Suzuki Jimny 2022 já surge na paisagem

SUV 4x4 mais acessível do país traz novos acabamentos e alguns itens inéditos em suas quatro configurações, todas com motor 1.3 de 85 cv. Bagageiro é o ponto fraco

Suzuki Jimny 2022 já surge na paisagem

Pequeno por fora, mas grande na valentia, o subcompacto Suzuki Jimny faz parte do seleto grupo de utilitários esportivos que podem ser chamados de “raiz”, sem que se corra o risco de patinar no conceito. Embora seja, basicamente, o mesmo modelo lançado há quase dois anos, o jipinho nissei produzido em Catalão (GO) apresenta em sua nova linha – já antecipada como modelo 2022 – algumas atualizações sutis de design por fora e por dentro, bem como uma pequena lista de equipamentos inéditos.

Oferecido em quatro níveis de acabamento e de sofisticação – 4Work, 4All, 4Sport e 4Sport Forest – o modelo para quatro ocupantes continua a ser a opção mais acessível da categoria a oferecer a tração 4×4 (de série, desde a opção básica), com preços a partir de R$ 100.990. A tabela completa do Jimny 2022 pode ser vista no final do texto. A Suzuki também oferece aqui a nova geração do modelo, o Jimny Sierra, vinda do Japão, como extensão de topo de gama.

Suzuki Jimny 4Sport 2022

Entre as novidades no visual do pequeno Suzuki, as configurações 4Sport e 4Sport Forest trazem as rodas com aro de 15 polegadas agora na cor grafite e um novo skid plate dianteiro, que é aquela chapa de proteção (também conhecida como “peito de aço”) fixada embaixo do parachoque, esse também com nova pintura em preto.

Ambas as opções também passam a trazer novo acabamento em grafite na parte inferior da tampa do porta-malas e friso lateral reestilizado.

Suzuki Jimny Forester 2022

As quatro versões: 4Work, 4All, 4Sport e 4Sport Forest trazem sob o capô o motor 1.3 de quatro cilindros em linha, inteiramente feito de alumínio, a gasolina, com 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (Dohc), resultando na potência de 85 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 11,2 kgf.m a 4.100 rpm.

Suzuki Jimny Forester 2022

A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox asseguram maior durabilidade para o conjunto e, consequentemente, menor custo de manutenção.

A tecnologia do comando variável de válvulas (VVT) otimiza o torque para todas as faixas de rotação e proporciona resposta rápida nas acelerações. Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema garante otimização do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes, o que valeu ao Suzuki Jimny a nota A, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

Suzuki Jimny 4Sport 2022

Boa parte da valentia do Jimny no fora de estrada vem da transmissão manual de cinco marchas combinada ao sistema de tração com gerenciamento eletrônico, que inclui o recurso de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada; com isso, é possível fazer a mudança de tração por meio de um botão no painel, em velocidades de até 100 km/h.

Segundo a Suzuki, o conjunto oferece 15 combinações de marcha disponíveis: 4×2 (ou 2WD, de wheel drive) para uso urbano com tração traseira; 4×4 (4WD) com tração nas quatro rodas, e 4×4 com reduzida (4WD-L), que dobra o torque e permite encarar obstáculos off-road difíceis.

Suzuki Jimny Forester 2022

Medindo apenas 3.645 mm de parachoque a outro, com 1.600 mm de largura e 1.705 mm de altura total, o Jimny é o mais compacto dos SUVs (Sport Utility Vehicles) compactos. Outra característica determinante para a vocação brejeira do Jimny é o chassi heavy duty, com estrutura de longarinas e travessas, que garante maior robustez e durabilidade.

E mesmo com essa construção reforçada e todos os itens adicionais da transmissão (como o eixo cardã e diferencial traseiro) o carro tem peso total de apenas 1.060 kg, o que beneficia o desempenho e contribui para reduzir o consumo de combustível e de pneus.

Suzuki Jimny 4Sport 2022

As suspensões dianteira e traseira utilizam molas helicoidais sobre eixo rígido, que combinam eficiência, conforto e baixa manutenção. O Jimny tem excelente de altura livre do solo, com 200 mm, e distância entreeixos de 2.250 mm.

Graças aos eixos posicionados bem próximos às extremidades da carroceria, o Jimny dispõe do ângulo de entrada de até 45° e de saída até 51º, garantindo versatilidade para encarar as trilhas mais “casca grossa”.

A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. O raio de giro é de apenas 4,9 metros, facilitando as manobras até nos lugares mais estreitos, seja nas trilhas fechadas ou nas vagas de estacionamento.

Os freios a disco na dianteira têm as pinças em posição mais elevada, o que propicia a transposição de trechos alagados e evitam retenção de terra ou lama. Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (Lsvb) traz controle de frenagem e direção mais eficiente. 

Suzuki Jimny 2022

Por dentro, novos acabamentos no painel central pintados na cor da carroceria completam as novidades. Ao mesmo tempo, toda a linha Jimny 2022 passa a contar com aviso de alerta para o cinto de segurança não afivelado.

