Ford anuncia vinda do Territory para o Brasil e Argentina

Modelo desenvolvido na China para mercados emergentes chega em 2020 e colocará a marca no páreo do disputado e crescente segmento nacional de SUVs médios




Ford anuncia Territory no Brasil e Argentina [Divulgação]

A Ford anunciou para 2020, nos mercados do Brasil e da Argentina, o lançamento do Territory, utilitário esportivo urbano médio de nova geração. Exibido como teste de mercado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, o modelo foi recebido de forma positiva tanto por parte do público como da rede de concessionárias, segundo a marca, o que determinou a decisão de trazê-lo para a América do Sul.

Desenvolvido na China em parceria com a Jiangling Motors Corporation (JMC) para os mercados emergentes, o Ford Territory tem medidas de 4,58 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,67 m de altura, com 2,71 m de entreeixos; no mercado brasileiro, ele vai competir diretamente com o Jeep Compass e Volkswagen T-Cross. A princípio, o Territory será importado da China, mas há planos para que sua produção local ocupe a linha de montagem do Focus, na planta argentina de Pacheco, encerrada em maio.

Ford Territory 2019 [Divulgação]

A Ford não revelou mais informações como motorização, configurações e preços, que serão divulgadas mais próximo do lançamento. No entanto, sabe-se que na China, onde o Territory já é comercializado desde o início do ano, ele combina o motor 1.5 turbo a gasolina, de 145 cv, com a transmissão continuamente variável (CVT) – conjunto que poderia adotar a tecnologia flex no Brasil.

Também no país asiático, o Territory contará até o final do ano com uma versão 100% elétrica, alimentado por baterias recarregáveis na tomada (plug-in), além de um híbrido, ainda sem data prevista, com motor de ciclo Miller, também chamado de cinco tempos.

Ford Territory 2019 [Divulgação]

O visual externo com estilo robusto combina elementos do design global da Ford. A frente é marcada pela ampla grade e faróis e luzes diurnas de LED de formato exclusivo. Nas laterais, destaca-se a linha de cintura diagonal com área envidraçada decrescente, que remete instantaneamente ao desenho do Range Rover Evoque, lançado em 2010.

Essa impressão se reforça na traseira com parabrisa estreito, que exibe ainda linhas horizontais, lanternas de LED que avançam pelas laterais e chapa protetora com elementos gráficos sob o assoalho. O volume e a profundidade da carroceria são realçados pelo contraste entre a pintura externa e os detalhes de acabamento.

Ford Territory 2019 [Divulgação]

O sistema de infotenimento de última geração do Territory inclui carregamento sem fio para celular e duas telas sensíveis ao toque de alta definição. Uma delas, de 10,25 polegadas, fica instalada no console central. A outra, no painel de instrumentos, pode espelhar as informações da tela central, incluindo sistema de áudio e navegação, com três temas de design. Seu sistema de reconhecimento de voz permite controlar várias funções do veículo, como teto solar, janelas, climatização e entretenimento.

Destaca-se também o sistema de comunicação em tempo real, que permite travar, destravar, dar partida, localizar e obter informações de telemetria do carro à distância, por meio do aplicativo “FordPass”.

Ford Territory 2019 [Divulgação]

O novo SUV da Ford vai trazer também um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista que inclui piloto automático adaptativo. alerta de colisão com sistema autônomo de frenagem; monitoramento de ponto cego; sistema de permanência em faixa; câmera de ré; farol alto automático; assistente de partida em rampa; e estacionamento automático. Além disso, segundo a Ford, o modelo será o primeiro da categoria a oferecer o Co-Pilot360, que permite a visão em 360º e recursos avançados de auxílio à condução.

A primeira exibição pública do Territory já confirmado no mercado brasileiro será feita no Rock in Rio, no mês que vem.




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo