Range Rover Sport SVR Carbon Edition reforça o design de desempenho

À venda no Brasil, série limitada do SUV premium, com motor V-8 de 575 cv e capaz de acelerar até 100 km/h em 4,5 s, traz acabamentos de material mais leve e resistente




Range Rover Sport SVR Carbon Edition reforça o design de desempenho

A Range Rover, linha de maior sofisticação da Land Rover no país, adiciona ao mercado brasileiro a nova configuração exclusiva e limitada SVR Carbon Edition. Desenvolvido com a tecnologia de carroceria monobloco 100% de alumínio da fabricante britânica, o Range Rover Sport SVR Carbon Edition oferece uma gama de itens especiais feitos em fibra de carbono, externos e internos. Fora isso, o SUV premium traz vários equipamentos adicionais voltados ao conforto, como sistema de áudio de 825 W, bem como à segurança, incluindo o assistente de frenagem automática.

A novidade é produzida na Inglaterra pela Special Vehicles Operation (SVO) -unidade de personalização dos veículos Land Rover instalada dentro da fábrica -, e já está disponível para pré-venda nas concessionárias da marca do Brasil credenciadas para vender os modelos customizados, com preço a partir de R$ 1.033.950.

Sobre o capô, uma grande área trabalhada com o material leve e ultrarresistente impressiona e enfatiza as impressionantes linhas do veículo, entradas de ar do parachoque, capas dos retrovisores externos, saídas de ar e cobertura do motor.

O design inigualável e os detalhes internos exclusivos da edição Carbon oferecem uma sensação de luxo esportivo e elegância.

Range Rover Sport SVR Carbon Edition

O acabamento em fibra de carbono se estende ao painel, console central, volante e saídas do ar-condicionado, trazendo para dentro do veículo a esportividade da edição especial.

A cabine requintada inclui bancos esportivos SVR com aquecimento e revestidos de couro Ebony, com opções de cores branco cirrus, marrom vintage ou vermelho pimento.

Capô com acabamento fibra de carbono e faróis de LED pixels são de série

O Range Rover SVR Carbon Edition também adiciona uma extensa lista de itens de série. Entre os relacionados à aparência, além dos componentes em carbono, se incluem as rodas com acabamento piano black (preto brilhante) com aro de 22 polegadas, com pneus 285/40 R22) e pinças de freio na cor vermelha com a assinatura SVR.

O conforto dos ocupantes fica ainda mais sofisticado com a luz ambiente configurável, ar-condicionado de quatro zonas, fechamento das portas com sistema soft close (sem a necessidade de empurrá-las) e compartimento dianteiro refrigerado. O entretenimento a bordo é garantido pela central de infoentretenimento compatível com Apple CarPlay e Android Auto (o que permite copiar no painel do veículo os aplicativos de música, vídeos, notícias ou mesmo de navegação), acompanhado do sistema de som Meridian, com qualidade surround (audível em 360º), com 19 alto falantes e 825W de potência.

Range Rover Sport SVR Carbon Edition

E sem deixar a proteção aos ocupantes de lado, a edição Carbon Edition ganha o reforço da suspensão esportiva SVR com controle de rolagem, faróis em pixel LED (Diodo Emissor de Luz) e head-up display em alta resolução (tecnologia que projeta informações do veículo diretamente no parabrisa).

Também estão incluídass tecnologias semi-autônomas como o controle de cruzeiro adaptativo (para manter uma distância pré-determinada em relação ao veículo que vai à frente) e o sistema de frenagem automático em alta velocidade, o qual aciona os freios mesmo sem a interferência do motorista ao detectar o risco iminente de colisão frontal.

Brutal: motor V-8 gera potência de 575 cv de potência e torque máximo de 71,3 kgf.m

Como legítimo SUV (Sporty Utility Vehicle) premium, o desempenho do SVR Carbon Edition é eletrizante em qualquer situação. O motor V-8 entrega a potência bruta e visceral de 575 cv, entre 6.000 e 6.500 rpm, tanto quanto o torque de 71,3 kgf.m de 3.500 a 5000 giros por minuto.

Acoplado a ele, o Range Rover SVR vem com a transmissão automática de oito marchas. O veículo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atingir a velocidade máxima em 283 km/h – desempenho típico de modelos superesportivos no asfalto.

Modelo é equipado com tração integral (4×4) adaptativa e suspensão esportiva

O poder de encarar obstáculosé apoiado na tração 4×4 sob demanda – nas rodas traseiras, como padrão, e nas quatro, quando necessário, como ao trafegar por piso molhado, grama ou barro, entre outros -, e o sistema Terrain Response II, com diferentes configurações de modo de entrega de potência.

Range Rover Sport SVR Carbon Edition, a inédita arma secreta de James Bond

Desde o seu lançamento mundial, em 2015, os veículos da linha SVR têm ocupado papéis de protagonistas em grandes produções cinematográficas de Hollywood. O mais recente e ainda inédito é a participação do Range Rover SVR ao lado do agente secreto James Bond, no longa-metragem No Time To Die, 25º filme da série 007, com estreia mundial marcada para o último trimestre deste ano.

Ao mesmo tempo, o Range Rover Sport SVR modelo cumpriu outra missão quase impossível registrada em vídeo, ao bater o recorde da Ferrari na icônica estrada Tianmen, na China. Confira:

Fonte: Land Rover do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloRAnge Rover Sport SVR Carbon Edition
Origem Inglaterra
Preço 
básico
R$ 1.033.950
Carroceria Utilitário esportivo médio (SUV) do tipo camioneta, monobloco de alumínio, 4 portas, 5 ocupantes
C/L/A/Ee4.879 I 2.073-2.20* I 1.8030 I 2.923 mm
Vão livre do solo274 mm
Porta-malas780 litros
Peso2.455 kg (tanque cheio)
MotorDianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, 8 cilindros em V, 4.999 cm³, gasolina, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor e injeção direta de combustível
CâmbioAutomático com oito velocidades

Potência575 cv entre 6.000 e 6.500 rpm
Torque71,3 kgf.m entre 3.500 e 5.000 rpm
Peso-potência 4,2 kg/cv 
0 a 100 km/h4,5 seg
Vel. máxima283 km/h




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo