Ao que tudo indica, dentro de alguns meses teremos uma nova fabricante brasileira alçando voo, agora no horizonte dos aviões de pequeno porte. O motivo do otimismo é que a Octans Aircraft concluiu com sucesso os ensaios de verificação de integridade das estruturas primárias do protótipo do Cygnus, um monomotor com capacidade para cinco pessoas, desenvolvido e produzido em fase experimental na fábrica em São João da Boa Vista, SP.
Fundada em 2002, sob o nome de Inpaer, a Octans Aircraft já produziu e entregou 240 aeronaves experimentais. Em 2012, com a entrada de novos sócios, passou por um processo de transformação, com o objetivo de migrar para o mercado de aeronaves certificadas, com foco nos mercados brasileiro e internacional.
O programa de ensaios do Cygnus foi executado à medida em que os conjuntos foram liberados pela equipe de produção, afirma a Octans Aircraft, e atenderam aos rígidos critérios estabelecidos para o projeto.
Nesta fase, detalha a empresa, foram executados ensaios de carga estática envolvendo empenamentos horizontal e vertical, asa, flexões verticais e laterais, além de torções de fuselagem, berço do motor, trens de pouso de nariz e principal, e junção asa-fuselagem.
Os ensaios em voo e a certificação da aeronave terão início, respectivamente, no segundo semestre de 2019 e em 2020.
“A conclusão desta importante etapa reforça o compromisso da Octans com a segurança e qualidade dos produtos em desenvolvimento, contando com uma equipe multidisciplinar competente, apoiada por ferramentas de engenharia de nível mundial”, disse o CEO da fabricante, Milton Roberto Pereira.
O Cygnus possui estrutura metálica, asa alta cantilever – ou seja, com envergadura inteiriça, posicionada na parte central da fuselagem, fixada na altura do assoalho ou sobre o teto, como neste caso -, trem de pouso triciclo fixo. A aeronave tem comprimento total de 9,40 metros, 12,2 m de envergadura e altura de 3,10 m.
A nova aeronave vai sair de fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 – de 8,9 litros, com seis pistões opostos (boxer), refrigerado a ar, capaz de gerar 300 cv de potência -, e hélice Hartzell tripá metálica.
Os dados de fábrica indicam que o Cygnus terá capacidade de decolagem em pistas de 450 m, à velocidade de 111 km/h (60 ktas). O voo em cruzeiro poderá ser estabilizado em 296 km/h (160 ktas), e a autonomia da aeronave é de seis horas, com alcance de 1.780 km.
Em termos de conforto, o Cygnus foi desenvolvido para oferecer uma experiência única ao usuário. O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria.
Entre os diferenciais, destacam-se o acabamento de alto padrão, com elementos em madeira e carbono; amplo espaço para cinco ocupantes; ar-condicionado; assentos em couro com ajustes, encostos reclináveis e apoios de braço escamoteáveis, cintos de segurança com airbag; e entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para dispositivos eletrônicos como notebooks e smartphones.
O conteúdo de aviônica do Cygnus é composto por painel digital Garmin com visores de voo avançados e sistema de navegação GPS VRF Wass (Wide Area Augmentation System) integrado, duas telas – principal (PFD) e multifuncional (MFD) – de 10,6 polegadas, sensíveis ao toque, além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável.
A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23 e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2020, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Desde 2012, a Octans Aircraft já recebeu investimentos de R$ 80 milhões.
Fonte: Octans Aircraft I Imagens: Divulgação