Lamborghini revela versão náutica do Sián FKP 37

Modelo de 19,2 m reinterpreta na água o DNA do hipercarro italiano, como o design hexagonal, estrutura de fibra de carbono e, claro, desempenho avassalador




Lamborghini revela versão iate do Sián FKP 37

Desempenho, prazer de pilotar, atenção com a qualidade e os detalhes, emoção. Destacando essas características emotivas, a Automobili Lamborghini e o Italian Sea Group realizaram a primeira exibição mundial do ‘Tecnomar for Lamborghini 63’, novo iate disponível em edição limitada, que traz soluções inovadoras de engenharia e um design único, combinado com a tradição o estilo dos italianos.

Apresentado na Marina di Carrara, na costa noroeste da Itália, o barco é inspirado no Lamborghini Sián FKP 37, o primeiro superesportivo híbrido da marca simbolizada pelo touro dourado, que traz o motor de 12 cilindros em V assistido por um supercapacitor elétrico, resultando na potência combinada de 830 cv, além de tecnologias inovadoras de materiais e o design hexagonal inconfundível. O nome ‘Tecnomar for Lamborghini 63’ faz referência à fundação da marca de supercarros esportivos, em 1963.

O projeto desenvolvido pelo estaleiro Tecnomar – um dos três sob o guarda-chuva do Italian Sea Group – teve início com diversas sessões colaborativas, incluindo a participação do Centro Stile da Lamborghini. O desafio de reinterpretar os traços de DNA comuns entre as duas fabricantes foi inspirado em todas as fases do projeto – desde os princípios de design até a definição das características técnicas -, assegurando desempenho incrível, sem negligenciar a qualidade dos materiais e atenção cuidadosa com os detalhes. A previsão é de que o primeiro barco seja lançado na água no início de 2021.

Nas palavras do presidente daAutomobili Lamborghini,Stefano Domenicale(sim, ele mesmo, que substituiu Jean Todt no comando da equipe Ferrari de Fórmula 1 até 2014, logo no início da era pós-Schumacher) “Este iate representa o melhor significado da criação de uma valiosa parceria: nossa cooperação permite transferir para diferentes mundos a essência das duas empresas em estilo e experiência, compartilhando dessa diversidade para interpretar e agregar valor ao produto final em um novo ambiente.”

Tecnomar for Lamborghini 63

O Tecnomar for Lamborghini 63 não é apenas um exercício de estilo e de design; ele representa vanguarda em barcos de luxo e velozes. Inspirado pelo superesportivo híbrido da Lamborghini, as mais significativas características inovadoras no coração do conceito dão a velocidade e o dinamismo da engenharia de superleveza.

Tecnomar for Lamborghini 63

“Nós anunciamos esta parceria em maio, e hoje apresentamos o ‘Tecnomar for Lamborghini 63’, um iate que se tornará futurista e um ícone, como o carro em que ele foi inspirado”, disse Giovanni Costantino, presidente do The Italian Sea Group. “Proprietários selecionados em todo o mundo terão não apenas o mais veloz Tecnomar da frota, mas uma obra-de-arte ‘Tecnomar for Lamborghini 63’.”

Tecnomar for Lamborghini 63

Com dois motores MAN de 12 cilindros em V, com 2027 cv de potência, cada, o barco atinge a velocidade de 60 nós (111 km/h) e será o mais veloz da frota da Tecnomar, satisfazendo as demandas do colecionador, bem como aqueles que amam a vida no mar.

Tecnomar for Lamborghini 63

A construção com material compósito de fibra de carbono, típico dos supercarros da Lamborghini, coloca este iate facilmente na classificação dos barcos ultraleves, com seus 63 pés (19,2 m) de comprimento pesando apenas 24 toneladas.

Tecnomar for Lamborghini 63

O design externo é marcado pela silhueta superesportiva, com aparência sofisticada, mas cuidadosamente náutica. O casco e a superestrutura são criados a partir de um escudo em forma de concha, de alta performance, desenvolvido por engenheiros navais especializados em ciências hidrodinâmicas.

Eles interpretam as linhas de design criadas por Marcello Gandini para os emblemáticos Lamborghini Miura e Countach, nas décadas de 1960 e 70, de forma contemporânea.

Tecnomar for Lamborghini 63

O teto rígido é inspirado pelos roadsters da marca italiana: proporcionando sol e proteção contra o vento, ao mesmo tempo em que garante a aerodinâmica fora do comum.

As luzes da cobertura são uma homenagem ao carro conceito Lamborghini Terzo Millennio e no Sián FKP 37, ambos identificados pela iluminação frontal em forma de Y.

Tecnomar for Lamborghini 63

Os interiores do Tecnomar for Lamborghini 63 resultam do design extremamente tecnológico – baseado em materiais de altíssimo desempenho entre peso e função -, que reflete a melhor herança Made in Italy.

A linhas limpas típicas da Lamborghini, formas hexagonais, elementos em Y são claramente incorporados ao design, junto com as cores e os detalhes customizáveis por meio do programa Ad Personam da Lamborghini.

Tecnomar for Lamborghini 63

O painel de instrumentos do iate interpreta o cockpit do carro ao estilo náutico, integrando todos os sistemas de navegação e de controle. Como os superesportivos da Lamborghini, os detalhes são finalizados com fibra de carbono, com o Carbon Skin, material de acabamento patenteado pela marca, usado nos bancos com desenho de competição e no timão estilizado como o volante de um supercarro.

Os botões de partida (um para cada motor) são idênticos ao utilizado para acionar o motor dos carros da Lamborghini.

Lamborghini Sián FKP 37

O Sián FKP 37 é o primeiro superesportivo híbrido da marca fundada por Ferrucio Lamborghini, a partir de sua fábrica de tratores. O design futurista do Sián FKP 37 denota claramente a primeira eletrificação de um modelo de produção da Lamborghini e as avançadas tecnologias híbridas embarcadas nele, assim como o nome Sián, que significa “luz de trovão” no dialeto de Bolonha, sua terra natal.

Lamborghini Sián FKP 37

Entregando 830 cv de potência, a unidade híbrida dotada de um supercapacitor (que pode fornecer picos de correntes de intensidade elevada) proporciona ao Sián FKP 37 a melhor relação de peso/potência de todos os Lamborghini com motor V-12, fazendo dele o mais rápido modelo já produzido pela marca. Calçado com os pneus Pirelli PZero desenhados especialmente, o Sián acelera de zero a 100 km/h em 2,8 segundos, e alcança a velocidade máxima acima de 350 km/h.

Fonte: Automobili Lamborghini I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo