Magirus entrega primeiro Dragon X6 na América do Sul

Adquirido pelo aeroporto de Assunção, viatura de resgate aéreo e combate ao fogo tem dois motores, com 1.080 cv, e pode lançar mais de 9 mil litros de água por minuto




Magirus entrega primeiro Dragon X6 na América do Sul

A Magirus, marca de veículos especiais de resgate e combate a incêndio da CNH Industrial, que também engloba a Iveco, realizou a entrega do primeiro Dragon X6 na América do Sul, no aeroporto internacional de Assunção, no Paraguai. 

O veículo, conhecido como Arff – de Air Rescue Crash and Fire Fighting, ou, em português, “resgate aéreo para acidente e combate ao fogo” -, foi adquirido pela Dinac (Direcção Nacional de Aeronáutica Civil), órgão que administra a aviação civil no país vizinho.

Magirus Dragon X6 TEP 6×6

Produzido na planta da Magirus localizada em Brescia, no norte da Itália, o Dragon X6 TEP é um veículo inteiramente projetado para realizar trabalhos em aeroportos, com acomodações para até cinco ocupantes na cabine. A sigla TEP significa Twin Engine Power Pack, ou “pacote duplo de motor de força”. A configuração adquirida pelo aeroporto paraguaio, com capacidade total para 12.000 litros de água, é equipada com dois motores Iveco Cursor 13, de seis cilindros em linha e 12.880 cm³ (Euro 3), que desenvolvem a potência combinada de 1.080 cv. A linha de transmissão com duas caixas de câmbio automáticas Allison, de seis velocidades, distribui a tração pelas seis rodas com pneus simples.

Com peso bruto total de 40 toneladas, o Dragon X6 TEP pode acelerar de zero a 80 km/h em apenas 20 segundos – quase a metade do tempo máximo determinado pelos requisitos internacionais para essa reação, que é de 39 seg -, e atingir a velocidade máxima de 135 km/h. 

Magirus Dragon X6 TEP 6×6

Através do canhão posicionado sobre o teto da cabine, os 12 mil litros de água dos tanques podem ser descarregados em apenas dois minutos, numa distância que pode chegar a 70 m, ou até 9.400 litros por minuto na posição vertical, mesmo em alta velocidade.

Utilizando o outro equipamento, instalado na parte frontal do veículo, também é possível lançar até 2.000 l/min de água, a té 70 m ou 10 kg/seg de espuma, a até 45 metros de distância. Embaixo do assoalho da cabine, três jatos de água direcionados para o chão podem despejar até 350 l/min minuto, para a extinção das chamas que se alastram junto com o vazamento de combustíveis, ou para a lavagem da pista.

No vídeo de apresentação abaixo (com legendas em inglês), é possível conhecer em detalhes todas os atributos técnicos e capacidades do Dragon X6 para o combate às chamas:

A Engineering SA, representante oficial da Magirus no Paraguai, foi a empresa encarregada de dar suporte de venda e pós-venda do Dragon. Segundo a fabricante italiana, a renovação da frota de operações do aeroporto de Assunção inclui mais três veículos a serem produzidos.

A entrega desta primeira unidade, realizada nas dependências do terminal aéreo, foi acompanhada por um treinamento destinado aos bombeiros do aeroporto, ministrado por especialistas da marca, que abrangeu as características técnicas do equipamento e seus procedimentos de operação e de manutenção preventiva. 

Magirus Dragon X6 TEP 6×6

A Magirus conta com 11 revendedores oficiais na América do Sul, que prestam serviços de venda e pós-venda com pessoal formado na sede da marca, bem como programas de treinamento e qualificação de clientes e revendedores para sua linha de produtos.

A fabricante também possui o programa Flying Doctors, que dispõe de uma equipe internacional que viaja pelo mundo desenvolvendo treinamentos técnicos para clientes e representantes oficiais. 

Fonte: Iveco do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo