Novo Mini Cooper S Cabrio é um kart com quatro lugares

Linha 2022 do compacto aberto chega ao país mais esportiva, conectada e com motor de 192 cv, para você se sentir numa pista, seja na estrada ou a caminho do trabalho




Novo Mini Cooper S Cabrio é um kart com quatro lugares

A Mini desembarca no Brasil a linha 2022 do compacto premium Cooper S Cabrio, nas configurações Top e Sport. Entre as novidades, a versão conversível – ou cabriolet, em francês – do Mini Cooper S traz a evolução do design, interno e externo, já apresentada na versão Hatch de 3 e 5 portas, e mais equipamentos de conforto e conveniência.

E, melhor ainda, tudo isso sem perder a icônica identidade visual do modelo e a esportividade pura do conceito Go-Kart-Feeling, mantido como uma premissa pela marca britânica, para oferecer aos quatro ocupantes a sensação de estar confortavelmente a bordo de um divertido – e agora conectado – minicarro de corrida.

A intenção da marca é oferecer aos ocupantes a experiência do go-kart-feeling

Para isso, o Cooper S Cabrio alia ao tamanho diminuto, de apenas 3.876 mm de comprimento (56 mm a mais que o atual Fiat Uno, por exemplo), o motor 2.0 Mini TwinPower Turbo, de quatro cilindros, equipado com turbocompressor de dupla turbina e injeção direta de combustível (gasolina), que desenvolve potência máxima de 192 cv, entre 5.000 e 6.000 rotações, e torque plano de 28,5 kgf.m desde 1.350 giros, até 4.200 rpm.

A transmissão é sempre a Steptronic, automática, de sete velocidades, com dupla embreagem, o que torna as trocas mais rápidas.

O 2.0 Mini TwinPower Turbo gera 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm, e torque de 28,5 kgf.m já a 1.350 giros

Com massa total de 1.325 kg (considerando o tanque de 44 litros completamente vazio), o resultado é a relação de peso-potência de apenas 6,9 kg/cv em ambas as configurações, o que torna todas as reações aos comandos do motorista muito mais rápidas, seja no volante, freio ou acelerador, comparáveis às do kart – guardadas as proporções, obviamente – e permite ao carrinho acelerar de zero a 100 km/h em 7,1 segundos, até atingir a máxima de 230 km/h.

Retoques: design frontal traz grade hexagonal, detalhes em preto brilhante e entradas aerodinâmicas

Em relação ao design, as sutis mudanças externas são percebidas na dianteira pela insígnia da Mini em piano black (preto brilhante), no novo parachoque com entradas aerodinâmicas verticais e pela grade frontal hexagonal.

Os tradicionais faróis redondos – marca registrada da Mini – ganharam interior preto e lâmpadas em LED, além de integrarem agora a “luz de mau tempo”, no lugar da iluminação auxiliar de neblina.

Sem alterar o desenho icônico, faróis ganharam fundo escuro e tecnologia adaptativa Matrix

Fora isso, os novos grupos ópticos dianteiros estreiam os fachos direcionais e o sistema de farol alto adaptativo com função Matrix, composto por quatro segmentos paralelos de LEDs, que ligam e desligam de forma automática e individual, variando a intensidade da luz conforme a distância ao veículo à frente ou no sentido contrário, entre suas funcionalidades.

Compacto: conversível premium mede 3.863 mm de parachoque a outro, garantindo agilidade

Nas laterais, as novidades são os repetidores das luzes de direção (setas), também de LED, posicionados nos paralamas dianteiros, bem como as maçanetas e capas dos retrovisores com acabamento piano black.

O Mini Cooper S Cabrio Top traz, de série, rodas com aro de 17 polegadas de seis raios duplos e acabamento em alumínio, montadas com pneus run flat, que permitem continuar rodando mesmo que um deles esteja completamente vazio.

De série, modelo vem com aros de 17″, mas oferece opções de 18″, com pneus run flat 205/40

Opcionalmente, a configuração mais despojada pode vir equipada com aros de 18”, nas opções de desenho Pulse Spoke ou Mini Yours British Spoke, ambas em dois tons (alumínio e preto), com pneus 205/40, também run flat.

Já o Cooper S Cabrio Sport sai de fábrica com rodas também de 17”, com cinco raios e acabamento preto, mas também conta com a opção de 18” Course Spoke, nas mesmas duas tonalidades e especificações de pneus.

Traseira ganha sofisticação com novo parachoque e detalhes em com acabamento piano black

Na traseira, as lanternas com a distinta assinatura no padrão Union Jack têm iluminação 100% de LED e são acompanhadas por um novo parachoque de geometria mais encorpada, reforçando o caráter esportivo do modelo. A ponteira do escapamento e o logo da Mini em piano black conferem maior sofisticação em ambas as configurações.

Como na maioria dos conversíveis, o espaço para bagagens é escasso no Mini Cabrio S, que oferece a capacidade para 160 litros, ou 215 l com os encostos traseiros rebatidos.

Feita de lona, lisa ou estampada com a Union Jack, capota elétrica é estendida ou baixada em 18s

Os modelos Cooper S Cabrio Top e Sport estão disponíveis nas novas cores cinza rooftop, azul island e amarelo zesty (exclusivo para o Cabrio), além do cinza moonwalk, preto enigmatic, branco pepper, preto midnight, verde british racing IV, vermelho chili e prata claro. Como opcional, o cliente pode solicitar as faixas pretas ou brancas sobre o capô, enfatizando a esportividade do Cooper S.

A capota é confeccionada em lona e pode ser lisa, na cor preta, ou estampada com o motivo Mini Yours Union Jack, que repete a bandeira do Reino Unido na cor cinza. O acionamento totalmente automático pode abrir ou fechar a cobertura em cerca de 18 segundos. A função sunroof (teto solar) permite viajar com a capota semi-aberta em 40 cm, dosando a entrada do vento e da luz do sol na cabine.

Painel traz o típico elemento central circular e novas saídas do ar-condicionado e ventilador

Por dentro, assim como na versão Hatch, as novidades ficam por conta dos retoques no design do volante e do painel, onde se destaca o elemento central em formato circular – outra característica típica da Mini. O cockpit ganhou novas saídas do ar-condicionado e ventilação, além de um novo controlador, na cor preta, por onde se comanda diversas funções do veículo, como os sistemas de navegação de áudio Hi-Fi Harman/Kardon, de altíssima qualidade.

Na configuração Top, o Mini Cooper S Cabrio vem equipado com assentos esportivos revestidos em couro cross punch preto carbono como padrão, mas existem outras três opções em couro: chester malt brown, chester cinza satélite ou Mini Yours preto carbono, com o padrão da bandeira britânica.

Revestimento dos bancos têm opções em couro ou, no caso da configuração Sport, em alcântara

Já o Cooper S Cabrio Sport adiciona alguns itens da assinatura John Cooper Works, o que inclui bancos do tipo concha – revestidos em couro acamurçado Alcântara, na cor preto carbono -, kit aerodinâmico e o novo volante esportivo em couro walknappa.

Lista de equipamentos inclui câmera de ré e frenagem automática de emergência, a até 60 km/h

Em relação à lista de equipamentos, as duas configurações incluem tecnologias semi-autônomas, com destaque para o assistente de condução, que oferece ao motorista as funcionalidades como a tecnologia de navegação Mini Professional; sistema de proteção ao pedestre com frenagem automática; aviso de saída de faixa com vibração do volante; assistente adaptativo do farol alto; e frenagem automática de emergência, que atua no caso de o motorista não reagir ao alerta de risco iminente de colisão, entre 5 e 60 km/h. Esse dispositivo também pré-condiciona os freios para uma resposta mais rápida e distâncias de frenagem mais curtas.

Além disso, outros itens também complementam a experiência a bordo, tais como: assistente e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; câmera de ré; controle de cruzeiro; e sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos.

Modelo estreia chip para conexão à internet, que permite acesso ao Connected Drive e Amazon Alexa

A conectividade a bordo dos novos Mini Cooper S Cabrio incorpora a tecnologia Connected Drive, recurso que propicia facilidades como as funções de concierge (reservas em hotéis e restaurantes, por exemplo); chamada de emergência inteligente; Mini Teleservices (relacionados aos serviços de manutenção do veículo); notícias em tempo real, previsão do tempo, informações de trânsito e assistente de autonomia, entre outras. A tecnologia também permite o espelhamento do iPhone, por meio da plataforma Apple CarPlay.

Todos os Mini Cooper S Cabrio saem conectados de fábrica com um SIM card virtual (chip), sem custo ao cliente pelo período mínimo de três anos. Com ele, é possível o acesso ao Mini Connected e ao assistente pessoal Amazon Alexa, possibilitando maior integração do veículo com as residências inteligentes.

Leve só o necessário: espaço para bagagens é restrito, com apenas 160 litros de capacidade

A lista de equipamentos de série  da configuração Top traz volante esportivo em couro walknappa; detalhes externos e internos em piano black; pacote de retrovisor externo; Comfort Acess (acesso ao veículo sem chave, por meio do módulo de presença); câmera de ré; luzes de ambiente; farol de LED adaptativo; assistentes de direção e de estacionamento; sensores dianteiro e traseiro ; pacote Connected Navigation Plus; sistema de Áudio Hi-Fi Harman/Kardon; revestimento em couro cross punch preto carbono; rodas aro 17” rail spoke em dois tons, com pneus run flat 205/40.

Mini Cabrio S conta com dez opções de cores para a carroceria, incluindo a exclusiva amarelo zesty

Na Sport, estão incluídos todos os itens acima, mais o pacote John Cooper Works, formado pelo kit aerodinâmico, bancos esportivos e volante revestido de couro walknappa; forração dos bancos com Alcântara Dinâmica Preto Carbono; e as rodas aro 17” Track Spoke pretas, com pneus run flat 205/40.

Produzidos na planta de Born, na Holanda, os novos Cooper S Cabrio estão disponíveis em toda a rede de concessionários da Mini no Brasil, com preços de R$ 269.990, para a opção Top, e de R$ 279.990, para a Sport.

Fonte: Mini do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloMini Cooper S Cabrio Sport
Origem Holanda
Preço 
básico
R$ 279.990
Carroceria Compacto coversível, monobloco de aço estampado, 2 portas, 4 ocupantes
C/L/A/Ee3.876 I 1.727 I 1.415 I 2.495 mm
Porta-malas160 litros
Peso1.325 kg (tanque vazio)
MotorDianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 cilindros em linha, 1.998 cm³, gasolina, 4 válvulas por celindro, turbocompressor de turbina dupla (twin scroll) e injeção direta de combustível
CâmbioAutomático Steptronic, com sete velocidades e dupla embreagem

Potência192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm
Torque28,5 kgf.m entre 1.350 e 4.200 rpm
Peso-potência 6,9 kg/cv 
0 a 100 km/h7,1 seg
Vel. máxima230 km/h




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo