VW ID.Buzz e saga Star Wars unem forças na nova série “Obi-Wan Kenobi”

Parceria entre a marca alemã e os estúdios da Lucasfilm será o ponto de união entre gerações de fãs de carros e da saga de ficção científica mais famosa das galáxias




VW ID.Buzz une forças com Obi-Wan Kenobi, nova série de Star Wars

Os robôs mais famosos das galáxias C3PO e R2D2 têm um novo amigo: o ID. Buzz! Para impulsionar ainda mais sua estratégia global de eletrificação, a Volkswagen uniu forças com a série Obi-Wan Kenobi, a continuação da saga de ficção científica Star Wars que estreou mundialmente no canal por assinatura Disney+ no último final de semana.

Para o lançamento da parceria, a VW criou dois veículos “espaciais” inspirados no novo integrante da família 100% elétrica, o ID. Buzz Light Side Edition e o ID. Buzz Dark Side Edition. Eles foram as estrelas do evento anual chamado de “Celebração Star Wars” de 2022 em Anaheim, Califórnia (realizado de 26 a 29 de maio). Além disso, no vídeo de lançamento da parceria, a Kombi elétrica e os autômatos C3PO e R2D2, se encontram pela primeira vez nos estúdios de gravação. Veja:

A campanha de lançamento da série Obi-Wan Kenobi também inclui cartazes personalizados que trazem os novos integrantes da família ID. e alguns personagens já conhecidos da saga Star Wars, assim como o ator principal, Ewan McGregor, que será o novo embaixador da Volkswagen AG.

“Unimos duas marcas globais fortes e gerações de fãs que cresceram com os respectivos ícones nesta colaboração. Estamos realmente entusiasmados com essa parceria única. Ewan McGregor é o nosso par perfeito como um ávido fã da Volkswagen desde sua infância e colecionador de carros da marca”, disse Klaus Zellmer, membro do Conselho de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen AG.

O ator Ewan McGregor, que interpreta Obi-Wan Kenobi, é o novo embaixador da VW

A expectativa por Obi-Wan Kenobi é enorme, já que fãs de todo o mundo aguardam o retorno do icônico Mestre Jedi. Para a VW, essa mesma conexão emocional é sentida pelos entusiastas da icônica Kombi, que agora é lançada em sua versão elétrica, o ID.Buzz.

Marca criou o ID. Buzz Light Side Edition e o ID. Buzz Dark Side Edition para o lançamento da série

Os dois ID. Buzz “de outra galáxia” estavam no tapete vermelho da estreia de Obi-Wan Kenobi, como elementos surpresas para os fãs. A pintura original dos veículos foi substituída por envelopamentos com filmes plásticos, nos quais os designers da Lucasfilm (produtora da série) e da Volkswagen representaram os dois lados os dois lados da “Força” – o da luz e da sombra -, tema central explorado em Star Wars, inspirando-se especificamente em Ob-Wan Kenobi e Darth Vader, dois personagens icônicos da saga.

As customizações do ID. Buzz também estão presentes em mensagens escritas na parte traseira dos veículos, utilizando o desenho de letra (fonte) star wars “Aurebesh”, criado exclusivamente para a série, ao invés do grafismo padrão da Volkswagen. Outros badgets (nomenclaturas) inspirados na série foram aplicados nos espaços destinados às placas de licença dos veículos.

ID. Buzz Light Side Edition

Com base na versão do passageiro do carro, o ID. Buzz Light Side Edition traz a cor bege na seção inferior da carroceria, inspirando-se na tonalidade da túnica de Obi-Wan Kenobi.

O cromo brilhante na parte superior faz referência ao design de naves espaciais e dróides do universo de Star Wars. Uma linha azul na lateral se estende até os faróis e a faixa de luz entre eles, na parte frontal do ID.Buzz, simboliza o sabre de luz azul de Obi-Wan.

ID. Buzz Light Side Edition

A área envidraçada apresenta acabamento em azul transparente, combinando perfeitamente com a iluminação inferior da carroceria.

Logotipos da “Aliança Rebelde”, parte do roteiro da saga, podem ser encontrados nas janelas laterais, bem como nos cubos das rodas personalizadas de 21 polegadas, que também carregam o design único de todo o veículo.

ID.Buzz Dark Side Edition

O Buzz Cargo serve como plataforma para esta edição Dark Side Edition. Através de tons sinistros de preto e vermelho, o veículo incorpora o Lado Negro da Força.

O acabamento é preto brilhante na parte inferior da carroceria, enquanto a parte superior do Buzz é coberta de preto fosco.

ID.Buzz Dark Side Edition

Linhas laterais, faróis, faixas de luz e superfícies da janela estão em uma tonalidade vermelha, inspirada no sabre de luz de Darth Vader. O contraste do vermelho e do preto continua através do raio de cor escarlate.

O centro das rodas de 21″ projetadas exclusivamente e a carroceria do ID. Buzz carregam o logotipo do Império liderado por Darth Vader.

Cartaz de lançamento da série da Obi-Wan Kenobi

Além disso, com a nova parceria, a Volkswagen está focando ainda mais em emoções para posicionar a marca, dando um impulso adicional à sua estratégia global de eletrificação. A ampla campanha Obi-Wan Kenobi começa com seu próprio local de lançamento, que foi criado em cooperação com a Lucasfilm e a Industrial Light & Magic, no qual o ID. Buzz estrelou ao lado dos conhecidos personagens de Star Wars.

A nova série Obi-Wan Kenobi de Star Wars já está no Disney+, ao mesmo tempo em que os novos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo já podem ser encomendados nos mercados europeus.

Os astros da campanha ID.Buzz e os robôs C3PO e R2D2

A marca Volkswagen está em transição desde 2016, após o escândalo que ficou conhecido como “Volksgate”, quando a marca foi acusada de falsificar os dados de emissões de poluentes em seus veículos a diesel. Como parte dessa mudança, um novo logotipo minimalista e design da marca foram introduzidos, e a fabricante começou a se concentrar na mobilidade elétrica.

Ao mesmo tempo, a marca adotou abordagens inéditas nas atividades de marketing, incluindo um amplo compromisso com o entretenimento e atividades em novas plataformas globais.

Fontes: Volkswagen do Brasil e VW Group I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo