Triumph Street Scrambler 1200 XE: pronta para as terras brasileiras

Personalizando os estilos clássico e off-road, britânica chega ao país com motor de 90 cv, tela multifuncional a cores e controle de tração com seis modos de condução




Triumph Street Scrambler 1200 XE: pronta para as terras brasileiras [Divulgação}

A Triumph está lançando no mercado nacional a novíssima Street Scrambler 1200 XE, agora equipada com o motor Bonneville de 1.200 cm³ Alto Torque, que eleva a sua aptidão off-road.

O modelo chega às concessionárias com preço de R$ 59.990,00. No início de agosto será lançada no Brasil a Street Scrambler 1200 XC, com a mesma motorização, mas com características técnicas que privilegiam seu uso no asfalto, sem comprometer a capacidade para acelerar fora dele.t

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

O visual da nova Triumph mantém o design original “scrambler” da recém-lançada versão de 900 cm³ – que mistura a elegância clássica com a robustez do fora de estrada -, mas adiciona alguns detalhes exclusivos.

Entre eles, o tanque de combustível retrô, com tira de aço inoxidável escovado e, pela primeira vez, trazendo o emblema da Triumph; a tampa de abastecimento em alumínio escovado no estilo Monza; o banco com visual antigo e as rodas com fixação dos raios (laceamento) lateral.

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

A nova Triumph chega com duas opções de combinação de cores – Fusion White/Brooklands Green e Cobalt Blue/Jet Black -, além de detalhes de finalização caprichados como protetores de mãos com braçadeira de alumínio, alavanca Brembo MCS, acabamento em prata no guidão com tubos de elevação, braçadeira anodizada em preto e garfos dourados.

A iluminação em LED inclui o farol de 5 polegadas com luz de rodagem diurna (DLR), lanterna traseira com luz difusa e indicadores de direção. Também contam com iluminação eletrônica os conjuntos de interruptores alojados no guidão, melhorando a visualização em todas as condições de luz ambiente.

O modelo sai de fábrica com manoplas aquecidas, controle de velocidade de cruzeiro eletrônico (piloto automático), sistema de ignição sem chave e tomada USB para o recarregamento de celulares e outros aparelhos eletrônicos.

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

O conteúdo de equipamentos é elevado a um nível muito superior com a inclusão de várias tecnologias para o auxílio ao piloto. Esta série de melhorias se deve, especialmente, à adoção da Unidade de Medição Inercial (IMU) avançada; desenvolvida em parceria com a Continental (a mesma dos pneus), ela monitora de forma constante dos dados de rolagem, guinada, inclinação e aceleração, respondendo instantaneamente com recursos de segurança ativa.

Graças à IMU, a Street Scrambler 1200 dispõe de duas novas tecnologias voltadas à redução de acidentes, que são os sistemas de freio ABS e de controle tração otimizados para curvas. Com isso, seja qual for o ângulo de inclinação da moto, o piloto conta sempre com o melhor desempenho de frenagem, além do nível ideal de tração, ajustado permanentemente, de modo automático e em tempo real, conforme as condições de rodagem.

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

Além disso, o piloto pode selecionar entre os modos de condução “​​Road” (estrada), “Rain” (chuva), “Off-Road” (fora de estrada), “Sport” e “Configurável pelo piloto”, que ajustam as respostas do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração conforme as preferências do motociclista e condições de pilotagem.  E para manter viva a tocada “raiz” no fora de estrada, a Scrambler 1200 XE ainda oferece o modo “Off-Road Pro”, que desativa o ABS e o controle de tração, e utiliza o mapa de aceleração “Off-Road”.

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

Além do novo e exclusivo chassi Scrambler off-road, com braço oscilante de alumínio, a moto vem com amortecedores traseiros especialmente desenvolvidos em parceria com a Öhlins, totalmente ajustáveis e ​​com reservatórios de gás (“piggy-back”), que proporcionam o curso máximo da roda de 250 mm e a regulagem da distância em relação ao solo.

Os pneus têm medidas de 90/90-21, na frente, e 50/70 R17. O sistema de freios usa pinças monobloco radiais Brembo M50 premium.

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

Mas a novidade mais impactante, mesmo, é o motor de 1.200 cm³. Desenvolvido especialmente para a Scrambler, o bicilíndrico paralelo, refrigerado a líquido, rende 90 cv a 7.400 rpm – potência 12,5% maior à da Bonneville T120 e 38% superior à da Scrambler 900. O intervalo de acionamento de 270º do comando de válvulas garante a entrega de potência suave e linear, com a ajuda do sistema de acelerador ride-by-wire, acionado eletronicamente.

Ao mesmo tempo, o propulsor foi trabalhado para fornecer alto torque em condições off-road, com pico de 11,2 kgfm a 3.950 rpm – ganho de 37,5% comparado à versão de 900 cm³. O ronco característico da Scrambler vem do sistema de escape duplo com coletores e silenciadores de aço inoxidável, esses últimos com acabamento escovado.

O câmbio de seis marchas tem transmissão final por corrente. A embreagem também conta com acionamento eletrônico, para reduzir o esforço sobre a alavanca e tornar a pilotagem mais confortável, especialmente nas longas viagens. O intervalo até a primeira revisão de fábrica da moto é de 16.000 km.

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

O painel da Street Scrambler 1200 apresenta visor colorido de alta resolução (TFT), com design elegante e duas opções de exibição de informações, além do recurso inédito que permite ao piloto personalizar a tela inicial com seu nome.

A partir do final de 2019, a Triumph passará a oferecer novas tecnologias para o modelo. Os proprietários com smartphones equipados com sistemas iOS e Android poderão baixar gratuitamente o novo aplicativo Triumph, que fornece a função de navegação conectada.

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

A navegação, o planejador de rotas, o final e os pontos de interesse (hotéis, postos de combustíveis, restaurantes etc.) são todos controlados pelo piloto por meio deste aplicativo. Outra funcionalidade é a integração do telefone ao painel da moto, permitindo ao piloto selecionar músicas, controlar o volume e realizar chamadas diretamente na tela TFT. Esses recursos serão possibilitados por meio do módulo de conectividade Bluetooth, oferecido como acessório.

Esse mesmo módulo também permitirá adicionar o sistema de controle GoPro integrado, que exibe vídeos e fotos na tela do painel de instrumentos, com operação intuitiva através dos interruptores dos punhos. Estará disponível, ainda, o novo sistema de navegação curva a curva desenvolvido pela Google, que após a configuração da rota por meio do aplicativo Triumph, passará a incluir na tela os ícones gráficos do sistema de navegação, planejador de rotas e pontos de interesse. 

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

A Street Scrambler 1200 já chega às lojas com mais de 80 acessórios. Para aumentar sua aptidão para o off-road, são oferecidos itens como paralama dianteiro elevado, barras de proteção lateral e grade do farol.

Aos que preferirem agregar mais estilo pode optar pelo reposicionamento das luzes de direção (piscas), suporte do guidão e placa de número. E para maior praticidade diária ou em viagens, são disponíveis bagageiros e bolsas, incluindo uma para o tanque.

Street Scrambler 1200 XE [Divulgação]

Os iniciantes em customização podem dar a partida pelo kit “Escape” criado pela Triumph, que inclui bagageiro, protetor de mãos, suporte de alça na garupa, faróis de neblina de LED, cavalete central e parabrisa do tipo Flyscreen. Para complementar o visual, a boutique da marca desenvolveu uma linha de roupas e acessórios pessoais, dedicados à Scrambler 1200.




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Jornalista e editor de conteúdo