Ram 1500 Rebel: ela tem a força! (E muito mais do que isso…)

Picape ‘full size’ chega ao Brasil impondo respeito, com seu Hemi 5.7 V-8 de 400 cv e zero a 100 km/h em 6s4. Modelo de quase 6 m também pode frear e estacionar sozinho

Ram 1500 Rebel: ela tem a força! (E muito, muito mais...)

Dedicada exclusivamente ao segmento de picapes após ser integrada pelo grupo Fiat Chysler Automobiles (FCA), em 2014, a marca Ram reafirma o seu poder inalcançado no mercado brasileiro com o lançamento da 1500 Rebel. Apresentada como a primeira muscle truck premium do país – algo como “picape musculosa de alto padrão” – a Ram 1500 Rebel tem quase seis metros de comprimento por dois de largura e pesa, em ordem de marcha, mais de 2,6 toneladas, medidas que a colocam no segmento full size (tamanho total), um patamar acima dos modelos médios que temos por aqui – pelo menos em relação às dimensões.

No entanto, mais do que pelo porte intimidador, a superioridade da nova Ram se impõe é pela força bruta, mesmo. Isso, porque embaixo do capô a 1500 Rebel abriga o idolatrado motor Hemi V-8 – chamado assim por causa do desenho hemisférico do topo dos cilindros -, na versão de 5,7 litros de cilindrada, capaz de gerar, sem auxílio de turbo ou de qualquer outro tipo de sobrealimentador, a potência avassaladora de 400 cv e o pico de torque de 56,7 kgf.m.

Ram 1500 Rebel

Com ele, a nova Ram compartilha o DNA de modelos como os Dodge Challenger e Charger R/T – dois dos mais velozes e cultuados muscle cars de todos os tempos, e produzidos em gerações atualizadas até os dias de hoje -, e oferece o desempenho compatível com os de esportivos bem mais compactos e aerodinâmicos.

Produzida na planta de Sterling Heights, em Michigan, no norte dos Estados Unidos, a nova Ram 1500 Rebel chegou às ruas do país de origem no segundo semestre de 2018, trazendo também uma extensa lista de equipamentos, que inclui recursos avançados como a frenagem automática de emergência e os sistemas autônomos de estacionamento e de controle adaptativo de velocidade, esses dois últimos inéditos no segmento nacional de picapes, além da central multimídia Uconnect 4C 12 Nav, de última geração.

Ram 1500 Rebel

O primeiro lote de 100 unidades da Ram 1500 Rebel começa a ser entregue em abril de 2021, mas foi esgotado em apenas 18 horas após o início da pré-venda, com preço de R$ 419.990. O motivo de tamanha corrida do ouro é que, além dos predicados mencionados acima, a “pechincha” incluía o pacote de itens opcionais Level II, composto pelo kit de som Harman Kardon de 900 watts e 19 alto-falantes; sistema head-up display (que projeta informações do veículo no parabrisa); retrovisor interno digital; tampa traseira multifuncional (com abertura para baixo ou lateral); e design diferenciado pelo acabamento escuro no emblema dianteiro, área central do parachoque e nas rodas de 18 polegadas.

Apenas como comparação, nos Estados Unidos, a Ram 1500 Rebel, equipada com o mesmo pacote de opcionais, sai por US$ 46.990, o que equivale a cerca de R$ 245 mil. A diferença de R$ 175 mil a mais no preço praticado no Brasil representa um acréscimo de 71%, dos quais a metade, ou 35 pontos percentuais, refere-se à taxa de importação prevista na legislação brasileira; os outros 36 p.p. são divididos entre os demais impostos, custos de transporte (marítimo e rodoviário) e lucro da venda.

Ram 1500 Rebel

Posteriormente, a picape poderá ser adquirida pelo consumidor brasileiro sem o conjunto de opcionais, com preço básico de R$ 399.990. “O objetivo da 1500 é ser um produto único no mercado, a primeira premium muscle truck premium do Brasil, e por isso recorremos ao Hemi, motor icônico, com enorme tradição, apelo entusiasta e capacidade de proporcionar experiências sensoriais incríveis”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América Latina.

“Dessa forma, nos aproximamos de uma clientela mais localizada nas grandes capitais e seus entornos, diferenciando do perfil da Ram 2500, cujos compradores se concentram nas regiões do agronegócio, no interior do país”, detalha o executivo, referindo-se ao maior modelo da marca no mercado brasileiro, disponível na configuração Laramie, topo de linha.

Ram 1500 Rebel

A imponente carroceria da Ram 1500 Rebel é oferecida em cinco opções de cor – branco bright, cinza maximum steel, prata billet, preto diamond e vermelho flame -, todas contrastadas pela pintura em preto nas áreas abaixo das portas e do paralama traseiro, que causam a impressão de que a picape seja ainda mais alta do que os seus 24,9 mm de distância livre até o solo.

O visual robusto e esportivo da 1500 apresenta os mesmos os traços característicos da Ram, como a parte central do capô em relevo, a ampla grade frontal e os faróis retangulares nas extremidades da dianteira. No entanto, logo de cara, a Rebel já deixa explícita sua personalidade esportiva, por causa das entradas e saídas de ar para o motor sobre o capô, destacadas em preto fosco, e mais ainda, pelo design agressivo da grade dianteira, com contornos mais sinuosos e acabamento totalmente escurecido, incluindo o emblema da marca no centro da peça.

Raio X da grade frontal da Ram 1500

Duplamente funcional, essa grande janela de ventilação frontal do motor também conta com sistema inteligente de aletas móveis, que são mantidas fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido do motor logo após a partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.

O parachoque dianteiro também ganhou aparência exclusiva e acompanha o design da grade, com acabamento totalmente escuro; na parte baixa da peça, destaca-se a chapa de proteção contra obstáculos da trilha (conhecida como skid plate), com acabamento aluminizado, deixando claras, também, as aptidões off-road da Rebel.

Ram 1500 Rebel

A caçamba da 1500 mede 1.711 mm de comprimento, 1.295 mm de largura e 543 mm de profundidade, totalizando o volume de 1.200 litros e com espaço suficiente para transportar pranchas de surf, motos ou um quadriciclo. Objetos menores também podem ser comodamente transportados, graças à divisória que permite dividir o espaço útil.

Ram 1500 Rebel

Além disso, as paredes laterais da caçamba abrigam dois compartimentos com tampa, com 103,4 litros de capacidade cada, dotados de tomada elétrica e iluminação, ideais para acomodar as compras, ferramentas de trabalho e bagagens menores, por exemplo.     

A câmera de ré tem as imagens projetadas na tela central do painel, o que facilita muito e torna as manobras mais seguras, evitando esbarrões em pilastras ou veículos estacionados atrás – situações que, no caso de uma picape deste porte, podem causar grandes prejuízos.

Motor Hemi V-8, de 5,7 litros

O idolatrado motor Hemi V-8 acumula quase meio século de tradição e uma enorme legião de fãs, e é fácil entender o porquê. O nome Hemi indica suas raízes ligadas à Chrysler e sua revolucionária câmara de combustão com desenho hemisférico na altura no cabeçote, característica que reduz a perda de calor, fazendo com que a queima do combustível seja mais eficiente, além de abrir espaço para válvulas (duas por cilindro) com diâmetro maior.

Atualmente, os motores Hemi não apresentam mais este desenho das câmaras, mas o nome é mantido em função de seu forte apelo junto ao público. Mesmo assim, a atual família desses motores representa os mais potentes V-8 com aspiração natural – ou seja, sem sobrealimentação por turbinas – em produção no mundo, hoje.

Ram 1500 Rebel

Na Ram 1500 Rebel, a usina de 5.654 cm³ de deslocamento gera 400 cv de potência a 5.600 rpm e o torque máximo de 56,7 kgfm a 3.950 rpm; mas, de acordo com a Ram, toda essa força é distribuída em uma ampla e progressiva faixa de rotações, que evita a hesitação (turbo lag) e os picos típicos dos motores turboalimentados. Com isso, a picape (de mais de 2,6 ton, vale lembrar), é capaz de disparar desde a completa imobilidade até os 100 km/h em apenas 6,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 174 km/h.

Ao mesmo tempo, para que indicador do nível de combustível do painel não oscile no mesmo ritmo do ponteiro do conta-giros, o Hemi V-8 da Ram 1500 Rebel conta com a tecnologia de desativação de cilindros conhecida como MDS (sigla, em inglês, de Multi-Displacement System, ou sistema multi-deslocamento), que promove a redução do consumo de combustível por meio da variação da cilindrada do motor.

Ram 1500 Rebel

Assim, durante as conduções suaves, como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando não é necessária a potência total, a central de gerenciamento do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e de escape em quatro dos oito cilindros do motor, reduzindo o consumo, teoricamente, à metade. Segundo a Ram, o ar bombeado através dos cilindros inativos não causa perda de energia.

A reativação é feita automaticamente em apenas 40 milésimos de segundo, assim que o acelerador é exigido mais a fundo, permitindo retomadas imediatas de velocidade para iniciar uma ultrapassagem com toda a segurança na estrada, por exemplo. Ainda de acordo com a fabricante, o Hemi V-8 pode trabalhar até 40% do tempo no modo econômico.

Seletor da transmisão

A Ram 1500 é equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite, com gerenciamento totalmente eletrônico e comandos por meio do seletor rotativo no painel, à direita do volante. Essa transmissão usa uma nova geração de controladores, com mais de 40 mapas individuais, os quais, segundo a Ram, processam os dados com maior rapidez e agilizam as trocas de marchas, contribuindo para a redução do consumo de combustível e elevação de desempenho e dirigibilidade.

Chamada tecnicamente de 8HP75, essa caixa também conta com um sistema de gerenciamento térmico que se conecta ao circuito de refrigeração do motor, aproveitando o calor gerado por esse para acelerar o aquecimento do fluido da transmissão e do óleo do motor; com isso, afirma a Ram, também há um ganho em economia de combustível, em função dos lubrificantes trabalharem com a melhor densidade e temperatura por mais tempo.

No sentido inverso, sob condições de alta carga ou alta temperatura ambiente, o sistema também tem função de resfriamento, para garantir que a temperatura do fluido da transmissão fique sempre controlada.

O diferencial – que é o sistema de engrenagens responsável por converter o sentido das rotações do motor longitudinal, transmitidas pelo eixo chamado cardã, para o sentido transversal do eixo das rodas -, também conta com gerenciamento de temperatura para garantir a melhor condição de operação o tempo todo.

Ram 1500 Rebel

Para proporcionar o máximo de tração ao veículo, o diferencial do eixo traseiro da Rebel tem a relação de transmissão final mais curta da linha 1500 (de 3,920:1), o que, na prática, se traduz em maior capacidade para passar por atoleiros ou trechos demasiadamente íngremes.

Fora isso, ele dispõe de bloqueio eletrônico, oferecendo ao motorista o recurso de travá-lo em terrenos totalmente irregulares ou repleto de pedras e troncos, por exemplos, onde uma ou duas rodas (uma de cada eixo) possam ficar suspensas momentaneamente.

Ram 1500 Rebel

O trem de força é complementado pela caixa de transferência BorgWarner 48-12, com modos de engrenagens 4×4 High (normal) e 4×4 Low (reduzida), selecionadas pelo motorista por meio dos botões junto ao mesmo seletor eletrônico do câmbio.

Este recurso não apenas reforça a incrível aptidão off-road da 1500 Rebel como, também, lhe confere o poder de arrastar até 5.062 kg no reboque – a segunda maior capacidade entre as picapes oferecidas no Brasil, só atrás da Ram 2500, com 7.861 kg.

Ram 1500 Rebel

O interior da Ram 1500 oferece espaço e conforto de digno dos sedãs grandes. A configuração Rebel conta com duas opções de acabamento: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central, ou preto com costuras brancas e vermelhas, com detalhes também em vermelho.

Outro destaque interno da picape é o aproveitamento de cada espaço dentro da cabine para acomodar objetos, incluindo a área embaixo do banco traseiro, ou como compartimento térmico para conservar bebidas e alimentos na temperatura ideal.

Ram 1500 Rebel

A lista do conteúdo de equipamentos da 1500 Rebel é tão longa quanto a própria distância de parachoque a outro. Somente para citar alguns deles, ela inclui faróis principais, de neblina e lanternas traseiras de LED (diodo emissor de luz); comutação automática de farol alto e baixo: sensores de chuva e crepuscular (que acendem os faróis automaticamente em condições de pouca luz ambiente); carregamento de smartphone por indução (sem fio); freio de estacionamento elétrico, inédito em picapes no país; chave presencial com partida à distância; e quadro de instrumentos à frente do motorista com tela colorida de 7 polegadas (17,78 cm), configurável e com tecnologia TFT (Thin Film Transitor, ou “transístor de película fina”) que garante maior resolução das imagens.

Ram 1500 Rebel

Segundo a Ram, nenhuma outra picape no mercado nacional – exceto a 2500 – tem uma central multimídia tão completa como a Uconnect 4C 12 Nav. Disposta verticalmente no centro do painel, sua tela é a maior da categoria, com 12” (30,48 cm), e a imagem pode ser dividida ao meio para exibir duas das muitas funções disponíveis, ao mesmo tempo.

Como a navegação por GPS (Global Positioning System), câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital de duas áreas (dualzone), e música em execução, entre outras. O sistema é compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay para conectividade ao smartphone e à internet.

Ram 1500 Rebel

Os bancos dianteiros trazem o logo “Rebel” bordado nos encostos e contam com ajustes elétricos. Seja qual for a estatura, o ou a motorista também pode encontrar a posição perfeita para conduzir a imensa picape com a mesma comodidade de um carro comum, graças às disponibilidades de ajustes da altura e da distância do volante e, especialmente, da profundidade dos pedais, também reguláveis eletricamente.

A 1500 Rebel vem equipada, também, com o teto solar panorâmico, dividido em dois painéis de vidro, com comandos elétricos para abertura e fechamento.

Head up display

O único pacote opcional disponível, o Level II, oferece um conjunto de quatro exclusividades inéditas segmento de picapes do país. O primeiro deles é o sistema de áudio premium Harman Kardon, com seus 900 watts de potência distribuídos por 19 alto-falantes e um subwoofer, além de contar com sistema ativo de cancelamento de ruídos externos, que neutraliza até mesmo o ronco empolgante do Hemi V-8 emitido pelas duas saídas traseiras.

Em segundo, o sistema head-up display, uma tecnologia trazida dos aviões do tipo caça, que projeta informações diretamente no parabrisa, permitindo que o motorista mantenha a atenção o tempo todo no caminho. Na 1500 Rebel, podem ser selecionadas a exibição do velocímetro, chamadas recebidas ou coordenadas da rota.

Ram 1500 Rebel

Outro equipamento incluído no pacote é o retrovisor interno digital com tela de cristal líquido LCD (Liquid Crystal Display) que, ao ser acionada, exibe a imagem captada em tempo real pela câmera voltada para trás.

Por fim, o Level II adiciona também a inovadora tampa da caçamba bipartida e multifuncional, que permite baixar a peça integralmente na horizontal, como todas as outras, ou abrir suas duas folhas verticalmente como portas, uma para cada lado.

Ram 1500 Rebel

O conjunto de equipamentos de segurança traz, além dos seis airbags (em pares frontais, laterais e de cortina) e dos freios a disco nas quatro rodas com ABS (anti-bloqueio) e EBD (que distribui a força da frenagem entre as quatro rodas), os controles de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), com assistente de partida em rampa.

As viagens pelas também ficam mais tranquilas com o sistema de mitigação de rolagem da carroceria – que, no caso de inclinação demasiada do veículo em uma curva, freia as rodas alternadamente de cada lado da picape até que ele se estabilize; e o controle de oscilação de reboque (TSC), que usa o mesmo recurso acima para neutralizar os eventuais movimentos em pêndulo do implemento, antes que eles possam comprometer a estabilidade da picape.

Controle adaptativo de velocidade (ACC) mantém a distância do veículo à frente

Mais além, a superioridade da 1500 Rebel diante das opções de caminhonetes disponíveis no país também se mede pelo seu conteúdo de tecnologias avançadas e semiautônomas. Combinado ao sistema de frenagem automática de emergência, já oferecido no mercado nacional, a nova Ram oferece o alerta de detecção de pedestres, o controle adaptativo de velocidade (ACC), que mantém a distância do veículo que segue à frente, e o assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção.

Fora tudo isso, a Rebel também estreia no segmento nacional o sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Ram 1500 Rebel

A Ram destaque que nova 1500 foi a primeira picape full size a conquistar o selo Top Safety Pick +, de acordo com as diretrizes atuais do Insurance Institute for Highway Safety (Iihs), órgão independente que se dedica à redução de acidentes de trânsito e de suas consequências nos Estados Unidos.

Essa classificação é a mais alta concedida pela entidade, que realiza seis testes de impactos. Ainda de acordo com a fabricante, a resistência a colisões da 1500 se deve ao sistema patenteado da FCA Splayed Front Frame Rails, no qual as longarinas do chassi são estendidas na dianteira do veículo para gerenciar melhor a energia de impacto em certos tipos de colisões frontais.

Ram 1500 Rebel

A Ram oferece três anos de garantia para os veículos vendidos no Brasil, com planos de extensão de cobertura para 12 ou 24 meses.

Fonte: Ram do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloRam 1500 Rebel
OrigemEstados Unidos da América
Preço sugeridoR$ 419.990
Garantia3 anos
Tipo Picape, cabine dupla, 4 portas
Construção Chassi com estrutura de aço e carroceria de aço estampado
Nível de segurança contra impactos* (Padrão)Top Safety Pick + (Iihs)*

*Graduação máxima

Comprimento 5.929 mm
Largura 2.084 mm
Altura 2.012 mm
Vão livre do solo
249 mm
Entreeixos 3;672 mm
Ângulos (entrada/rampa/saída)25,1º/19,1º/22,6º
Peso total (tanque cheio) 2.610 kg
Ocupantes5
Caçamba 1.200 litros
Capacidade de carga610 kg
Capacidade bagageiros laterais (RamBox)2 x 103,4 Litros
Capacidade máxima de tração (CMT)5.062 kg
Tanque de combustível 98 litros
Tipo Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, gasolina, bloco e cabeçotes de alumínio, duas válvulas por cilindro
Diâmetro x curso 99,5 x 90,9 mm
Cilindrada 5.654 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Potência 400 cv / 5.600 rpm
Potência específica 70,1 cv/litro
Peso/potência 6,5 kg/cv
Torque 56,7 kgf.m / 3.950 rpm
TipoAutomática (TorqueFlite), gerenciamento eletrônico por meio de seletor no painel
Marchas8
TraçãoCaixa de transferência BorgWarner 48-12, com modos de engrenagens 4×4 High (normal) e 4×4 Low (reduzida)
EquipamentosDiferencial traseiro com bloqueio eletrônico
DianteiraIndependente, braços triangulares (duplo A) com barra estabilizadore amortecedores: Bilstein de tubo duplo elemento elástico: e molas helicoidais com taxa progressiva
TraseiraSemi-independente, com eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com track bar, barra estabilizadora, amortecedores Bilstein de tubo duplo e elemento elástico, molas helicoidais com taxa progressiva
DianteiroDiscos de aço ventilados com 378 mm de diâmetro e pinças deslizante
TraseiroDiscos sólidos com 375 mm de diâmetro e pinça deslizante
Assistência Elétrica
Raio de giro 14,1 m
RodasAlumínio, 8 x 18″
Pneus 275/65 R 18
Combustível Gasolina
Urbano (km/l)5,3
Rodoviário (km/l)6,6

Conforme dados de fábrica

ClassificaçãoN/D
Selo Conpet (nível máximo no segmento)N/D
Dióxido de carbono (CO2) N/D
Óxido de nitrogênio (NOx) N/D
ClassificaçãoN/D
Aceleração (zero a 100 km/h)6,4 segundos
Velocidade máxima 174 km/h

Conforme dados de fábrica