A chinesa Great Wall Motor (GWM) finalizou o processo de aquisição da planta da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), iniciado em agosto do ano passado. O anúncio foi feito em uma cerimônia que teve como tema “Arte e Futuro”, realizada nas dependências da própria fábrica.
Com o fim da produção nacional do sedã médio Classe C e do crossover GLA, ao final de 2020, a montadora alemã decidiu se desfazer da unidade fabril inaugurada quatro anos antes, o que coincidiu com os planos do grupo GWM em se estabelecer no mercado brasileiro.
Após a modernização das instalações para a produção por meio de sistemas inteligentes e digitais, a expectativa da empresa chinesa é de que a fábrica seja colocada em operação no segundo semestre de 2023, com capacidade anual de 100.000 unidades, que atenderão os mercados do Brasil e de toda a região latino-americana, no futuro.
Na ocasião, a GWM também apresentou sua estratégia para operação no Brasil pelos próximos dez anos, com investimentos de mais de R$ 10 bilhões, para otimizar as atividades de fornecedores, construir unidades locais de desenvolvimento científico e tecnológico, focar na eletrificação e inteligência e, se possível, buscar a liderança do segmento de veículos movidos a eletricidade no mercado nacional. Ainda segundo a empresa, serão gerados 2000 empregos diretos na região da fábrica.
Ao apresentar a “Estratégia 2025” da empresa, o vice-presidente de Marketing da GWM no Brasil, Li Yachao revelou que serão lançadas duas marcas no mercado brasileiro. Uma é a própria GWM, que terá como primeiros modelos o SUV Tank, o crossover Haval e a picape Poer.
A outra é a Ora, voltada para o segmento de veículos elétricos a bateria (BEV) – ou seja, 100% elétricos -, mas que ainda não teve divulgado qual (ou quais) dos seus modelos subcompactos será oferecido aqui.
Ainda segundo o executivo, nos próximos três anos, o Grupo GWM lançará dez modelos eletrificados no Brasil, incluindo quatro totalmente elétricos e seis híbridos (HEV), que combinam motores a eletricidade e a combustão – esses últimos com estreia do primeiro modelo, ainda importado, previsto para o quarto trimestre deste ano.
A GWM também afirma que todos os seus produtos a serem lançados no Brasil serão inteligentes. Ou seja, eles serão equipados com recursos de assistência semi-autônoma ao motorista, com base nas tecnologias IoV (Internet of Vehicles) e L2, o segundo nível de sistemas autônomos, que inclui piloto automático adaptativo (ACC), alerta de invasão de faixa lateral, monitoramento de ponto cego, assistente de estacionamento e frenagem autônoma de emergência.
A empresa chinesa também promete lançar o primeiro carro com tecnologia 5G do mercado nacional, mas ainda sem previsão de data.
Fonte: Grupo GWM I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação