Mais de meio século depois, a perua Kombi volta a ser uma das estrelas do maior evento de música de seu tempo. Isso, porque a Volkswagen, patrocinadora e carro oficial do Rock in Rio Brasil 2022 – que começa nesta sexta-feira (2), na Cidade Maravilhosa -, fará a primeira apresentação na América Latina do ID.Buzz, a versão futurista e 100% elétrica do modelo lançado há mais de sete décadas. Coincidentemente, 2 de agosto é conhecido como o Dia Nacional da Kombi, por ser a data em que a primeira unidade fabricada no Brasil deixou a linha de montagem, há exatos 65 anos.
Em 1969, uma outra Kombi se tornou um dos ícones do Festival de Woodstock, que reuniu, durante três dias, mais de 400 mil jovens em uma fazenda no interior do estado de Nova Iorque (EUA). Com sua pintura repleta de símbolos psicodélicos e mensagens místicas, a Kombi Light (assim batizada) foi fotografada por jornais e revistas do mundo todo, bem ao lado do palco onde se apresentaram Jimi Hendrix, Janis Joplin, Carlos Santana e Joe Cocker, entre outras lendas do rock. Reconhecida, então, como um dos ícones de Woodstock, a Kombi também é chamada por lá de “hippie bus” (ônibus hippie).
De volta para o presente, o “rockstar” ID.Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica.
Construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen, o modelo para cinco ocupantes é equipado com bateria de 77 kWh, que alimenta o motor elétrico de 204 cv, instalado no eixo traseiro.
Co-patrocinadora do Palco Sunset, a Volkswagen terá a exposição do ID. Buzz na chamada Rota 85 do Festival. O espaço dedicado ao primeiro Rock in Rio, em 1985, será ambientado com imagens temáticas e “instagramáveis”, ideais para fotos e selfies.
Ao lado do ID.Buzz estará também a “Corujinha”, como é conhecida no Brasil a primeira Kombi, sendo um dos modelos mais emblemáticos na história da Volkswagen e da própria indústria automotiva mundial, ao lado do Fusca.
Na área próxima ao Palco Mundo, o principal, a VW terá um estande próprio interativo de três andares, com cerca de 450 m² e localização privilegiada.
Nesse espaço, além do ID.4 (hatch compacto 100% elétrico, que deve chegar ao mercado brasileiro até o final deste ano) e do utilitário esportivo VW Nivus, haverá um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050. A empresa também conta com um espaço na área VIP do evento, onde mais um ID.4 ficará exposto.
Outra ação da VW dentro da Cidade do Rock será o Quiz Curta Consciente. Próximo aos estandes da marca, haverá telas interativas em que o visitante responderá a três perguntas diversificadas sobre sustentabilidade e meio ambiente. Ao final, ele ganhará um NFT (Non-Fungible Token) da coleção Nivusverse, exclusivo para o Festival.
Traduzindo, o token não fungível é a combinação de um item qualquer (imagem, vídeo, música, ou mesmo ou objeto) com um “smart contract” registrado em blockchain (histórico sobre determinado arquivo digital), o que garante sua autenticidade – tornando esse item único e, por isso, não-fungível.
Do lado de fora da Cidade do Rock, mas bem ali próximo, foi erguida a Casa Volkswagen, ponto de encontro para todos os convidados da marca e ações com a imprensa. Ali estarão expostos toda a família “SUVW”, formada pelo Nivus, T-Cross e Taos, mais o primeiro SUV elétrico da marca, o ID.4, e outra unidade do ID. Buzz.
O Rock in Rio Brasil 2022 tem como lema “Por um mundo melhor”, sendo um evento neutralizado em carbono. Seguindo pela mesma trilha, o estande da VW próximo ao Palco Mundo foi construído com material reutilizável e as lonas serão posteriormente doadas para um projeto assistencial mantido pela montadora.
Mas, vale lembrar que, em 2015, a VW protagonizou um grande escândalo ambiental, ao ser flagrada fraudando os resultados de emissões de alguns dos seus motores, a diesel e a gasolina, nos testes regulatórios de poluentes.
Levantado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o caso envolveu cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo e ficou conhecido como Dieselgate. Desde então, como estrat´égia para recuperar a imagem arranhada pela fraude, a marca acelerou o lançamento de veículos eletrificados, como a família ID., e adotou campanhas de publicidade tendo a preservação do meio ambiente como pano de fundo.
O Rock in Rio 2022 acontecerá nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro. Serão dois grandes palcos e diversas atrações simultâneas, incluindo parque de diversões e espaço gastronômico. Ao todo, a Cidade do Rock ocupa uma área de 385 mil m², ao lado do Parque Olímpico, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Para concluir, como já disse alguém em outra edição do Festival, “Hoje é dia de Rock, bebê!” E dos clássicos. A noite de abertura do Rock In Rio 2022 tem como atração principal a veterana banda britânica de heavy metal Iron Maiden, que também participou da primeira edição, em 1985. A programação eclética do evento inclui outros nomes internacionais bastante conhecidos como Guns N Roses´, Green Day, Dream Theater, Coldplay, Justin Bieber e Billy Idol, bem como nacionais, entre eles Sepultura, Capital Inicial, Jota Quest, Alok, Ivete Sangalo e Djavan. É música para todos os gostos. Ou quase.
Fonte: VW do Brasil, Wikipédia e Rock in Rio I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação