Sport Utility Vehicles) com a versatilidade e a robustez de uma picape “de verdade”.
Por essa razão, esta terceira geração da Montana (veja a linha do tempo no final do texto) não só apresenta um visual mais moderno e atraente, junto com padrões mais elevados de eficiência e de segurança, como, também, muda até mesmo de classe, deixando para trás sua origem como caminhonete pequena para escalar ao território das picapes médio-compactas, atualmente dominado pela Fiat Toro e compartilhado pela Renault Oroch.
- CARROCERIA
Ao mesmo tempo, o novo utilitário da Chevrolet passa a ser oferecido (pelo menos, por enquanto) exclusivamente na versão de cabine dupla – inédita para o modelo – e com motor 1.2 turbo, flexível em combustível, de até 133 cv de potência.
Outra novidade que coloca a Montana 2023 numa prateleira acima é a versátil caçamba Multi-Flex, que engloba uma infinidade de possibilidades de uso, inclusive como um imenso porta-malas, graças à capota marítima reforçadamente impermeável e à tampa traseira com trava e abertura elétricas.
A fábrica ainda não divulgou os dados técnicos de seu mais novo produto, mas adiantou que o modelo terá 4,72 m de comprimento e cerca de 1,8 m de largura. Ou seja, ela será 45 mm mais longa de um parachoque a outro, em relação ao Tracker, sem alterar a medida entre as laterais.
Ainda de acordo com a fabricante, as proporções inéditas da nova Montana oferecem a melhor acomodação do segmento para os ocupantes da segunda fileira e uma ampla área para carga, e ainda permitem que o veículo seja fácil de manobrar.
- DESIGN
Em relação ao visual, a Montana 2023 caracteriza-se por formas que valorizam a força da picape, mas também foi pensada para agradar o público feminino, grande responsável pelo crescimento exponencial do segmento de SUVs no Brasil.
A nova picape da Chevrolet será oferecida em seis opções de cores externas: a sólida branco summit e as metálicas verde safari, azul eclipse, preto ouro negro, vermelho chilli e prata.
A Montana 2023 é o modelo escolhido para estrear no mercado brasileiro a nova identidade de design global da Chevrolet. Ela se caracteriza pelos conjuntos ópticos bipartidos totalmente de LED na dianteira, com as luzes de posição (DRL) na parte superior – uma clara “inspiração” na Fiat Toro – que se conectam com os vincos do capô e com a grade. Já o farol principal e o pisca compõem uma peça independente de formato trapezoidal e com bordas arredondadas para dar um toque de esportividade.
Logo abaixo, o parachoque traz um aplique central em sua base para enfatizar a personalidade off-road do veículo.
A lateral exibe a silhueta típica de utilitários, equilibrando as proporções do compartimento do motor, cabine e caçamba, combinada à linha de cintura elevada. As molduras que contornam toda a base do veículo, com cor e textura contrastantes à carroceria, fazem o carro parecer ainda mais elevado. O aspecto aventureiro da nova Montana é reforçado pelas rodas de alumínio de 17 polegadas e o rack de teto.
A configuração Premier apresenta acabamentos escurecidos nas rodas e frisos, enquanto na LTZ eles têm aparência predominantemente cromada, conferindo identidades distintas para cada nível de sofisticação da picape.
O visual da traseira é marcado por elementos que remetem à robustez, sem deixar de lado o requinte e a funcionalidade. Os destaques são a barra horizontal com acabamento em preto brilhante que conecta as lanternas e, logo abaixo, a inscrição “Chevrolet” estampada em baixo relevo. A tampa da caçamba conta com abertura automática acionada eletricamente por botão e alívio de peso na descida. Já o parachoque foi projetado para facilitar o acesso ao compartimento de carga.
O proprietário da nova Montana poderá agregar ainda mais personalidade ao visual externo do modelo com a gama de acessórios originais, tais como estribos laterais, extensor do parachoque frontal, diferentes tipos de barra anticapotamento (santantônio) e faróis de neblina em LED.
- ÁREA DE CARGA
Mas, o grande diferencial da nova picape da Chevrolet está logo atrás da cabine. A inédita caçamba Multi-Flex foi projetada para funcionar como um porta-malas gigante, revela a fabricante, graças aos seus 874 litros de capacidade e diversas soluções de acesso, aproveitamento do espaço e segurança.
Fora isso, o peso máximo admitido no compartimento chega a ser quase a metade ao do próprio do veículo.
Contudo, o curioso é que o consumidor de picapes médio-compactas está mais interessado nos objetos que ele pode acomodar na caçamba do que na capacidade de peso total, que quase nunca chega a ser utilizada. Por isso, a relação entre comprimento, altura e largura da área de carga da nova Montana considera os itens que as pessoas mais costumam transportar, seja para viagens em família, atividades do trabalho ou aquelas habituais do dia a dia.
Para atender perfeitamente a todas as situações de uso – desde a acomodação de objetos volumosos como móveis, carrinho de bebê ou a bicicleta, até itens miudezas como compras de supermercado, bagagens ou caixas de ferramentas -, a Chevrolet lança junto com a Montana 2023 a caçamba inteligente Multi-Flex, que conta com ampla gama de acessórios.
O mais inovador deles é o sistema de divisórias Multi-Board, composto por trilhos fixados nas laterais internas da caçamba, uma grande prateleira e uma prancha, que podem ser encaixados em seis posições diferentes, proporcionando o espaço mais adequado para o transporte dos mais variados objetos.
Para completar, foi desenvolvido um sistema inovador de vedação da cobertura marítima, que oferece a melhor proteção contra infiltração de água do segmento, garante a marca. Há, ainda, a opção de capota rígida, com acionamento elétrico por controle remoto.
- TREM DE FORÇA
A nova Chevrolet Montana virá equipada exclusivamente com o motor 1.2 Turbo Flex, que rende até 133 cavalos de potência e 21,4 kgf.m de torque, ambos com etanol. Trata-se do mesmo econômico três cilindros que impulsiona o “irmão” Tracker, porém com calibração exclusiva, adequada à proposta multiuso da picape.
Uma das características desse propulsor é que ele trabalha numa faixa de rotação mais baixa, o que contribui para o maior silêncio a bordo e redução das emissões. A transmissão de seis marchas é manual para as configurações LT e LS, e automática para a LTZ e a Premier.
- SUSPENSÃO
O trabalho de customização foi estendido a outros sistemas mecânicos, como a transmissão, direção com assistência elétrica, suspensão e pneus, estes especialmente desenvolvidos para o modelo.
O resultado, de acordo com projeções da engenharia da General Motors (grupo estado-unidense de montadoras que detém a marca Chevrolet) é a melhor relação entre aceleração e consumo de combustível do segmento.
A tecnologia inovadora de suspensão traz um sistema de duplo batente de rigidez variável no eixo traseiro, que ajuda a manter o veículo sempre estável e confortável, seja transitando vazio ou totalmente carregado. Dessa forma, os ocupantes não sentem a traseira “quicar” (trepidar) demasiadamente em pisos irregulares – como acontece em picapes que rodam com a caçamba vazia -, elevando os níveis de conforto e de dirigibilidade transmitindo aos ocupantes a sensação de estar a bordo de um legítimo utilitário esportivo de verdade – ou SUV, se preferir.
Contribuem para este resultado, também, os pneus Michelin Primacy 215/55 R17, com composição da borracha e estrutura desenvolvidas exclusivamente para o novo modelo.
- FREIOS
Ao mesmo tempo, o sistema de freios foi reforçado em relação ao Tracker e adiciona diversos recursos tecnológicos, como o assistente de frenagem que reduz o risco de perda de eficiência por aquecimento e o sistema de freio em curvas, que otimiza a distribuição em cada roda da força aplicada ao pedal, melhorando a estabilidade e a dirigibilidade do carro.
A nova Montana conta, ainda, com recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga, por exemplo.
- INTERIOR
Por dentro, a Chevrolet Montana 2023 dispõe de mais de 50 padrões de acabamento, que variam de acordo com a função e a aplicação do componente.
A sensação de que se está ao volante de um verdadeiro SUV é evidenciada pelos bancos confortáveis, posição mais elevada para dirigir e ambiente tecnológico da cabine.
Na configuração de topo Premier, os elementos do painel, bancos, portas e console trazem revestimentos premium, monocromático e com diferentes texturas, conforme a peça.
A fabricante destaca que o modelo estreia com o melhor aproveitamento de espaço do segmento, que se traduz na melhor acomodação para os até cinco ocupantes. São pelo menos 20 mm a mais para o joelho dos passageiros de trás em relação à concorrência, enquanto a altura para cabeças também é maior.
Fora isso, são disponíveis variados ajustes para o cinto de segurança, volante, assento e encosto garantem total conforto para o condutor.
- CONECTIVIDADE
Assim como nos modelos mais recentes da Chevrolet, a nova Montana traz a tela multimídia de oito polegadas totalmente integrada ao painel, em posição central e elevada, facilitando a leitura das informações, principalmente de mapas de navegação.
O sistema de conectividade MyLink é um dos mais avançados do mercado e oferece wi-fi nativo – ou seja, integrado ao painel do carro – com sinal de internet até 12 vezes mais estável do que o dos smartphones, (além de economizar o uso de dados do celular) e tecnologia de telemática avançada OnStar oferecidos de série em ambas as configurações.
A conexão com os aplicativos e arquivos armazenados no smartphone é feita por meio dos sistemas Android Auto e Apple Car Play, enquanto as atualizações dos sistemas eletrônicos do veículo é feita de maneira autônoma.
Fora isso, várias funções do carro podem ser comandadas à distância por meio do aplicativo myChevrolet, enquanto a recarga da bateria do celular é feita comodamente sem fio, por indução magnética.
- EQUIPAMENTOS
O motorista é muito bem assistido pela direção elétrica progressiva; controlador de limite de velocidade (piloto automático); e pelo computador de bordo, que inclui o monitoramento de pressão dos pneus e indicador da vida útil do óleo.
O bem-estar a bordo é complementado pelo ar-condicionado digital para todos os ocupantes é embalado pelo sistema de áudio de alta qualidade de som, com quatro alto-falantes.
Para quem busca maior potência sonora, é possível instalar um subwoofer da marca JBL especialmente dimensionado à acústica do veículo. O consumidor tem a possibilidade de personalizar a cabine com diversos acessórios, como as soleiras iluminadas.
- SEGURANÇA
Um dos aspectos que mais aproxima a nova Montana do universo dos utilitários esportivos é seu conteúdo de equipamentos de proteção, que vai além dos ocupantes do veículo. É o mesmo que propiciou ao Tracker o conceito máximo (cinco estrelas) pela Latin NCap em novembro de 2022 – mas com a ressalva do recall para os cintos de segurança.
A lista inclui, de série, seis airbags; sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré; freios ABS com distribuição da força de frenagem e assistência de urgência.
O compromisso com a proteção no projeto da nova Montana também levou em conta quem está ao redor do veículo; no caso de um possível atropelamento (toc, toc, toc), por exemplo, o parachoque e o capô foram desenhados para amortecer o impacto contra o pedestre, reduzindo o risco ou a gravidade de lesões.
Completam a lista o controle eletrônico avançado de tração e estabilidade, e resposta automática de acidentes para o centro de atendimento OnStar.
Já o alerta de ponto cego e os faróis 100% de LED (diodo emissor de luz), que garante maior poder de iluminação, entre outros itens, são exclusividades da configuração de luxo Premier.
- CONFIGURAÇÕES E PREÇOS
Junto com a apresentação da Montana 2023, a Chevrolet iniciou a pré-venda do modelo, nas configurações de acabamento mais sofisticadas da gama, a LTZ, com preço básico de R$ 134.490, e a Premier, a partir de R$ 140.490. O início das entregas dos veículos vendidos nesta fase ocorrerá entre fevereiro e maio de 2023.
No valor de etiqueta da Montana LTZ 2023 estão incluídos seis airbags; descansa-braços; bancos com revestimento em tecido de alto padrão; sistema multimídia Chevrolet MyLink 8″; wi-fi nativo; assistência telemática OnStar; travas das portas com sensor de aproximação; partida sem chave; câmera e sensor de ré; protetor de caçamba; capota marítima com vedação reforçada; e rodas de alumínio de 17”.
A opção de luxo Premier adiciona ao conteúdo acima os faróis 100% de LED; alerta de ponto cego; bancos com revestimento em couro sintético; ar-condicionado digital automático; e carregador para celular sem fio.
As configurações de entrada LT e LS ainda não tiveram os preços e as listas de equipamentos divulgados pela montadora.
- LINHA DO TEMPO
A história na Chevrolet Montana teve início há exatos 20 anos. Sucessora da pioneira Chevy 500 (versão de carga criada a partir do sedã compacto Chevette, produzida de 1983 a 1995) e do Corsa Pick-up (1995-2003), ela ganhou as ruas em 2003, como variação da segunda geração do compacto Corsa e criada exclusivamente para o Brasil.
A segunda versão da Montana chegou em 2010, produzida sobre a plataforma do Agile, mais moderna à época.
Apesar da vida curta do hatch compacto (extinto em 2014), a picape foi mantida nesta configuração até o ano atual, quando ocupa apenas a 202º lugar em vendas, com apenas 17 unidades emplacadas ao longo de 2022.
Agora, com seu reposicionamento em tamanho, número de ocupantes e capacidade de carga, a expectativa é de que a nova picape de entrada da Chevrolet copie o sucesso do “irmão” Tracker (líder de vendas entre os SUVs do mercado nacional), e desafie o domínio da Fiat Toro no nicho que ela mesmo inaugurou. O duelo promete!
Fontes: Chevrolet do Brasil e Wikipédia I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e reprodução da internet