O conteúdo de segurança ainda inclui barras de proteção contra impactos laterais e coluna de direção retrátil em caso de colisão. Todos os quatro ocupantes dispões de cintos de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis.

Suzuki Jimny 2022

As configurações 4Sport possuem sistema multimídia com tela de 7 polegadas (17,7 cm), que permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android e IOS, além de possibilitar a instalação de acessórios como câmera de ré e tv digital.

O quadro de instrumentos adiciona novo grafismo e elementos prateados aos mostradores analógicos do velocímetro e do conta-giros; no meio deles, a tela digital, também em formato redondo, exibe os dados de temperatura do motor, nível de combustível, relógio e hodômetros total e parcial, entre outros.

Suzuki Jimny 2022

A configuração intermediária 4ALL ganhou novo tecido nos estofamentos. O Jimny apresenta um projeto ergonômico com bancos que possuem diversas configurações; os traseiros bipartidos e rebatíveis em cinco posições de inclinação ajudam a aproveitar o pouco espaço no do porta-malas, de apenas 113 litros, insuficiente para as bagagens de quatro pessoas.

Suzuki Jimny Forester 2022

Apenas como comparação, uma geladeira de isopor grande, dessas utilizadas por vendedores ambulantes, tem capacidade para 100 litros.

Menos mal é que há a opção do modelo ser equipado com rack de teto – de série na configuração Forester – elevando sua capacidade de carga.

Suzuki Jimny Sierra

Fora isso, assim como outros modelos da Suzuki concebidos para o mercado japonês (onde o trânsito segue pela mão inglesa), a tampa traseira se abre lateralmente para a direita, facilitando o acesso ao compartimento de bagagens quando o veículo está estacionado junto à calçada, que fica do lado esquerdo do carro.

Contrariamente, no Brasil e na maioria dos países, essa característica torna-se uma dificuldade, uma vez que a tampa, quando aberta, posiciona-se como um anteparo entre a calçada e o bagageiro, sendo necessário desviar-se dela acessar o compartimento – o que nem sempre é possível, por conta do espaço limitado até o veículo estacionado logo atrás. Produzindo o modelo no país desde 2013, a Suzuki já poderia ter corrigido esse inconveniente.

Suzuki Jimny 4Sport 2022

Por outro lado, a produção nacional traz a vantagem de disponibilizar a rápida reposição de peças nas concessionárias da marca, segundo a fabricante. O modelo conta com três anos de garantia e tem revisão programada com preço fixo.

Desde a opção básica, o 4×4 mais acessível do Brasil traz o sistema de gerenciamento eletrônico da tração; ar-condicionado; direção hidráulica progressiva; vidros elétricos; sistema de som com rádio AM/FM, CD player e entradas USB para MP3 e WMA, mais a conexão Bluetooth (sem fio).

Confira os preços da linha 2022 do Suzuki Jimny:

ConfiguraçãoPreço
4Work R$ 100.990
4All R$ 104.990
4Sport R$ 112.990
4Sport Forest R$ 119.990

A série especial 4Sport Desert, lançada em 2018, não faz mais parte do catálogo do modelo.

Vale lembrar que, com o fim da linha Ford Ecosport, o segundo veículo mais barato do segmento SUV com tração 4×4 também é da Suzuki, o Jimny Sierra (a partir de 133.990), bem como o terceiro, o S-Cross 4Style Allgrip (R$ 149.990), e o quarto também, o Vitara 4Sport (R$ 150.990), todos importados e com motor a gasolina aspirado ou turbo, a depender do modelo.

Só então aparece o Jeep Renegade Moab, feito no Brasil, porém já com propulsor turbodiesel, que começa em R$ 153.000.

Suzuki Jimny Forester 2022
ModeloSuzuki Jimny Forester 2022
Origem Brasil
Preço 
básico
R$ 119.990
CarroceriaUtilitário esportivo subcompacto do tipo camioneta, estrutura formada por carroceria de aço estampado sobre chassi com longarinas e travessas de aço perfilado, 2 portas, 4 ocupantes
C/L/A/Ee*3.645 mm I 1.600 mm I 1.803 mm I 1.705 I 2.250 mm  
Porta-malas113 litros
Peso1.120 kg (tanque cheio) 
MotorDianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, totalmente de alumínio, 1.328 cm³, gasolina, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável no cabeçote (Dohc VVT), injeção eletrônica multiponto, refrigerado a líquido
TransmissãoManual, 5 velocidades, combinado ao sistema de tração integral eletrônico, com modos 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida, acionado por comando no painel 
Potência 85 cv a 6.000 rpm
Torque11,2 kgf.m a 4.100 rpm 
Peso-potência13,17 kg/cv
0 a 100 km/h15,1 seg 
Vel. máxima146 km/h

*Comprimento/Largura/Altura/Entreeixos

Fonte: Suzuki Veículos do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e arquivo UMotor