Dudu Barrichello competirá na F-Regional Eurocup em 2021

Mirando a Fórmula 1, filho de Rubinho redireciona carreira, após três temporadas nos EUA. Nova categoria terá dez etapas em pistas famosas; confira o calendário




Dudu Barrichello competirá na F-Regional Eurocup em 2021

Em entrevista coletiva realizada pela internet na manhã desta terça-feira (5), o piloto Eduardo Barrichello anunciou que vai direcionar sua carreira para o automobilismo europeu, partindo para a disputa da Formula Regional Eurocup Championship by Alpine (Freca).

A categoria que será disputada pela primeira vez este ano é uma fusão da F-Regional Europeia e da F-Renault Eurocup. A temporada inaugural será disputada em dez etapas com duas corridas, cada, todas em circuitos que fazem ou já fizeram parte do calendário da Fórmula 1 (confira o calendário no final do texto). Vale destacar que as etapas de Barcelona e de Monaco da nova competição serão preliminares dos GPs da Espanha e do Principado.

Aos 19 anos, Dudu parte para sua primeira temporada na Europa

Atualmente com 19 anos, Dudu é o primogênito do piloto Rubens Barrichello com Silvana Giaffone, com quem foi casado até recentemente e cujo sobrenome também é profundamente ligado ao automobilismo brasileiro; o outro filho do casal, Fernando, o Fefo, segue os primeiros passos na carreira, ainda no kart.    

“Serão 10 corridas em pistas totalmente novas para mim. Vai ser especial. O automobilismo é minha paixão e sei que este passo será fundamental para realizar o sonho de viver profissionalmente do esporte”, afirmou Dudu, que competirá pela equipe italiana JD Racing. Ele será patrocinado pela XP Investimentos e Toyota Gazoo Racing, equipe pela qual Rubinho disputa os campeonatos Super TC2000 e Top Race, na Argentina, além de competir na Stock Car com um Toyota Corolla aqui no Brasil.

Carro da Formula Regional Eurocup Championship by Alpine tem motor de 270 cv

Os monopostos da nova Formula Regional Eurocup terão motores com 270 cavalos de potência produzidos e preparados pela Alpine, que é o novo nome da divisão de competições da Renault, inclusive para a sua equipe de Fórmula 1. Já os pneus, segundo Dudu, passarão a ser fornecidos pela Pirelli. O campeonato é uma novidade proposta para 2021 pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e reunirá as equipes que estiveram nas duas categorias agora unidas, que somavam até 26 carros. Em 2020, o brasileiro Gianluca Petecof foi o campeão da F-Regional, enquanto o também brasileiro Caio Collet foi vice na F-Renault Eurocup.

“Esse é o último degrau antes das categorias de base que fazem os eventos suporte da F1 (como a F3 e F2). O campeonato confere ao vencedor mais de 50% dos pontos necessários para a obtenção da superlicença da Fórmula 1”, explicou o jovem Barrichello.

Fefo, Rubinho e Dudu: a velocidade está no sangue

Também presente na coletiva, Rubinho se emocionou ao comentar o início de carreira do filho. “Quando o Eduardo pediu o primeiro kart eu achei que aquilo poderia ser uma coisa atemporal, mas esse menino foi pedindo cada vez mais e mais. Vi que o sonho dele era mesmo ir correr na Europa. E graças a Deus e aos nossos apoiadores estamos conseguindo viabilizar esse objetivo”, relembrou o piloto duas vezes vice-campeão de F1 e bicampeão de Stock Car, entre outros títulos importantes.

Em 2020, Eduardo foi vice-campeão da USF2000, nos Estados Unidos, conquistando três vitórias e um total de nove pódios ao longo do ano, sendo superado somente pelo dinamarquês Christian Rasmussen.

Conheça o calendário da primeira temporada da F-Regional Eurocup by Alpine:

EtapaDataPaísCircuito
25/abrBélgicaSpa-Francorchamps
09/maiEspanhaBarcelona
23/maiMônacoMonte Carlo
30/maiFrançaPaul Ricard
20/junHolandaZandvoort
25/julItáliaÍmola
08/agoAlemanhaNürburgring
12/setÁustriaSpielberg
10/outItáliaMugello
10ª31/10ItáliaMonza

Fontes: Ferrari Promo e Agência Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1015 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo