Ford comemora produção de 40 milhões de picapes Série F

Picape que há 45 anos é a mais vendida e há quatro décadas o veículo mais emplacado da América do Norte atinge novo marco histórico de sua extraordinária trajetória




Ford comemora produção de 40 milhões de picapes Série F

A Ford comemorou este mês a produção de 40 milhões de picapes Série F nos Estados Unidos, mais um marco da linha que completou também 45 anos como a picape mais vendida e 40 anos como o veículo mais vendido da América do Norte.

O modelo histórico saiu da fábrica da Ford em Dearborn, Michigan, e não será exposto em um museu. Ele foi para um cliente do Texas e já começa a trabalhar, “porque é isso que as picapes Ford fazem”, diz um comunicado da marca.

Veículo mais vendido de todos os tempos na América do Norte, Ford F-150 está em sua 14ª geração

Atualmente em sua 14ª geração, lançada em 2021, a picape traz como novidades a tela de 12” (30,48 cm) e o seletor de marchas rebatível, que transforma o console em mesa auxiliar. As opções de motores vão do V8 5.0 e V6 com 2.7 e 3.5 litros a um turbodiesel 3.0, todos com transmissão automática de dez velocidades.

No modelo anterior, produzido de 2015 a 2020, a F-150 trouxe uma grande inovação: a carroceria de alumínio sobre chassi de aço. Mais leve e resistente à ferrugem, também foi a primeira picape a receber cinco estrelas de segurança da Nhtsa, entidade independente que avalia o nível de proteção dos veículos disponíveis no mercado norte-americano. Essa geração introduziu também novos motores V6 a gasolina e diesel.

Desde 2015, a picape tem carroceria produzida totalmente em alumínio, montada sobre chassi de aço

As próximas novidades da Série F são a versão híbrida PowerBoost e a elétrica F-150 Lightning, que abrem um novo capítulo na sua história.

A história pioneira da Ford em picapes começou em 1917, com a produção do Modelo TT, utilitário derivado do Modelo T. Visando os fazendeiros, a montadora partiu de seu único modelo na época e alongou o chassi, endureceu a suspensão e alterou as relações de marchas, mantendo a cabine e o mesmo confiável motor de 2,9 litros e 20 cv de potência.

Ford Modelo TT, de 1917

Assim, o Modelo TT podia carregar uma tonelada e vinha equipado com uma engrenagem reduzida Ruckstell, a qual permitia ao caminhão transportar cargas sobre terrenos acidentados e em subida. Logo no ano de estreia, o Modelo TT vendeu 209 unidades, com preço de fábrica de 600 dólares. Acompanhe a evolução no vídeo:

A Série F surgiu após a Segunda Guerra, em 1947, quando a Ford aproveitou a experiência na construção de picapes militares para atender os americanos que se mudavam das áreas rurais para os centros urbanos, procurando trabalho e levando o gosto pelas picapes. A primeira geração da linha (1948-1952) ia da F-1 de meia tonelada à pesada F-8.

Ford Maverick estará disponível no mercado brasileiro em breve

No Brasil, apesar de a montadora ter encerrado a produção de veículos logo no início de 2021, a linha de picapes continua representada pela Ranger, trazida da Argentina, que, em breve, terá a companhia da nova Maverick.

Fonte: Ford do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo