Fórmula 1 confirma corrida no Brasil até 2025

Prova passa a ser chamada oficialmente de Grande Prêmio de São Paulo e continuará sendo disputada em Interlagos. Veja como ficou o calendário para o próximo ano




GP de São Paulo de F1 terá 100% de público, mas só para vacinados

Depois de voltar a ter um representante no grid, com Pietro Fittipaldi pilotando um dos carros da equipe Haas nas duas últimas etapas deste ano, o Brasil tem mais um grande motivo para reforçar a sua paixão pela Fórmula 1. Os organizadores da categoria confirmaram hoje (16) a realização do Grande Prêmio do Brasil pelos próximos cinco anos.

Fora da temporada deste ano da categoria por causa da pandemia da covid-19 – algo que nunca havia acontecido desde que a primeira prova de F1 foi disputada no país, em 1972, ainda sem valer pontos para o campeonato – a corrida voltará a ser disputada em 14 de novembro** de 2021, incluída no calendário que contará com o número recorde de 23 etapas.

Grande Prêmio de São Paulo de 2021 está programado para o dia 14 de novembro

Outra novidade é que a prova passa a ser chamada oficialmente de Grande Prêmio de São Paulo, reforçando a divulgação do nome da cidade mundialmente. Fora isso, a corrida passa a ter uma nova empresa promotora, a Brasil Motorsport, controlada pela Mubadala, companhia global de investimentos sediada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

A Mubadala indicou para liderar a parceria com a Fórmula 1 o carioca Alan Adler, ex-velejador com participação em três olimpíadas e executivo com relevante experiência na área de esportes e entretenimento.

 “Estamos felizes em anunciar que a cidade de São Paulo continuará a sediar o Grande Prêmio do Brasil até 2025”, afirmou Chase Carey, presidente executivo da Fórmula 1. “O Brasil é um mercado muito importante para a Fórmula 1, com torcedores fanáticos e uma longa história no esporte. A corrida no Brasil sempre foi um destaque para nossos fãs, os pilotos, nossos parceiros e nós estamos ansiosos para proporcionar aos fãs da Fórmula 1 uma corrida emocionante em Interlagos em 2021 e pelos outros quatro anos.”

Prova de 2020 foi cancelada por causa da pandemia de covid-19

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, também comentou a renovação do contrato. “É uma grande alegria poder anunciar que Interlagos continuará a receber um dos mais importantes eventos do automobilismo mundial”, comemorou o chefe do executivo municipal, reeleito no mês passado. “Fizemos um tremendo esforço para manter a corrida em nossa cidade.

Temos uma infraestrutura robusta para turistas, segurança pública e serviços de primeira linha. Acreditamos que sediar o Grande Prêmio, além de promover o nome da cidade em todo o mundo, continuará a trazer importantes contribuições como a criação de empregos e geração de renda. Temos visto estudos que mostram que cada R$ 1 investido no GP de São Paulo, são gerados R$ 5,20 é gerado para a economia local”, justificou Covas.

Autódromo de Interlagos recebeu a primeira prova de F1 no Brasil, em 1972

Para Alan Adler, da Brasil Motorsport, “Os brasileiros são fanáticos por esportes a motor e por velocidade, e o Brasil tem uma longa tradição de produzir grandes pilotos, o que acabou criando uma grande legião de fãs de F1 em nosso país. Acredito que, devido à nossa experiência em trabalhar com reputadas marcas globais, podemos fazer um grande trabalho ao unir esporte, marcas e entretenimento. Com isso, nós podemos proporcionar novas experiências para o público, tanto dentro quanto fora das pistas.”

Além das mudanças envolvendo pilotos e equipes, a temporada do ano que vem da Fórmula 1 será marcada pela estreia do GP da Arábia Saudita. Veja como ficou o calendário de 2021:

EtapaDataPaísCircuito
21/março AustráliaMelbourne
28/marçoBareinSakhir
11/abrilChinaShangai
25/abriA ser anunciado A ser anunciado
09/maioEspanhaBarcelona*
23/maioMônacoMonte Carlo
06/junhoAzerbaijãoBaku
13/junhoCanadáMontreal
27/junhoFrançaLe Castellet
10ª04/julhoÁustriaSpielberg
11ª18/julhoReino Unido (Inglaterra)Silverstone
12ª1º/agostoHungriaBudapeste
13ª29/agostoBélgicaSpa-Francorchamps
14ª05/setembroHolandaZandvoort
15ª12/setembroItáliaMonza
16ª26/setembroRússiaSochi
17ª03/outubroSingapuraSingapura
18ª10/outubroJapãoSuzuka
19ª24/outubroEstados UnidosAustin
20ª31/outubroMéxicoCidade do México
21ª07/novembroBrasilSão Paulo**
22ª28/novembroArábia SauditaJeddah
23ª05/dezembroEmirados ÁrabesAbu Dhabi

*Sujeito a confirmação

**Alteração da data de 14/novembro. Atualizado em 12 de janeiro de 2021

Fonte: F1.com I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo