Volkswagen Golf GTE estreia no país

Movido a gasolina e eletricidade, modelo recarregável na tomada oferece potência total de 204 cv e pode rodar até 50 km consumindo apenas a carga da bateria




Híbrido, Volkswagen Golf GTE estreia no Brasil

Primeiro veículo híbrido oferecido pela Volkswagen no Brasil, o Golf GTE chega ao mercado prometendo oferecer o melhor de dois mundos: desempenho esportivo com excelente eficiência energética.

O modelo movido a gasolina e eletricidade também marca o início efetivo da estratégia da marca para a eletrificação de seus produtos na América Latina, que prevê o lançamento na Região de seis carros elétricos e híbridos até 2023.

Volkswagen Golf GTE 2020

Fabricado em Wolfsburg, na Alemanha, desde 2014, o Golf GTE teve sua produção interrompida em janeiro por problemas de gargalo, segundo a VW de lá, retornando à linha de montagem em meados do ano, já em sua segunda geração.

Nesta fase inicial de vendas, o modelo está disponível em três concessionárias da marca, localizadas em Brasília, São Paulo e Curitiba (escolhidas em função do alto volume para esse produto, também segundo a VW) -, com pacote fechado de equipamentos e preço sugerido de R$ 199.990. 

Volkswagen Golf GTE 2020

O Golf GTE pode ser conduzido no modo totalmente elétrico por cerca de 50 km, distância que atende a cerca de 70% da população que utiliza o carro diariamente nos grandes centros urbanos, afirma a montadora.

Volkswagen Golf GTE 2020

Por outro lado, no modo “GTE”, voltado à esportividade com máximo desempenho, o sistema de tração combina toda a força dos dois motores para gerar a potência de 204 cv e o torque máximo de 35,7 kgfm, permitindo ao hatch acelerar de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e atingir a velocidade final de 222 km/h.

Volkswagen Golf GTE 2020

Dentro do segmento de hatches médios com motorização híbrida, o Golf é o único com tecnologia plug-in, que permite o carregamento em tomada convencional de 220 V ou em estações de recarga do tipo “wallbox”, com potência a partir de 3,6 kW.

Além disso, o modelo traz itens como ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), painel de instrumentos totalmente digital (Active Info Display) e sistema de multimídia com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas e controles por gestos.

Volkswagen Golf GTE 2020

Todas as informações sobre motorização, funcionamento, modos de condução e equipamentos do VW Golf GTE 2020 estão detalhadas na matéria de UNIVERSO MOTOR publicada em agosto, assim que a estreia do modelo foi confirmada no mercado brasileiro.

Volkswagen Golf GTE 2020

Para dar sustentação aos planos de novos produtos eletrificados no país, a VW, juntamente com as marcas Audi e Porsche, pertencentes ao mesmo grupo de montadoras, firmou em outubro uma parceria estratégica com a EDP, empresa de distribuição de energia elétrica no estado do São Paulo, para a instalação de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no país.

Serão 29 postos de 150 kW e um de 350 kW, capazes de reabastecer a bateria de um carro elétrico rapidamente, além de mais 30 equipamentos de 22 kW (AC), disponibilizando, assim, uma estação ultrarrápida e uma semirrápida em todos os pontos de recarga. Os equipamentos serão instalados nas rodovias dos Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt. 

Essa rede será interligada a outras já existentes no Brasil, conectando um total de 64 pontos de carregamento instalados dentro dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina, formando um corredor de 2.500 km de extensão, de Vitória a Florianópolis.  

Conceito Volkswagen de mobilidade elétrica 2020

E, complementando sua nova proposta de mobilidade urbana baseada na eletricidade, a VW aproveitou o lançamento do Golf GTE no mercado brasileiro para apresentar também uma bicicleta e um patinete, ambos equipados como motor de 350 W e capazes de atingir a velocidade máxima de 25 km/h.

Com estilo mountain bike, a bicicleta oferece autonomia de 30 km, enquanto o patinete, com capacidade para deslocar até 100 kg e equipado com freio a disco na roda traseira, pode rodar até 20 km a cada carga completa da bateria.

Fonte: VW Brasil I Imagens: Divulgação

Nota do editor: Ao meu cãozinho Gilmour, companheiro de redação que me deixou enquanto eu produzia essa matéria, todo o carinho e saudade eterna.




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