A Hyundai Motor Brasil amplia seu portfólio com a chegada do HB20 Sport, versão inédita da nova geração do hatch compacto, que exibe uma pegada mais esportiva tanto por fora quanto por dentro, além de motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível.
A configuração Sport do HB20 Nova Geração recebeu diversos itens que incrementam seu visual exterior, a começar pelo body kit (conjunto acessórios de carroceria) composto por saias laterais e spoiler de teto, pintados em preto brilhante, e saia traseira com filete em vermelho ou cinza, a depender da cor escolhida para a carroceria.
As novidades passam ainda pela grade frontal em formato de cascata, com contorno em preto brilhante (e mais discreto do que o cromado de série), e pelo parachoque dianteiro, que pode vir com detalhe em vermelho ou cinza. O novo integrante da família HB20 traz também rodas de liga leve 16 polegadas com design exclusivo (no lugar das de 15” das demais configurações), logo da Hyundai em vermelho e assinatura Sport na coluna “C” (traseira).
O HB20 Sport está disponível em quatro cores externas, sendo três metálicas – Cinza Silk, Prata Brisk e Vermelho Magic – e uma sólida – Branco Atlas. As vendas terão início no próximo dia 17, com preço sugerido de R$ 70.990.
O visual mais esportivo do HB20 Sport pode ser entendido como uma resposta da montadora aos críticos do design da nova geração do compacto. Lançado em setembro do ano passado, o modelo 2020 dividiu opiniões em relação ao visual externo, especialmente por causa do formato da grade frontal, apelidada de “boca de bagre”.
Implicância ou não, o fato é que o HB20 caiu para a quarta posição entre os carros mais vendidos no Brasil em 2019, depois de encerrar o ano anterior na vice-liderança, posição mantida ao final do primeiro semestre do ano passado. No balanço de janeiro de 2020, o modelo caiu mais uma posição e aparece como o quinto mais emplacado no país.
Por outro lado, vale lembrar que a reestilização do HB20 foi inspirada no design da oitava geração do sedã médio Hyundai Sonata, apresentada mundialmente em março do ano passado, e que traz a nova linguagem visual da marca sul-coreana.
A combinação entre o formato da grade e a maior largura da carroceria funcionou de forma mais harmoniosa no Sonata, a ponto de o novo sedã ser eleito, esta semana, como “O Redesenho do Ano” pela consultoria automotiva ALG, dos Estados Unidos.
De volta para o HB20 Sport, seu motor de três cilindros Turbo GDI, com 998 cm³, flexível, é equipado com turbocompressor, injeção direta de combustível e intercooler, resultando na potência impressionante de 120 cv a 6.000 rpm, e no torque de 17,5 kgf.m já a partir de 1.500 rpm – ambos com etanol ou gasolina.
Acoplado ao câmbio automático de seis velocidades (que permite trocas por meio de aletas no volante), esse motorzinho é capaz levar o HB20 Sport da imobilidade até os 100 km/h em 10,7 segundos, e atingir a velocidade máxima de 190 km/h – nada mau para um modelo com menos de 4 metros de comprimento.
Por dentro, o HB20 Sport reforça a esportividade passa oferecer pedais com acabamento de alumínio e volante revestido em couro perfurado, na cor preta, com costuras em vermelho – mesmo padrão aplicado na manopla da alavanca do câmbio e nos bancos com desenho do encosto mais envolvente.
O acabamento central do painel simula a textura da fibra de carbono, enquanto as maçanetas internas são finalizadas em preto brilhante.
Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tacômetro com desenho analógico (de ponteiro), à esquerda, e um mostrador multifuncional, à direita, onde são agrupados o velocímetro, odômetros, marcha selecionada, marcador no nível de combustível e informações do computador de bordo.
O pacote tecnológico do HB20 Sport traz carregador de celular sem fio, item até então disponível apenas para o Creta Prestige. O recurso é compatível com aparelhos que dispõem da tecnologia de carregamento por indução (wireless).
A nova central multimídia – com tela flutuante de 8 polegadas, sensível ao toque – oferece conectividade com smartphone por meio do Apple Car Play e do Google Android Auto, comandos de áudio no volante, conexão Bluetooth para telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda telefônica e compatibilidade com iPod e MP3.
Outros destaques na lista de equipamentos do novo HB20 Sport são o ar-condicionado com mostrador digital; direção elétrica progressiva; volante com regulagem de altura e profundidade; retrovisores elétricos com repetidores de seta; o computador de bordo com sete funções; e piloto automático com limitador de velocidade.
Fonte: Hyundai Motor Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Hyundai HB20 Sport |
Origem | Brasil |
Preço sugerido | R$ 70.990 |
Garantia | 5 anos, sem limite de quilometragem |
Tipo | Hatchback compacto, 5 portas |
Construção | Monobloco em aço estampado |
Nível de segurança contra impactos* (Padrão) | 4 estrelas – adultos I 3 estrelas – crianças (Latin Ncap) |
*Graduação até 5 estrelas
Comprimento | 3.940 mm |
Largura (sem retrovisores) | 1.720 mm |
Altura | 1.470 mm |
Vão livre do solo | XXX mm |
Entreeixos | 2.530 mm |
Peso total | 1.091 kg |
Ocupantes | 5 |
Porta-malas | 300 litros |
Tanque de combustível | 50 litros |
Tipo | Combustão, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, flexível, 12 válvulas, duplo comando no cabeçote, injeção direta (GDI), turbocompressor e intercooler |
Diâmetro x curso | 77 x 85,4 mm |
Cilindrada | 998 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência | 120 cv (Gasolina/Etanol) / 6.000 rpm |
Potência específica | 120,2 cv/litro |
Peso/potência | 9 kg/cv |
Torque | 17,5 kgf.m (G/E) / 1.500 rpm |
Torque específico | 17,5 kgf.m/litro |
Peso/torque | 62,3 kg/kgf.m |
Tipo | Automática |
Marchas | 6 |
Tração | Dianteira |
Equipamentos | Aletas no volante (paddle shifts) para trocas manuais |
Dianteira | Independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Traseira | Semi-independente, eixo de torção, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Dianteiro | Discos de aço ventilados |
Traseiro | Tambores |
Assistência | Elétrica |
Raio de giro | N/D |
Rodas | Alumínio, aro de 16 polegadas |
Pneus | 195/55 R 16 |
Combustível | Gasolina | Etanol |
Urbano (km/l) | 11,8 | 8,2 |
Rodoviário (km/l) | 14,2 | 10,2 |
Conforme testes do Inmetro
Classificação | B |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | Não |
Conforme testes do Inmetro
Dióxido de carbono (CO2) | N/D |
Óxido de nitrogênio (NOx) | N/D |
Classificação | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Aceleração (0 a 100 km/h) | 10,7 segundos |
Velocidade máxima | 190 km/h |
Conforme dados de fábrica