BMW M prepara comemorações para seu 50º aniversário em 2022

Ícone inconfundível dentro e fora da pista, divisão de supercarros da marca bávara lançará modelos ainda mais empolgantes e celebrará com os fãs em grandes eventos

BMW M prepara várias ações para seu 50º aniversário em 2022

O ano de 2022 marca os 50 anos de fundação da BMW M. Para ajudar a celebrar este meio século de performance e carros de competição da marca icônica, os consumidores que optarem pelos supercarros da BMW M – como M3, M4 e X3 M, entre outros -, produzidos a partir do próximo mês de março, terão seus veículos adornados no capô dianteiro, tampa do porta-malas e cubos de rodas com emblemas inspirados pelo clássico logo “BMW Motorport”, nome original da divisão de alto desempenho.

Além dos emblemas, 50 pinturas com designs historicamente significativos da BMW M serão oferecidas para alguns modelos neste ano de 2022. Cores especiais para a marca como dakar yellow (amarelo), fire orange (laranja), daytona violet, macao blue (azul) ímola red (vermelho) ou frozen marina bay blue (outro azul) referem-se às várias eras ao longo destes 50 anos.

Novo logotipo da BMW M inserta as icônicas listras de três cores na forma de semicírculos

O símbolo da BMW com os semicírculos em azul, violeta e vermelho foi o primeiro a ser usado, a partir de 1973, nos carros de competição da BMW Motorsport GmbH, estabelecida em maio do ano anterior.

“Com o clássico emblema da BMW Motorsport, nós gostaríamos de compartilhar nossa alegria pelo aniversário da BMW M com os fãs da marca”, disse Franciscus van Meel, membro do conselho de gestão da BMW M GmbH.

“Nós teremos um grande ano pela frente, que será celebrado com produtos únicos e de desempenho emocionante. A letra M vem sendo considerada há muito tempo como a mais potente do mundo, e em nosso ano de aniversário ela está mais forte do que nunca.”

O BMW M1 foi o primeiro modelo inteiramente construído pela divisão de competições

Em 1978, com a estreia do modelo BMW M1, as listras tricolores foram inclinadas para a direita. E mesmo fora do ambiente do automobilismo elas se tornaram uma marca característica com alto valor reconhecimento e poder de identificação.

O lendário M1 foi o único modelo de alto desempenho produzido pela BMW M a ostentar o emblema histórico para o automobilismo junto com o logo das listras de três cores. Neles, segundo a BMW, o azul representa a própria marca bávara e o vermelho simboliza as corridas, enquanto o violeta representava a conexão entre ambos.

Piquet e o Brabham-BMW BT52, primeiro campeão da era turbo da F1, em 1983

A tríade de cores passou a ser ainda mais respeitada a partir de 1983, quando foi a primeira fornecedora de motores a ser campeã na era turbo da Fórmula 1,equipando o Brabham BT52 de Nelson Piquet, levando o piloto brasileiro ao segundo dos seus três títulos na categoria, e o único da marca, até o momento.

Dez anos depois, porém, quando a BMW Motorsport GmbH passou a operar apenas como BMW M GmbH, a cor violeta em uma das listras deu lugar ao azul escuro.

BMW M4 Coupé vai ganhar uma edição especial de aniversário

Em seu 50º ano de existência, a empresa está experimentando mais sucesso do que nunca, como líder mundial do mercado mundial no segmento automotivo de alto desempenho.

Os modelos de alta performance da BMW M GmbH estão demonstrando contínuo crescimento de popularidade em todo o mundo, afirma a marca, o que será reforçado com novos produtos neste ano de aniversário. Entre eles, os fãs do alto desempenho da marca poderão ver em breve um espetacular modelo especial do BMW M4 Coupe.    

BMW M2 2021

O sucessor do bem-sucedido BMW M2 também está em fase final de seu programa de desenvolvimento. Paralelamente, a eletrificação da marca BMW M também está sendo conduzida de forma acelerada.

Neste ano, será lançado o primeiro modelo de alto desempenho com propulsão híbrida (combustão e eletricidade) da história da BMW M.

BMW M3 DTM no Festival de Goodwood de 2016

A marca também celebrará seu cinquentenário participando de diversos eventos tradicionais pelo mundo. As atividades estão previstas para começar em maio, no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no norte da Itália, seguido pelo Festival de Goodwood, na Inglaterra, e pelo Concours d’Elegance em Pebble Beach, na ensolarada Califórnia, nos Estados Unidos.

Hans Stuck descolando do asfalto de N6Urburgrng o BMW M CSL 3.0

Ainda segundo a BMW M, a corrida de 24 horas em Nürburgring, na Alemanha, no final de maio, também será uma ocasião bastante especial para a preparadora relembrar sua trajetória vitoriosa nas pistas, junto com seus fãs, e entusiasmá-los ainda mais com o futuro da marca.

Fonte: BMW Group I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e reprodução da internet