Prestes a chegar às ruas neste segundo semestre, o novo Volkswagen Polo promete ser o único modelo entre os hatches compactos do mercado nacional a oferecer faróis de LED (diodo emissor de luz, na sigla em inglês) desde as configurações mais básicas. Já para o novo Polo GTS está prevista a tecnologia exclusiva de faróis de LED matriciais da VW, também inédito no respectivo segmento.
Segundo a montadora alemã, o uso da iluminação por diodos reduz em até 95% o consumo de energia e com durabilidade 25 vezes maior do que um conjunto halógeno convencional, além de uma redução de sete gramas no consumo de CO2 por ano.
O conjunto H7 do novo Polo – composto por farol alto, baixo e sinalização diurna totalmente em LED -, poderá alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade – aumento de mais de 50%, quando comparado ao halógeno -, e mais de 130 m de distância, representando o alcance 85% maior.
Dando sequência à chegada da tecnologia no Brasil – que fez sua estreia por aqui no SUV de sete lugares VW Taos, lançado em 2021 -, o novo Polo GTS estará equipado com o IQ. Light, entregando uma assinatura ainda mais marcante e esportiva para a linha GTS, com os dois canhões de luz aliados ao exclusivo DRL (Daytime Running Light) duplo, que compõe a iluminação de rodagem diurna.
O conjunto de LED matricial oferece conveniência, conforto e segurança, já que, através do sistema de controle dos faróis, ele une as informações captadas pela câmera atrás do retrovisor e do sensor embutido no emblema no para-choque dianteiro para oferecer alguns recursos inéditos.
Com diferentes pontos de LED no canhão de luz do IQ. Light, a iluminação conta com tecnologia exclusiva, o FLA (Front Lightning Assistant), que trabalha o farol alto de acordo com a detecção de veículos a frente ou no outro sentido, apagando e acendendo os diferentes trechos de LED do farol, sem ofuscar outros motoristas. Veja:
Ainda de acordo com a VW, a nova linha do Polo elevará o sarrafo em termos de iluminação no segmento, com tecnologias inéditas e itens que só são encontrados em modelos de faixas de preço superiores.
Fonte: Volkswagen do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação