Nova Ram 2500 Laramie entra em campo mais forte e tecnológica

Inteiramente revisada, maior picape do mercado traz carroceria reforçada, motor 6.7 atualizado, com 365 cv, e itens inéditos como tela multimídia de 12” e câmera 360º

Nova Ram 2500 entra em campo mais forte e tecnológica

A Ram, marca estadunidense integrada ao grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), está lançando no Brasil a nova Ram 2500 Laramie, sinônimo de força e dimensões que impressionam. Inteiramente reformulada, a picape de porte suntuoso e elegante, com motor de 6,7 litros, evoluiu em vários aspectos como tecnologia, design, mecânica, segurança, conforto e praticidade, segundo a fabricante.

A extensa lista de novos elementos de design da 2500 inclui capô com desenho mais musculoso e vincos destacados, rodas com aro de 18 polegadas, grade dianteira, conjuntos óticos dianteiros e traseiros com LED, parachoques, paralamas, arcos de roda, emblemas, espelhos retrovisores, tampa da caçamba e antena de teto do tipo barbatana. O imponente painel frontal ganhou maior integração ao parachoque, tornando o visual ainda mais atraente.

Ram 2500 Laramie 2020

A paleta de cores para a pintura da carroceria conta com duas novas opções, a perolizada Azul Patriot e a metálica Marrom Walnut, que se juntam à solida Vermelho Flame, às metálicas Prata Billet, Granito Crystal e às perolizadas Branco Pérola e Preto Diamond. E para o revestimento interno, além do tradicional preto, a Ram oferece a nova e elegante mescla de marrom e bege.

Importada oficialmente para o mercado nacional desde 2005, a Ram 2500 está desembarcando nas 45 concessionárias do país o modelo 2020 em configuração única de acabamento, a Laramie, pelo preço final sugerido de R$ 289.900.

Ram 2500 Laramie 2020

O chassi da nova Ram 2500 evoluiu com o maior emprego de aços de alta resistência, representando 98,5% da estrutura do veículo, que mede 6,06 m de comprimento e 2,12 m de largura. Dessa forma, a rigidez do conjunto aumentou significativamente, além de contribuir para a redução do peso total da picape.

Na traseira, a inscrição “RAM” aparece com destaque, substituindo o tradicional logotipo com a cabeça do carneiro montanhês, que continua visto nas rodas e em vários pontos da cabine.

Ram 2500 Laramie 2020

A caçamba traz os compartimentos RamBox nas bordas laterais, com capacidade de 102 litros, cada, sendo que o da esquerda inclui uma tomada 110 volts com inversor de 400 watts, permitindo ligar uma ferramenta diretamente no veículo, com o motor funcionando. O acesso ao compartimento de carga ficou ainda mais fácil com a abertura elétrica da tampa, por meio de dois toques no botão incluído na chave presencial, ou em um comando instalado no teto, junto às luzes de leitura.

Em qualquer situação, a tampa desce com suavidade, graças ao sistema de amortecimento. E para proteger toda a caçamba contra impactos ou riscos, o piso e as laterais receberam revestimento especial.

Ram 2500 Laramie 2020

A nova Ram 2500 estreia no Brasil a quarta geração do sistema multimídia Uconnect 4C 12 NAV, compatível com a plataformas Android Auto e Apple CarPlay, que inclui a maior tela entre as picapes no mercado nacional, com 12 polegadas.

O monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e do navegador GPS integrado.

Ram 2500 Laramie 2020

A tela também permite acessar as câmeras 360° e da caçamba, recursos inéditos apresentados pela nova 2500. A primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. Dessa forma, o motorista tem ótima noção espacial, algo fundamental para um veículo deste porte. Por sua vez, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou do reboque. Pode-se até aumentar a imagem, assim como na câmera da tampa da caçamba.

O conjunto de áudio fornecido pela Alpine, com nove alto-falantes e subwoofer, inova no segmento ao trazer sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados.

Ram 2500 Laramie 2020

Em relação à segurança, além dos seis airbags e de controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, a nova Ram 2500 Laramie agora tem alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa o motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás do veículo – como em saídas de vagas de shoppings e supermercados, por exemplo.

Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas sonoros ou visuais nos espelhos retrovisores. Por falar neles, os retrovisores externos também foram redesenhados, passando a contar com braços mais longos e a possibilidade de serem posicionados na vertical, condição mais indicada para manobrar a picape em espaços apertados ou quando estiver tracionando reboque. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. Fora isso, para iluminar o chão ao redor do veículo, eles trazem luzes de cortesia embaixo dos suportes, que são rebatíveis eletricamente.

Motor Cummins turbodiesel 6.7

Desde a sua chegada, 15 anos atrás, a Ram 2500 sempre foi a picape mais potente do mercado brasileiro. Essa característica agora está ainda mais evidente por conta da ampla revisão feita no motor Cummins turbodiesel de seis cilindros em linha e 6,7 litros de cilindrada, que traz avanços nos principais componentes. O novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Ao mesmo tempo, esse novo material proporcionou a redução de 28 kg no peso do propulsor.

Também são inéditos o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins (guiados por eixo de comando oco), bielas, bronzinas, pistões (mais leves e resistentes) e os anéis de baixo atrito. A turbina de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e conectada ao coletor de escape inteiramente novo. Para completar, todo o sistema de alimentação foi reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (2000 bar), passando pela bomba, filtro e linha de combustível. Com isso, a usina de força oferece respostas mais ágeis e refinadas, além de entregar mais 35 cavalos de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm, respectivamente.

Ram 2500 Laramie 2020

A eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de defletores móveis logo atrás da grade dianteira.

Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e, assim, contribuindo para a economia de combustível.

Ram 2500 Laramie 2020

Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de seis marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. Um dos responsáveis por isso é o novo solenoide de força variável (VFS) do conversor de torque, que também reduz o tranco quando ao passar da R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park).

A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante, facilitando a passagem por terrenos com pouca aderência aos pneus 275/70 R18.

Ram 2500 Laramie 2020

A fim de melhorar o comportamento dinâmico, seja com a picape carregada ou vazia, tornando-a ainda mais segura e confortável, as suspensões também foram retrabalhadas e trazem, agora, molas helicoidais progressivas, buchas e eixos novos, a exemplo do braço cruzado de duas peças que reforça o quadro dianteiro.

Da mesma forma, os freios a disco nas quatro rodas ganharam novos componentes, como pinças e cilindro-mestre, aprimorando a eficiência do conjunto.

Ram 2500 Laramie 2020

Internamente, a Nova Ram 2500 tem revestimento de couro com superfícies perfuradas e detalhes em Alcantara, tipo de couro sintético com textura acamurçada.

O motorista conta com novos volante e quadro de instrumentos, esse com tela de 7 polegadas, colorida e configurável, com tecnologia TFT (sigla de transistor de película fina, em inglês), que oferece maior nitidez das imagens.

Ram 2500 Laramie 2020

Os bancos dianteiros contam com dez regulagens elétricas, sendo oito para assento e encosto, e duas para apoio lombar. No meio deles, um novo console central, extremamente funcional, permite guardar um laptop de até 15 polegadas, além de incluir área para abrigar até três celulares ou um tablete, dois porta-copos móveis com três posições, tomada 110 volts, cinco portas USB, sendo duas de carregamento rápido (tipo C), além do leitor de CD e DVD.

A ergonomia para o condutor da nova 2500 também é beneficiada pelo ajuste elétrico dos pedais de acelerador e freio.

Ram 2500 Laramie 2020

O banco de trás oferece amplo espaço para três adultos, saídas de ar-condicionado, tomada 110 volts e quatro portas USB, sendo duas do tipo C. No assoalho, há duas gavetas impermeáveis e removíveis sob os espessos tapetes de borracha.

O assento traseiro bipartido (60/40) pode ser levantado, revelando um exclusivo porta-objetos, no qual as tampas podem ser rebatidas para oferecer uma plataforma interna de carga. E, para complementar a comodidade a bordo, a janela que separa a cabine da caçamba conta com comando elétrico para abrir e fechar.

Fonte: Grupo FCA Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação