Jaguar mostra sistema que responde ao humor do motorista

Baseada em inteligência artificial, tecnologia adequa configurações da cabine de acordo com sinais faciais e biométricos, para amenizar estresse ou cansaço

Jaguar Land Rover apresenta tecnologia que responde ao humor do motorista [Divulgação]

A Jaguar Land Rover está pesquisando uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) para captar o estado de espírito do motorista – e ajustar as configurações da cabine para melhorar seu bem-estar.

A tecnologia usa uma câmera voltada para o motorista e sensoriamento biométrico para monitorar e avaliar o humor do motorista e adaptar uma série de características da cabine – incluindo o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, mídia e iluminação ambiente -, para ajudar a combater o estresse.

Sistema de detecção de humor Jaguar Land Rover [Divulgação]

Segundo a empresa britânica, as expressões faciais do motorista podem fazer a tecnologia mudar a iluminação ambiente para cores calmantes, se o sistema detectar que o motorista está sob estresse, ou selecionar uma lista de reprodução favorita se forem identificados sinais de cansaço, bem como baixar a temperatura em resposta a bocejos ou outros sinais de cansaço, por exemplo

Ainda de acordo com a Jaguar Land Rover, o sistema de detecção de humor usará as mais recentes técnicas de inteligência artificial para se adaptar continuamente às nuances das expressões faciais do motorista e implementar as configurações apropriadas de forma automática. Com o tempo, o sistema aprenderá as preferências do motorista e fará ajustes cada vez mais personalizados.

Sistema de detecção de humor Jaguar Land Rover [Divulgação]

A Jaguar Land Rover também está experimentando uma tecnologia semelhante para os passageiros do banco traseiro, com uma câmera montada no encosto de cabeça. Se o sistema detectar sinais de cansaço, poderá diminuir as luzes, tingir as janelas e elevar a temperatura nas costas, para ajudar um ocupante a dormir.

O novo sistema de detecção de humor é parte de um conjunto de tecnologias que a Jaguar Land Rover está explorando como parte de sua visão “santuário tranquilo” para melhorar a experiência de dirigir. Projetado para criar um santuário dentro de cada um dos seus veículos de luxo, a fabricante está testando uma ampla gama de recursos de bem-estar para motorista e passageiro, para garantir que os ocupantes estejam o mais confortável possível, enquanto o motorista permanece atento, alerta e em controle.

Tecnologia Driver Condition Monitor Jaguar Land Rover [Divulgação]

O software de detecção de humor é a próxima geração das tecnologias voltadas ao motorista da Jaguar Land Rover. A tecnologia “Driver Condition Monitor”, que é capaz de detectar se um motorista está começando a se sentir sonolento e dá um aviso antecipado para fazer uma pausa, já está disponível em todos os veículos Jaguar e Land Rover.