Honda Civic 2021 traz menos design e mais equipamentos

Nova linha do sedã médio feito aqui muda pouco por fora, mas adiciona itens que elevam o bem estar a bordo. Motores são os mesmos 2.0 e 1.5 Turbo, com câmbio CVT




Honda Civic 2021 traz menos design e mais equipamentos

A linha 2021 do Honda Civic está chegando ainda mais completa, com novos itens de conforto e comodidade em todas as configurações. Produzido em Sumaré (SP), o sedã médio mantém os cinco níveis de acabamento – LX, Sport, EX, EXL e Touring – e duas de motorização flex, a 2.0 (aspirada), de 150 cv, e a 1.5 Turbo, de 173 cv, todos com transmissão automática variável (CVT) de sete velocidades.

Outra novidade é que em todas as configurações houve aumento de preços: o básico LX com pintura sólida passa a custar R$ 104.200 (exatos R$ 4 mil a mais do que o modelo anterior), enquanto a topo de gama Touring agora sai por R$ 146.500 (elevação de R$ 4.300). Confira a tabela completa no final do texto.

Honda Civic EXL 2021

Lançada em 2016, esta décima geração do Civic está com os dias contados (ou meses, no caso) já que deve dar lugar um modelo inteiramente novo entre o final de 2021 e início do ano seguinte. Exatamente por isso, a linha que está chegando às lojas não traz grandes mudanças estéticas. E, mesmo porque, em meados do ano passado, o Civic ganhou para o modelo 2020 algumas mudanças pontuais de meia-vida do design. Entre elas, o parachoque dianteiro com linhas mais horizontais e novos detalhes de acabamento. Em todas as configurações, menos a Sport, a grade frontal e as molduras laterais do parachoque ganharam acabamento cromado.

Nas laterais, se destacam as novas rodas de liga leve de 17 polegadas, com dez raios e acabamento em grafite brilhante.

Honda Civic Touring 2021

os modelos EXL e Touring trazem, ainda, o acabamento externo das colunas de portas em preto brilhante (black piano), o que passa a sensação de maior amplitude da área envidraçada.

E, na traseira, todas as opções ganham acabamento cromado na parte inferior do parachoque.

Honda Civic Sport 2021

Por sua vez, o Civic Sport reforça o caráter associado ao universo das pistas, com acabamentos frontais e retrovisores em preto brilhante e aerofólio na tampa traseira.

As rodas de liga leve de 17” e cinco raios, com acabamento diamantado escurecido, finalizam o visual exterior da configuração esportiva do sedã.

Honda Civic Touring 2021

As novidades no interior da cabine também foram introduzidas do modelo 2020, mas se mantêm atuais. Os modelos LX e Sport trazem bancos em tecido premium na cor preta, enquanto as demais versões trazem duas opções de revestimento em couro, nas cores preto ou cinza, dependendo da pintura externa.

Honda Civic 2021

Entre os equipamentos, o Civic traz, desde a opção básica LX, um pacote completo de equipamentos, com destaques para o ar-condicionado digital; luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras de LED (diodo emissor de luz); freio de estacionamento eletrônico com função de auxílio em rampa (Brake-Hold); controle de cruzeiro; botão Econ para o modo de condução econômico; vidros elétricos com função “um toque” para subida e descida em todas as janelas; câmera de ré; rodas de liga leve de 17 polegadas; e transmissão continuamente variável CVT de sete marchas.

Honda Civic 2021

Para a linha 2021, todas as configurações passam a ser equipadas com faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular para acionamento automático das luzes ao entardecer ou passar por ambientes escuros, como túneis. A opção LX ganha o sistema multimídia de 7 polegadas, com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, além de iluminação no porta-luvas e nos espelhos dos para-sóis.

A Sport e a EX passam a contar com o sistema Smart Key, que elimina a necessidade da chave para a abertura e partida do veículo, que agora é feita por meio do botão Push Start. A EX ganha, ainda, saídas de ar-condicionado para o banco de trás e sensor traseiro.

Honda Civic EXL 2021

A configuração EXL, por sua vez, traz como principais novidades a adoção dos faróis principais e de neblina totalmente de LED (os mesmos da Touring), além da nova central multimídia de 7 polegadas com botão físico giratório para controle do volume, para maior comodidade.

A topo de linha Touring também adiciona essa novidade na central multimídia e mantém os seus equipamentos exclusivos como o teto solar elétrico; sistema de áudio com dez alto-falantes e 452 watts; a recarga de celular por indução; e o sistema LaneWatch de monitoramento de ponto cego por meio de câmera, dentre outros itens.

Honda Civic 2021

O conteúdo de segurança inclui, em todas os níveis de acabamento, airbags frontais, laterais e de cortina; controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist); sistema de partida em aclive (HSA); vetorização de torque baseado em frenagem por meio do Agile Handling Assist (AHA); luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais); além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD); e sistema de indicação de perda de pressão dos pneus (Tpms).

Honda Civic Sport 2021

A motorização 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e 19.5 kgfm a 4.800 rpm no etanol – disponível nas configurações LX, Sport, EX e EXL – é acoplada à transmissão continuamente variável (CVT), permitindo um rodar mais confortável e uma melhor eficiência energética. A transmissão traz a opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante nas versões Sport, EX e EXL.

O motor 1.5 de quatro cilindros, que equipa a versão Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Este propulsor é acoplado a uma nova transmissão continuamente variável, que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.

Honda Civic EXL 2021

O Civic 2021 oferece diversas opções de cores, de acordo com a configuração. Para todas, são disponibilizadas as cores Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum (metálica), Preto Cristal (perolizada) e Branco Estelar (perolizada especial). As versões LX, EX, EXL e Touring também estão disponíveis nas cores Cinza Barium e Azul Cósmico (metálicas).

Nos modelos equipados com bancos de couro (EX, EXL e Touring), a cor do revestimento varia conforme a cor externa: interior cinza para as tonalidades Cinza Barium, Azul Cósmico e Branco Estelar, e preto para as tonalidades Branco Tafetá, Prata Platinum e Preto Cristal.

Honda Civic Si 2020

A linha 2021 do sedã Civic tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e já está disponível nos concessionários da marca, exceto a configuração Sport, que tem a chegada prevista para o próximo mês de janeiro.

O Honda Civic dispõe também de uma versão cupê esportiva, o Civic Si, importada do Canadá, com motor 1.5 turbo de 208 cv; no entanto, dias depois de o modelo 2021 do Si ter sido apresentado no Brasil, em julho, com preço de R$ 179.900, a matriz da Honda no Japão anunciou que produção desta versão de duas portas do Civic será encerrada no final deste ano, de mãos dadas com o hatch compacto Fit. Talvez, por isso, o novo Si tenha sido lançado aqui, já no segundo semestre deste ano, portanto, ainda como modelo 2020.

Veja como ficaram os preços da nova linha completa do Honda Civic:

ConfiguraçãoCarroceriaMotorCâmbioPreço básico
LXSedã2.0CVT, 7 velocidadesR$ 197.200
SportSedã 2.0 CVT, 7 vel. com paddle shiftersN/D
EXSedã 2.0
CVT, 7 vel. com paddle shifters
R$ 118.000
ELXSedã 2.0
CVT, 7 vel. com paddle shifters
R$ 124.000
TouringSedã 1.5 Turbo
CVT, 7 vel. com paddle shifters
R$ 146.500
SiCupê1.5 TurboManual, 6 velocidadesR$ 179.900

Fonte: Honda do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo