A Honda Aircraft Company, subsidiária da American Honda Motor Co., apresentou a atualização de seu jato executivo, o HondaJet Elite S, com capacidade operacional expandida, dispõe de mais autonomia para cobrir distâncias maiores, e melhor operação de voo, graças aos novos recursos dos controles aviônicos.
O bimotor com capacidade para até nove ocupantes também traz uma proposta de pintura especial, novidade que, segundo a fabricante sediada em Greensboro – no estado da Carolina do Norte, berço da aviação estado-unidense -, representa o seu compromisso contínuo com a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia de ponta para a aviação executiva.
O HondaJet Elite S herdou os avanços aeronáuticos desenvolvidos pela Honda Aircraft Company, incluindo a arquitetura de dois motores GE Honda Aero HF120 montados sobre as asas, configuração conhecida pela sigla Otwem (de Over-The-Wing Engine Mount) que traz as vantagens de melhor fluxo aerodinâmico, maior economia de combustível e menor nível de ruídos. Ao mesmo tempo, ao deslocar os motores da traseira da aeronave (posição adotada nos jatos executivos convencionais), a parte posterior da fuselagem oferece mais espaço para volumes e bagagens.
Fora isso, o HondaJet Elite S também mantém o fluxo laminar natural (NLF) no nariz, na fuselagem e nas asas, os componentes estruturais feitos com materiais compósitos de fibra de carbono e um conjunto de aviônicos (equipamentos de controle de voo) altamente personalizado.
Segundo a Honda Aircraft, a aeronave com peso total de 4.300 kg ordem de marcha (com tanques cheios) continua a ser a mais rápida, podendo voar à velocidade de cruzeiro de 782 km/h, também a de maior alcance, oferecendo autonomia de até 2.661 km (com quatro ocupantes) e, ainda, a que voa em maior altitude de sua categoria, alcançando 13.106 m acima do nível do mar.
“Desde sua introdução em 2018, o HondaJet Elite alcançou o melhor desempenho em sua categoria, sendo também o mais eficiente e, com o novo Elite S, damos mais um passo rumo à expansão da capacidade da aeronave”, disse o presidente-executivo da Honda Aircraft Company Michimasa Fujino. “Como resultado da inovação, design e engenharia do novo Elite S, estamos mais uma vez estabelecendo um novo padrão na aviação executiva.”
O HondaJet Elite S é impulsionado por dois motores GE Honda Aero HF120, que geram, separadamente, a potência de 2050 lbf (9,1 kN).
O modelo continua sendo significantemente mais eficiente em consumo de combustível e emite menos gases de efeito estufa em comparação a outros jatos executivos com dois motores e de tamanho semelhante, ressalta a fabricante.
A versão atualizada traz como uma das principais melhorias técnicas o aumento em 200 libras (90,7 kg) do peso bruto máximo de decolagem, o que significa que, a patir de agora, o jato executivo pode abastecido com 61 litros a mais combustível, o que resulta na autonomia estentendida até 120 nm (milhas náuticas), o que equivale a 222 km – desde que, com carga total até 650 libras (295 kg) – totalizando cerca de 2.890 km de distância.
Em viagens menores, os quase 100 kg extras de peso bruto podem ser convertidos em mais um passageiro ou em carga adicional.
A aeronave se tornou referência internacional em termos de segurança devido à sua tecnologia de interface homem-máquina, com a cabine de pilotos projetada ergonomicamente e com um conjunto de aviônicos personalizado da Garmin G3000. Certificado para operações single pilot, que dispensa o co-piloto, o HondaJet Elite S continua fazendo jus à reputação da marca quanto a desempenho, eficiência, qualidade e valor agregado superiores.
Valendo-se da característica de alta customização desta cabine, o Elite S apresenta novas tecnologias para melhorar a clareza e a eficiência das comunicações. Um dos novos recursos adicionados é o sistema FAA Data Comm, que substitui os comandos de voz tradicionais por mensagens de texto, útil para informar a autorização do plano de voo junto à torre e serviços de rota, por exemplo.
Outra novidade é tecnologia Acars (Aircraft Communication Addressing and Reporting System, ou sistema de recepção e envio de comunicação aeronáutica, em tradução livre), a qual permite a troca de mensagens de texto com serviços de tráfego aéreo e centros de operação, incluindo informações como previsão do tempo e autorização de plano de voo junto à torre, em aeroportos que tenham essa capacidade.
O Acars também fornece várias funcionalidades para comunicação com centros de operação, incluindo: recebimento (upload) de plano de voo, mensagens, atualização meteorológica e transmissão automática de relatórios de posição da aeronave.
Associada a estas novidades, a aviônica do HondaJet Elite S também passa a contar com a função de comunicação em COM3, que permite ao piloto desabilitar o modo Datalink do rádio e usá-lo como um terceiro VHF, para aumentar a confiabilidade do sistema.
Por fim, todos estes recursos inéditos se somam à tecnologia Asas (Advanced Steering Augmentation System), ou Sistema de Aumento de Direção Avançada (Asas), recém-introduzida no HondaJet, a qual aumenta a segurança para missões em condições climáticas específicas, reduz a carga de trabalho do piloto e garante uma operação mais eficiente.
Elevando o design externo da marca HondaJet a um novo patamar, a configuração Elite S apresenta um novo estilo, com pinturas exclusivas, disponíveis nas cores gunmetal (cinza), luxe gold (dourado) e deep sea blue (azul).
Estes padrões de cores inéditos são complementados com as novas opções de tonalidades para o logotipo exclusivo Elite S – em vermelho, como oferta padrão – e outras personalizações disponíveis.
A Honda Aircraft destaca que o Elite S tem o maior espaço interno de cabine da categoria: são 5,43 m de corredor, com largura de 1.52 m e altura de 1.47 m.
As configurações típicas do HondaJet acomodam um piloto e seis passageiros, ou dois pilotos e cinco ocupantes. Opcionalmente, é possível estruturá-lo para levar piloto e sete passageiros ou tripulação dupla e seis ocupantes.
A cabine dos passageiros inclui uma galley (cozinha compacta) completa, um lavatório privado (com cinto de segurança opcional) e um sistema de áudio exclusivo, fornecido pela Bongiovi.
O HondaJet Elite S já está disponível para encomendas, com preço básico de US$ 5,4 milhões (cerca de RS 27,5 milhões), um acréscimo de US$ 150 mil (R$ 763.500) em relação ao modelo original, lançado há três anos, segundo a imprensa especializada, nos Estados Unidos.
Modelo | HondaJet Elite S |
Origem | Estados Unidos |
Preço básico | R$ 27,5 milhões |
Tipo | Bimotor a jato, categoria executivo |
Construção | Fuselagem em liga de alumínio e fibra de carbono, asas em liga de alumínio |
Dimensões externas (C/L/A) | 12,9 I 12,1 I 4,54 m |
Dimensões internas (C/L/A) | 5.43 I 1.52 I 1,47 m |
Ocupantes | 2 tripulantes + 6 passageiros ou 1 tripulante + 7 pass. |
Capacidade de carga | 255 l na diant. e 1.614 l na traseira |
Tanque de combustível | N/D |
Motor | 2 x GE Honda Aero HF120 |
Potência | 2 x 2.050 lbf (9,1 kN) |
Vel. máxima de cruzeiro | 782 km/h |
Altitude máxima de cruzeiro | 13.106 m |
Razão de subida | 1.250 m/min |
Pista mínima de decolagem | 1.067 m |
Pista mínima de pouso | 914 m |
Autonomia (4 ocupantes) | 2.883 km |
Fonte: Honda Aircraft Company, Ainonline, Wikipedia I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação