Max Verstappen contrariou a máxima de que não se ganha a corrida na primeira curva. O piloto da Red Bull Racing venceu o caótico Grande Prêmio da Emilia-Romanha, disputado neste domingo (18), no circuito italiano de Ímola, depois de largar do terceiro lugar e tomar a liderança de Lewis Hamilton – que partiu de sua 99ª pole position na Fórmula 1 – já nos primeiros movimentos do volante na prova.
Logo após a largada, a dupla da Red Bull Racing, com Sergio Perez partindo em segundo, “ensanduichou” o Mercedes nº 44 na aproximação para a primeira freada. Mais bem posicionado, Max mergulhou na chicane empoçada roda a roda com o carro de Lewis e conseguiu tracionar melhor para tomar a primeira posição do britânico.
A partir daí, o que se viu foi uma apresentação incontestável do jovem holandês, que liderou 62 das 63 voltas do percurso e recebeu a bandeira quadriculada 22 segundos à frente do mesmo Lewis Hamilton, que chegou a cair para a nona posição após uma saída de pista que quase custou sua corrida. Outro destaque desta segunda etapa da temporada foi Lando Norris, da McLaren, que completou o pódio na terceira posição.
A condução dominante de Verstappen contrastou com o dia difícil enfrentado pela maioria dos concorrentes na pista, por causa da pista molhada. A falta de aderência em alguns trechos provocou grande número de rodadas e de batidas, todas sem consequências físicas para os pilotos, felizmente.
O incidente mais impressionante aconteceu na 31ª volta, no trecho da fatídica curva Tamburello, na aproximação para a chicane construída ali em 1995, após o acidente de Ayrton Senna. George Russel, da Williams, que largara de uma honrosa 12ª posição para as atuais circunstâncias da equipe, tentava tomar a nona posição de Valtteri Bottas, da Mercedes, quando foi surpreendido pela mudança de trajetória do finlandês. Para tentar evitar a batida, num primeiro momento, Russel acabou colocando as rodas direitas na grama, o que provocou sua rodada e o enrosco entre ambos.
Ao final da impressionante sequência de batidas, o rastro de destruição formado por pedaços dos carros e de isopor das placas de sinalização da pista obrigou a direção de prova a interromper a corrida com bandeira vermelha. Ao deixar o cockpit, o piloto da Williams se dirigiu visivelmente irritado até Bottas, ainda dentro do que restou do Mercedes, disse-lhe alguma coisa ao pé do capacete e arremessou contra o piloto finlandês algo parecido com um pedaço de fio.
Antes disso, outra situação de caos foi a batida do segundo Williams, pilotado por Nicholas Latifi, contra as barreiras de proteção, depois de se tocar com a Haas de Nikita Mazepin, levando outros carros a rodar na sequência.
Hamilton, vencedor da primeira etapa, há três semanas, levou um ponto de bonificação crucial por ter feito a volta mais rápida da prova, que quase foi destruída por um raro erro do inglês. Na mesma volta em que foi determinada a bandeira vermelha, Lewis escorregou no contorno da curva Tosa e atravessou a brita, freando a tempo de evitar a cerca de proteção. Mas, mas ao tentar para frente, Lewis acabou acertando de vez a barreira, quebrando a asa dianteira. Seu carro chegou a ficar parado por alguns instantes, parecendo que seria fim de prova para o piloto. Porém, estamos falando de um heptacampeão.
Lewis manteve o motor funcionando, manobrou à ré e conseguiu voltar para a pista, levando o carro até o box, de onde partiu, após a bandeira vermelha, para uma impressionante corrida de recuperação. “Não foi o melhor dia do mundo para nós, foi a primeira vez que eu cometi um erro em muito tempo. Mas estou grato por ter terminado a corrida”, disse Hamilton.
Na relargada, ele escalou todas as posições que havia perdido com o deslize e ainda conquistou a melhor volta da prova, junto com o ponto extra que lhe manteve na liderança do Campeonato de pilotos pela diferença mínima, à frente de Verstappen. Em duas corridas, cada um deles faturou uma vitória e um segundo lugar, somando 43 pontos. Lewis tem 44 , graças à bonificação pela volta voadora no final da prova.
Fora isso, ao lado de Norris (que repetiu a terceira posição conquistada no Bahrein), Lewis formou a primeira dupla de pilotos britânicos a subir no pódio desde 2012.
A Ferrari terminou a prova em Ímola com uma “dobradinha” entre os cinco primeiros, com Charles Leclerc, em quarto, e Carlos Sainz, em quinto. Mostrando a adaptação à nova equipe, Daniel Ricciardo, da McLaren, foi o sexto.
A zona de pontuação do GP da Emília-Romanha foi completada por Pierre Gasly, da AlphaTauri, em sétimo lugar; Lance Stroll, da Aston Martin, em oitavo; e, por fim, a dupla da Alpine, com Esteban Ocon, em nono, e Fernando Alonso, em décimo, marcando o primeiro ponto neste retorno à categoria.
Esta foi a 11ª vitória da carreira de Verstappen na F1 e a 79ª da Honda – a sétima desde que a marca japonesa iniciou sua terceira passagem pela categoria, em 2015. Foi, também, a primeira vez em que o piloto holandês subiu ao pódio em um GP na Itália.
A categoria tem uma semana de folga antes da terceira etapa em Portugal, no circuito de Portimão, no dia 2 de maio.
2ª ETAPA – 18.04.2021 I GRANDE PRÊMIO DA EMÍLIA-ROMANHA (Itália)
Circuito Enzo e Dino Ferrari (Ímola) – Extensão: 4.909 m I Percurso: 63 voltas (309.267 metros)
Pos. | Nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Largada |
1º | 33 | Max Verstappen | Red Bull-Honda | 63 | 2h02min34s598 | 3º |
2º | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG | 63 | +22.000s | 1º |
3º | 4 | Lando Norris | McLaren-Mercedes | 63 | +37.383s | 7º |
4º | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | 63 | +25.579s | 4º |
5º | 55 | Carlos Sainz | Ferrari | 63 | +27.036s | 11º |
6º | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren-Mercedes | 63 | +51.220s | 6º |
7º | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri-Honda | 63 | +52.818s | 5º |
8º | 18 | Lance Stroll | Aston Martin-Mercedes | 63 | +56.909s | 10º |
9º | 31 | Esteban Ocon | Alpine-Renault | 63 | +65.704s | 9º |
10º | 14 | Fernando Alonso | Alpine-Renault | 63 | +66.561s | 15º |
11º | 11 | Sergio Perez | Red Bull-Honda | 63 | +67.151s | 2º |
12º | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri-Honda | 63 | +73.184s | 20º |
13º | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo-Ferrari | 63 | +94.773s | 16º |
14º | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo-Ferrari | 62 | +1 volta | 17º |
15º | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin-Mercedes | 61 | +2 voltas | 13º |
16º | 47 | Mick Schumacher | Haas-Ferrari | 61 | +2 voltas | 18º |
17º | 9 | Nikita Mazepin | Haas-Ferrari | 61 | +2 voltas | 19º |
NC | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG | 30 | Acidente | 8º |
NC | 63 | George Russel | Williams-Mercedes | 30 | Acidente | 12º |
NC | 6 | Nicholas Latifi | Williams Mercedes | 0 | Acidente | 14º |
Melhor volta: Valtteri Bottas, na 56ª, em 1min32s090 – média de 211.566 km/h
NC – Não completou
Posição | Piloto | Pontos |
1º | Lewis Hamilton (ING) | 44 |
2º | Max Verstappen (HOL) | 43 |
3º | Lando Norris (ING) | 27 |
4º | Charles Leclerc (MON) | 20 |
5º | Valtteri Bottas (FIN) | 16 |
6º | Carlos Sainz (ESP) | 14 |
7º | Daniel Ricciardo (AUS) | 14 |
8º | Sergio Perez (MEX) | 10 |
9º | Pierre Gasly (FRA) Yuki | 6 |
10º | Lance Stroll (CAN) | 5 |
11º | Tsunoda (JAP) | 2 |
12º | Esteban Ocon (FRA) | 2 |
13º | Fernando Alonso (ESP) | 1 |
14º | Kimi Räikkönen (FIN) | 0 |
15º | Antonio Giovinazzi (ITA) | 0 |
16º | Gerorge Russel (ING) | 0 |
17º | Sebastian Vettel (ALE) | 0 |
18º | Mick Schumacher (ALE) | 0 |
19º | Nikita Mazepin (RUS) | 0 |
20º | Nicholas Latifi (CAN) | 0 |
Posição | Equipe | Pontos |
1º | Mercedes-AMG (ALE) | 60 |
2º | Red Bull Racing-Honda (AUT) | 53 |
3º | McLaren-Mercedes (ING) | 41 |
4º | Ferrari (ITA) | 34 |
5º | AlphaTauri-Honda (ITA) | 8 |
6º | Aston Martin-Mercedes (ING) | 5 |
7º | Alpine-Renault (FRA) | 3 |
8º | Alfa Romeo Racing-Ferrari (ITA) | 0 |
9º | Williams-Mercedes (ING) | 0 |
10º | Haas-Ferrari (EUA) | 0 |
Fontes: Agência Brasil e Honda Global I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e reprodução de redes sociais