Toyota Corolla GR-S 2021: campeão de vendas veste macacão de corrida

Sedã esportivo é o primeiro veículo com padrão "Gazoo Racing" feito no Brasil. Além dos novos itens de design, modelo de 177 cv traz câmbio e suspensão modificados




Toyota Corolla GR-S 2021: campeão de vendas veste macacão de corrida

Em busca de atrair um público mais jovem para o seu principal produto no Brasil, o sedã médio Corolla, a Toyota inspirou-se em sua experiência no automobilismo mundial e a participação em categorias mais próximas de nós – como a Stock Car, no Brasil, e a Turismo Carretera, na Argentina -, para oferecer uma nova opção do modelo no mercado. Levando à risca o bom e velho conceito “das pistas para as ruas”, as engenharias da marca japonesa nesses dois países sulamericanos criaram o Corolla GR-S – sigla de Gazoo Racing Sport -, configuração esportivada do sedã mais vendido em todo o mundo, inclusive aqui, no segmento de médios nacional.

Para quem não acompanha o universo das corridas, Gazoo Racing é a divisão de competições da Toyota em âmbito global, responsável pela preparação de veículos para diversas categorias, incluindo as de turismo, endurance e rali. Para o Corolla de rua, a receita da Gazoo foi além do visual incrementado e novos acabamentos internos, e inclui modificações mecânicas que contribuem para elevar o desempenho e permitem uma tocada mais esportiva ao volante.

Toyota Corolla GR-S

Além do motor flex 2.0 de 177 cv, combinado à transmissão continuamente variável (CVT) Direct Shift, de dez velocidades e com modo de trocas manuais, o Toyota Corolla GR-S traz o pacote Toyota Safety Sense, o engloba uma série de tecnologias semi-autônomas de auxílio à condução e prevenção de acidentes, bem como a central multimídia Toyota Play, com tela tátil e conexão a smartphones.

Produzido em na planta de Indaiatuba (SP), o sedã esportivo já está disponível nas concessionárias, com preço sugerido de R$ 151.990, juntando-se às outras cinco opções da linha Corolla 2022 oferecidas no Brasil: GLi, XEi e Altis Premium, com motor a combustão, e a Altis Hybrid e a Altis Hybrid Premium, que combinam o motor flex 1.8 a outro elétrico, gerando 173 cv de potência combinada. Toda a linha Corolla conta com cinco anos de garantia.

Toyota Corolla GR-S

Em relação ao design exterior, o visual impactante e atraente do novo Corolla GR-S se diferencia pelos parachoques dianteiro e traseiro com design personalizado; grade frontal com elementos em colmeia; saias laterais; spoiler sobre a tampa do porta-malas; e os emblemas da assinatura Gazoo Racing.

O conjunto óptico é formado por faróis principais e de neblina totalmente de LED com acendimento automático, mais as luzes de rodagem diurnas (DRL). A lanternas traseiras que avançam para as laterais também possuem iluminação por LEDs.

Toyota Corolla GR-S

As rodas de liga leve de 17” do Corolla GR-S têm desenho exclusivo e acabamento bicolor, com a pintura em preto fosco realçando as superfícies em alumínio. Fora isso, o modelo é facilmente identificável pelas capas dos retrovisores externos e o teto pintados na cor preto eclipse metalizada.

A nova configuração esportiva dispõe de apenas três cores para a carroceria: branco lunar (perolizado), vermelho granada (metálico) ou inteiramente preto eclipse (metálico).

Toyota Corolla GR-S

Internamente, o sedã médio vem com acabamento todo em preto, com partes revestidas de couro e ultrassuede costuradas em vermelho. Os bancos trazem o logo Toyota Gazoo Racing no encosto de cabeça, detalhe repetido nos tapetes. O Corolla GR-S também traz no console central, junto à alavanca de seleção do câmbio automático, uma plaqueta com o número de série da configuração esportiva.

Toyota Corolla GR-S

O motorista conta com quadro de instrumentos analógico, com mostradores do velocímetro e do conta-giros; banco com ajuste também de altura; direção eletro-assistida progressiva (EPS); sistema de partida por botão (sem chave); espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente e interno com anti-ofuscamento eletro-crômico; faróis com acendimento automático e ajuste de altura automático, com o logo Gazoo Racing; e sistema de destravamento das portas por sensores na chave.

Toyota Corolla GR-S

No centro do painel, o novo Corolla GR-S traz o sistema multimídia Toyota Play, com tela sensível ao toque de 8” (20,32 cm), rádio AM/FM, entradas para MP3 e USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto e Apple Carplay.

Além disso, o sedã esportivo conta com os mesmos itens de conforto e tecnologia já conhecidos das demais configurações do Corolla, como o ar-condicionado digital; banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos; e carregador por indução para celular.

Toyota Corolla GR-S

O Toyota Corolla Gazoo Racing é equipado com o motor 2.0L Dynamic Force, de quatro cilindros em linha, flex, com 16 válvulas e comando variável inteligente VVT-iE. Quando abastecido somente com etanol, ele rende a potência de 177 cv a 6.600 rpm, ou 169 cv com gasolina, enquanto o torque máximo é de 21,4 kgfm a 4.400 rpm, em ambos os casos.

Toyota Corolla GR-S

A transmissão CVT Direct Shift de dez marchas proporciona suavidade e a sensação de aceleração direta. Para proporcionar arrancadas mais consistentes e coerentes ao propósito esportivo do Corolla GR-S, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica à 1ª marcha.

Além disso, o Corolla GR-S conta com alavancas atrás do volante para trocas de marcha manuais, permitindo a condução mais esportiva, e botão seletor de modo Sport, que “estica” mais as marchas, aproveitando melhor a potência do motor.

Toyota Corolla GR-S

O conjunto de suspensões segue independente nas quatro rodas, com desenho McPherson na dianteira e multilink na traseira, ambas com barras estabilizadoras. 

Mas, para garantir à configuração esportiva melhor desempenho e estabilidade nas curvas, a Gazoo Racing dedicou especial atenção ao sistema de amortecimento e instalou defletores aerodinâmicos sob assoalho, mais o braço estrutural ligado ao chassi e novos amortecedores e molas, que irão proporcionar ao condutor mais rigidez ao conjunto sem sacrificar o conforto, de acordo com a fabricante.

Seguindo a tradição da marca em oferecer veículos seguros, a atual geração do Corolla recebeu nota máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP (órgão independente voltado à análise e classificação da segurança veicular na América Latina). No caso do GR-S, ele adiciona o pacote Toyota Safety Sense que inclui tecnologias recentes de condução semi-autônoma.

A primeira delas é o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que, por meio de uma câmera e um radar de ondas milimétricas instalados na dianteira do carro, monitora os veículos que seguem adiante na via. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, o PCS alerta o motorista com avisos sonoros e visuais; caso ele não reaja de maneira efetiva, o sistema ativa, autonomamente, a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por ela.

Toyota Corolla GR-S

Outro recurso é o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), que avisa o motorista, também por meio de sinais sonoros e visuais, sobre eventuais invasões nas faixas laterais quando a sinalização no asfalto é visível. Esse sistema ainda inclui a funcionalidade de condução assistida, que pode efetuar pequenos movimentos de correção ao volante, sem intervenção do motorista, para centralizar o carro na faixa de rolamento.

O Corolla GR-S também é equipado com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que mantém velocidade constante pré-determinada, bem como a distância em relação ao veículo que segue à frente, também ajustada pelo motorista. Se necessário, o sistema atua nos freios para reduzir a velocidade e manter o distanciamento.

Toyota Corolla GR-S

Por fim, o sedã esportivo traz a tecnologia de faróis altos automáticos (AHB), projetada para evitar o ofuscamento da visão dos outros motoristas na via; para isso, o sistema AHB funciona conectado à câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos no sentido contrário e as lanternas traseiras dos que seguem na frente e, automaticamente, alternar entre os faróis altos e baixos.

Toyota Corolla GR-S

Contudo, a Toyota ressalta que esses sistemas de segurança ativa são projetados para auxiliar o condutor e não substituí-lo. Segundo a empresa, o motorista deve manter o controle do veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução. A montadora conclui afirmando que a operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada por fatores externos, e que não se responsabiliza pelas consequências derivadas do uso do sistema.

Mas, pensando bem, quem compraria um carro com essa pegada esportiva para entregar a direção ao copiloto, não é?

ModeloToyota Corolla GR-S
Origem Brasil
Preço 
básico
R$ 151.990
Carroceria Sedã médio, monobloco de aço estampado, 4 portas, 5 ocupantes
C/L/A/Ee4.630 mm I 1.780/2.079 mm*I 1.455 mm I 2.700 mm
Porta-malas470 litros
Peso1.405 kg (tanque cheio)
MotorDianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 cilindros em linha, 2 litros de cilindrada, flexível (etanol/gasolina), 4 válvulas por cilindro com comando variável inteligente (VVT-iE), injeção de combustível digital sequencial, refrigerado a líquido
CâmbioAutomático continuamente variável (CVT) Direct Shift , com dez velocidades e função “Sport”

Potência177 cv, a etanol, ou 169 cv, a gasolina, ambos a 6.600 rpm
Torque21,4 kgf.m a 4.400 rpm (com ambos os combustíveis)
Peso-potência7,93 kg/cv (com etanol)
0 a 100 km/hN/D
Vel. máximaN/D

*Largura sem e com os espelhos retrovisores externos

Fonte: Toyota do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




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